Begônia é planta ornamental muito utilizada em jardins e paisagens

Inicio » Meio Ambiente » Begônia é planta ornamental muito utilizada em jardins e paisagens
28/06/2019 Por
Begônia é planta ornamental muito utilizada em jardins e paisagens

A begônia pertence a uma enorme família de plantas, das mais diversas cores, formatos e tamanhos

O cultivo da begônia requer alguns cuidados, principalmente em relação à umidade. A espécie gosta de temperaturas mais elevadas e clima úmido.

A begônia encanta pelo formato e delicadeza das flores, muito coloridas e geralmente em formato de buquê. A espécie possui folhas rústicas e suculentas, de aparência bastante específica.

Flor begonia

O que é begônia?

A begônia é uma espécie de planta muito utilizada por paisagistas em ambientes decorativos, jardins e paisagens. Assim, ela é essencialmente uma planta ornamental. Elas pertencem ao gênero Begonia e têm algumas características específicas, como as flores ornadas e folhas bastante peculiares.

Conforme os especialistas, existem mais de 900 tipos de begônia espalhadas pelo mundo.

As begônias são originárias da América e gostam de ambientes úmidos. Além disso, as plantas são bastante variadas e podem ser de ciclo anual, ou até mesmo sobreviver durante muitos anos.

Quais os tipos de begônia?

A espécie é um tipo tropical e, portanto, gosta de climas quentes e úmidos. Entretanto, ela prefere ambientes protegidos, sem exposição direta ao sol ou à chuva. A temperatura ideal para estas plantas é entre os 20 e 28 graus.

begonia

As plantas possuem tamanhos, cores e formatos diferentes. Se a intenção é criar uma nova paisagem, ou reformular o jardim, a espécie pode ser utilizada sem medo. Sendo assim, conheça alguns tipos de begônia mais comuns:

  • begônia tuberosa
  • begônia rex
  • preta
  • begônia vermelha
  • metálica
  • venosa
  • begônia cerosa

Saiba como cultivar as begônias

Têm dúvidas de como plantar begônias? A planta apresenta algumas exigências durante o seu trato, porém, de maneira geral, são bastante fáceis de se cultivar e podem ser duradouras no jardim.

A espécie se desenvolve bem em vasos, contudo, é necessário estar atento ao tamanho. O espaço para seu desenvolvimento deve ser grande. Por isso, ao ganhar ou adquirir uma flor dessa espécie é importante fazer o replantio em um recipiente maior, que permita seu crescimento.

Quanto ao solo, o ideal é que ele seja composto por parte de terra e areia, e parte de esterco ou adubo verde. As plantas gostam de solo ácido e, assim, com nível de pH mais baixo.

Cuidados com a irrigação da begônia

As plantas gostam de locais e terra umedecidos, contudo, não podem ser encharcados. Para isso, a dica é fazer a rega da planta a cada três, ou quatro dias. O ideal é molhar a terra, e não a planta em si. Vale lembrar que no verão então, quando faz muito calor, a rega deve acontecer mais vezes.

begonia

Já a adubação da planta pode ser realizada de forma rotineira, a cada 60 dias. A espécie gosta de matéria orgânica, portanto, pode-se espalhar substrato na terra.

Também é possível fazer a poda da begônia, retirando galhos secos ou folhas. Deve-se tomar cuidado com o excesso de água no solo, para evitar fungos e prejudicar as raízes. Além disso, é importante ficar de olho na aparência das folhas e flores. Se apresentarem cor marrom, ou queimada, pode necessitar de cuidados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo