Batata yacon é tubérculo saudável e plantio requer bastante água

Inicio » Agricultura » Batata yacon é tubérculo saudável e plantio requer bastante água
27/06/2019 Por
Batata yacon é tubérculo saudável e plantio requer bastante água

Saiba o que é batata yacon e todos os seus benefícios

A batata yacon é um tipo de planta que se originou da Cordilheira dos Andes. Seus tubérculos e folhas têm consumo naturalmente em vários locais da América Latina. A ingestão é realizada por muitos anos, a partir dos incas. É muito conhecida como um alimento funcional ou, ainda, a “batata do diabético”.

Isto porque seus tubérculos da batata yacon são compostos por frutano, uma categoria do açúcar que não tem absorção pela digestão. Em oposição à batata doce, não pode ser cozida e muito menos frita. O seu consumo deve ser em formato cru, como um tipo de fruta ou, ainda, como um suco. Seu plantio deve acontecer em terra afofada e em grandes alturas. A raiz da yacon precisa de água demasiadamente.

batata yacon

Benefícios da batata Yacon

Seus benefícios são diversos e qualquer um pode aproveitá-los, sem restrições. A yacon ajuda o organismo a funcionar bem. É indicada principalmente para quem é resistente à insulina ou quaisquer falhas de captação do açúcar. Veja alguns dos fatores benefícios da batata yacon.

  • colabora para que haja um controle do colesterol;
  • atua na prevenção de desordem no sistema cardiovascular;
  • é fonte de potássio;
  • ajuda a emagrecer, porque não é calórico;
  • previne doenças.

Estes são apenas algumas das vantagens em fazer uso do alimento. O consumo diário do tubérculo pode favorecer a qualidade de vida e ser a manutenção da saúde que o organismo precisa.

Como plantar batata yacon?

Primeiramente, é preciso que o solo esteja profundo, bem drenado, fertilizado e que seja fonte de matéria orgânica. A yacon consegue se adaptar a vários climas, mas o ideal para um bom plantio é que fique entre 10º C a 30º C. É possível fazer o plantio em leiras ou, ainda, canteiros, sem prejuízos.

A colheita acontece entre seis a dez meses, posteriormente ao plantio. Os custos variam de muda para muda, conforme o agricultor e a dimensão rural a ser disposta. É preciso preparar o solo para cultivar batata yacon, fazendo a aplicação, de preferência, com a adubação verde. A intenção é que se reduzam as populações nematoides na área e que se aumente a produção. O solo que seja mais leve também favorece a colheita.

As mudas estão disponíveis por produtores mais tradicionais e que tenham informação de histórico cultural. Recomenda-se que o interessante visite a área de plantação do produtor e verifique se está com vigor e saudável. Isso evita problemas com patologias para a plantação nova.

batata yacon

Onde plantar batata yacon

O local que mais se adequa para a produção da batata yacon é aquele em que existe um clima mais ameno. Neste ambiente, as altitudes devem intermediar os 500 a 1.000m. Contudo, existem relatos de um desempenho bom, ainda a nível marítimo ou em ambientes de maiores alturas.

É capaz de se adaptar a várias condições de clima, ainda que a temperatura essencial corresponda a 10º C até 30º C, ao longo do ano todo. Ainda que o fragmento aéreo da planta não tolere geada, caso sejam brandas, pode existir o rebrotamento e, em seguida, a cultura recuperada.

Essa planta é caracterizada por ser de sol pleno, porém pode ter uso em sistemas agroflorestais ou consórcios em tipos mais abertos, e insolação boa.

  • Disseminação

A indicação para que se multiplique a batata yacon, é, depois da colheita, fazer a retirada dos propágulos da touceira da batata. Eles surgem na parte debaixo do tubérculo. Por conseguinte, é importante separar e cortá-los em pedacinhos, considerando em cada um, o mínimo de 4 brotos. Existem, ainda, alternativas através de sementes e estaquia, mas não são comuns.

  • Espaçamentos

A recomendação é que os espaçamentos fiquem entre metro a metro em relação as leiras. Já, sobre as plantas, a distância deve ser de 50 a 80cm.

Cuidados com a plantação da batata yacon

É muito importante manter o solo úmido e irrigado para a plantação da batata yacon, uma ou 2x na semana. Porém, evitar que se encharque é fundamental. A recomendação é que se faça uso do método de aspersão convencional.

Fazer capinas a fim de retirar as plantinhas invasoras também. Lembre-se de fazer uso da adubação verde e aplique o adubo mais que uma vez ao longo do cultivo. Uma dessas vezes deve ser em conjunto do nitrogênio, intercalando um mês a dois meses.

Produtividade da plantação

A plantação da batata yacon deve seguir as orientações anteriores para que a produção tenha início entre os meses de março e julho. Estima-se uma média de 6 a 10 meses depois que o plantio é realizado. É importante retirar a planta todo ou somente a raiz necessária, fazendo covas em volta dela. É preferível a colheita logo que a planta esteja seca na parte de cima. Irrigue o solo, antes de retirar a yacon do solo, se este não tiver umidade. Assim, não há prejuízos para a casca.

Conheça receitas com batata yacon!

Não é à toa que este tubérculo influencia diversos pratos por aí. A delícia é extremamente saudável e colabora para que as refeições ganhem mais nutrição. Não sabe o que fazer com a batata? Veja como fazer uma bruschetta!

Então, você vai precisar de um maço de salsinha bem picada, ¼ de xícara de cebolinha picada, 8 xícaras com água, 2 xícaras de amêndoas, sal, pimenta do reino, quatro colheres de azeite e sumo de limão. Não esqueça a protagonista da receita: corte a batata yacon em rodelas.

batata yacon

Como preparar batata yacon?

É importante deixar as amêndoas ao molho, pelo tempo de 8h em 4 xícaras de água. Em seguida, escorrer o líquido e bater no aparelho liquidificador com outras 4 xícaras de água. Coar todo o líquido. Depois disso, colocar o que restou da amêndoa num recipiente e temperar com azeite, pimenta, limão, cebolinha, a salsinha e o sal. É só, então, dispor o mix sobre as batatas cruas e servir.

A batata yacon pode conferir cardápios incríveis, mas sua função culinária é basicamente fazer a manutenção da saúde. Seus benefícios ajudam a tornar esse alimento uma das fontes mais destacáveis da qualidade de vida. Se você gostou dessas informações, não deixe de compartilhar a sua opinião!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo