Camélia, a beleza e o encanto da flor da fidelidade

Inicio » Meio Ambiente » Camélia, a beleza e o encanto da flor da fidelidade
07/06/2019 Por
Camélia, a beleza e o encanto da flor da fidelidade

A camélia é conhecida como a flor da fidelidade, está presente na letra de uma marchinha de Carnaval, já foi título de romance que virou best-seller na literatura francesa e é a flor símbolo do movimento abolicionista brasileiro. Esta planta é uma das queridinhas por embelezar e dar vida aos diversos jardins espalhados pelo mundo.

Além disso, as cores da camélia representam significados diferentes que dão o ar da graça aos jardins ornamentais. Para plantar e cultivar esta planta é preciso saber algumas de suas características em relação ao clima, solo, rega, poda e floração.

  1. O que é camélia?
  2. Significado das cores da camélia
  3. Em que países a camélia está presente?
  4. Como cultivar camélia no jardim?
  5. Camellia sinensis
  6. Tipos de camélia
  7. Japoneira
  8. Sasanqua
  9. Camélia dourada
  10. Camélia da montanha
  11. Cuidados com a camélia
  12. Melhor clima para o cultivo de camélias
  13. Como cultivar camélias em regiões quentes?
  14. Camélia comercial
  15. Benefícios das camélias
  16. Como fazer a camélia florescer?

Camélia vermelha

O que é camélia?

Camélia – também conhecida como flor da fidelidade – é uma planta pertencente à família Theaceae. O gênero possui cerca de 80 espécies naturais do Sudeste Asiático. As camélias podem ser encontradas em diversas cores e algumas de suas flores podem chegar ao tamanho da palma da mão de uma pessoa adulta; já outras não chegam ao tamanho de uma moeda. As espécies mais populares e com um suave e agradável aroma são as camélias:

  • Japonica
  • Sasanqua
  • Chrysantha

O cruzamento entre essas diferentes espécies proporciona a criação de híbridos que adquirem as melhores características de cada espécie, como é o caso da camélia amarela, por exemplo, que são obtidas por meio do processo de hibridização.

Significado das cores da camélia

Como dito anteriormente, há camélias encontradas nas mais diversas cores. Portanto, há diferenças dependendo da cor de suas flores Por exemplo:

  • Camélia cor de rosa: significa grandeza de alma;
  • Camélia branca: o significado faz referência à beleza perfeita;
  • E a camélia vermelha: significa reconhecimento.

Em que países a camélia está presente?

Os países que são líderes de criação de novas variedades de camélias e cultivo são:

  • Coreia
  • China
  • Japão

A partir do século XIX, na Europa, o país que assumiu o papel de destaque desta planta ornamental foi a Itália. Italianos passaram a criar diferentes variedades e se estabeleceram como um dos maiores produtores ocidentais de camélias. A espécie camélia japoneira tem cerca de 3000 variedades.

Como cultivar camélia no jardim?

Para iniciar o cultivo e o plantio de camélia, é preciso estar atento à algumas exigências desta planta. Ela tem maior desenvolvimento em solos férteis, com alta umidade e ácidos. Quanto à entrada de luz, ela pode ser posta à meia sombra ou sob sol pleno. Esta é uma planta que não de adapta em temperaturas muito elevadas, mas consegue aguentar climas com neve e geadas.

As regas devem ser frequentes nos primeiros meses, depois podem ser feitas de modo intercalado para evitar o encharque do solo. Para que a floração seja estimulada, pode-se acrescentar uma mistura de farinha de osso com torta de mamona na terra – são itens facilmente encontrados em lojas de jardinagem.

As podas de limpezas devem ser feitas após o término da floração. Pode-se aproveitar para fazer também um limpeza da planta, porque ela costuma ficar cheia de flores mortas. Sendo assim, é preciso retirar todos os resíduos para que ela retorne a ficar limpa.

Camélia rosa

Camellia sinensis

Esta é uma planta usada no preparo de diversos tipos de chá. No entanto, isso irá depender da forma como ela é cultivada ou do modo como suas folhas são recolhidas e preparadas. Os principais chás feitos a partir dela são:

  • Preto
  • Verde
  • Branco
  • Oolong

Além disso, há sementes de algumas espécies de camélia que são usadas para produzir um óleo utilizado como combustível. O comércio referente à esta planta consegue movimentar mais de bilhões de dólares anualmente.

Além da camélia da japoneira e de outras espécies, uma das características que mais chama atenção nessa flor é justamente a questão de seus significados. A beleza também é algo que encanta qualquer um.

Por conta disso, elas chamam atenção e muitos indivíduos se sentem curiosos para conhecer mais a fundo todo o seu significado e mistério de o que é camélia.

Tipos de camélia

O significado da flor camélia é algo muito interessante. Além disso, serve como uma forma de muitas pessoas expressarem através do paisagismo aquilo que querem para suas vidas, pois também é uma planta ornamental. Em geral, as suas cores embelezam qualquer ambiente e oferecem vida para todos que estão ao redor, como a camélia vermelha e a camélia branca, por exemplo.

Muito além disso, a camélia flor também atua como um ótimo transmutador de energia, para quem acredita. Afinal, por serem coloridas e belas, as camélias encantam de grande forma todas as pessoas que buscam paz e harmonia.

Uma das características mais presentes é que elas conseguem embelezar o ambiente e proporcionar um ótimo sentimento. Além disso, os jardins ornamentais feitos com espécies nativas e também camélias, garantem um efeito psicológico muito positivo, principalmente quando elas são coloridas.

Além disso, plantar a cameleira não é algo difícil. Entretanto, exige apenas um pouco de paciência, cuidado e um local propício para isso. Dessa maneira, para quem deseja plantar, conhecer detalhadamente cada tipo de camélia é uma ótima opção.

Plantio de camélia

  • Japoneira

Conhecida também como japoneira, essa camélia flor é muito conhecida pela sua beleza diferenciada e também pela presença que oferece ao ambiente. Mesmo que seja um pouco diferente das cameleiras tradicionais, as suas folhas densas e escuras agregam diferencial.

Dessa maneira, contrasta perfeitamente com residências claras, já que ela possui uma coloração mais sóbria. Além disso, suas características as diferenciam das demais, já que é uma das camélias que não possui perfume.

Dentre suas características, uma das mais presentes são as suas folhas elípticas. Além de possuir esse formato, são diferentes por serem dentadas, coriáceas e cerosas. Ademais, seus pecíolos são curtos.

Ainda que seja sóbria, dá bonitas flores, porém não chamativas. Em geral, as suas flores se apresentam de uma forma solitária. Porém também podem ser vistas agrupadas, mesmo que isso seja raro.

As flores da Camellia japonica possuem cerca de 6 ou mais pétalas. As cores, diferente de outras camélias, possuem colorações que variam entre branco e vermelho. Ademais, podem até possuir algumas manchas ou pintas, mas nada muito avantajado.

Como toda camélia, a japoneira também dá frutos que são conhecidos pelo seu formato esférico, no tamanho de ameixas.

Uma das maiores vantagens da Camellia japonica é que ela se adapta muito bem em qualquer clima. Ou seja, pode ser plantada em um calor forte ou em um ambiente muito frio. O que precisa ser feito, entretanto, é mantê-las sempre bem irrigadas.

  • Sasanqua

Um dos tipos mais belos e diferenciados de camélia é a Camellia sasanqua. Muito presente em jardins ornamentais ou em cercas vivas, é uma espécie que muitas pessoas procuram para ver o significado da flor camélia.

Afinal, possui uma coloração rosa muito viva e sua polpa amarela também chama atenção. Esse tipo de camélia flor é uma das camélias com maior quantidade de espécies, beirando o número de 250. Porém, estudiosos estimam que pode haver bem mais, só que ainda não foram devidamente notificadas e registradas.

Também oriunda da China, Japão e Coréia, possui suas plantas como sendo muito lenhosas, além de também ramificadas. Em suma, essa camélia possui cerca de 1,5 a 6 metros de altura. Logo, se desenvolve muito bem e não se sabe exatamente quanto ela crescerá.

Afinal, tudo depende também da forma como ela será cultivada e demais características importantes. Uma das maiores vantagens desse tipo de Camélia é que ela serve como uma ótima flor decorativa.

Nos jardins ornamentais, por exemplo, pode ser encontrada em grande abundância. Infelizmente, é difícil encontrá-la em zonas centrais, já que há uma grande quantidade de apartamentos. Porém, parques e residências mais afastadas e com o devido espaço geralmente possuem essa camélia.

Camélia

  • Camélia dourada

Conhecida pelo nome científico de Camellia chrysantha, a camélia dourada é uma das camélias encontradas mais frequentemente na China e no Vietnã. Mesmo que possua algumas unidades no Brasil, está seriamente ameaçada de extinção.

O motivo, no entanto, é desconhecido. De qualquer maneira, a camélia dourada é muito utilizada para fazer chá, já que oferece um efeito relaxante, ótimo para a saúde em geral, além de ser boa para desinchar.

O diferencial dessa camélia fica por conta de suas flores amarelas. Afinal, esse tipo é muito diferente e dificilmente encontrado em outros tipos dessa planta. Dessa maneira, pode ser considerada extremamente rara e um dos tipos mais belos.

  • Camélia da montanha

Também muito utilizada para o preparo de chás, a camélia da montanha é um tipo muito conhecido por suas flores brancas.

Esse tipo de camélia é mais raro de encontrar, mas ainda muito bonito, chamando a atenção pela serenidade que exerce em quem a vê.

Cuidados com a camélia

Em suma, a camélia é uma das flores que favorecem de grande forma o pequeno agricultor. Um desses motivos, por exemplo, é por conta da sua resistência. Dessa maneira, mesmo aqueles que estão entrando agora no ramo conseguem se sair muito bem ao cuidá-la.

Além disso, essa flor demanda os cuidados mais básicos, fazendo com que não seja necessário dedicar um tempo muito grande para cuidá-la. Logicamente, os cuidados devem sempre estar presentes, mas isso não significa que ela os demanda a todo momento.

Porém, mesmo sendo resistente a uma série de fatores, as camélias podem apresentar um certo grau de sensibilidade a temperaturas elevadas demais. Por exemplo, podem se adaptar bem em épocas quentes do ano, mas em locais onde a temperatura beira os 40 ºC há grande probabilidade de não vingarem.

Melhor clima para o cultivo de camélias

Em suma, essas flores se adaptam de melhor forma em locais onde a temperatura é mais agradável e amena. Nos estados localizados no sul do país, por exemplo, e também nas regiões do Sudeste, apresenta um ótimo e agradável desenvolvimento.

Além disso, também é tolerante às geadas que costumam cair na região Sul, fazendo com que consigam se adaptar com facilidade. Porém, a camélia branca dourada, por exemplo, consegue suportar temperaturas de até 30º ou um pouco mais.

Porém, é preciso que ela se mantenha sob constante umidade a fim de mantê-la hidratada e respirando de forma adequada.

Como cultivar camélias em regiões quentes?

Como nem todas apresentam resistência ao calor alto, a camélia se torna um pouco difícil de ser cultivada em regiões quentes. Afinal, é preciso ter um cuidado mais próximo para que ela tenha o desempenho adequado.

Em geral, essas flores costumam ser muito bonitas e, mesmo que possuam resistência, o calor pode fazer com que conquistem uma aparência murcha, sem vida, podendo levá-la à morte. Dessa maneira, o mais adequado é que estejam sob constante cuidado, já que necessitam de frescor.

Para isso, muitos produtores da camélia mantêm o solo coberto com folhas secas ou palha. Dessa maneira, é possível mantê-lo mais fresco e também livre do calor. Ademais, mesmo que seja uma flor japonesa e a temperatura daquela região seja muito diferente do Brasil, a flor se adaptou muito bem no clima subtropical.

Camélia comercial

Muito além de jardins ornamentais, as camélias também são cultivadas para fins comerciais. Dependendo da região, inclusive, elas são vendidas em forma de buquê, servindo como presente ou embelezando locais diversos.

Quando voltada para a comercialização, ela pode ser muito lucrativa. Porém, é muito importante que ela seja plantada diretamente no solo.

O motivo é que, dessa forma, se torna mais apta a dar frutos e flores típicas das camélias mais bem-sucedidas, bem como permitir que a sua árvore atinja um tamanho grande e diferenciado. Em geral, a sua produção em pequena escala pode ser uma exceção e assim permitir a plantação em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Porém, é preciso ter em mente que esse negócio expande rápido, principalmente em épocas de flores. Dessa forma, é preciso sempre estar pronto para, caso desejar, aumentar o negócio e adquirir um local com maior tamanho para as árvores de camélias.

Camélia

Benefícios das camélias

Como são flores extremamente procuradas por conta das suas flores belas e seus significados poderosos e positivos, as camélias oferecem uma série de aspectos vantajosos. Por exemplo:

  • Promovem a purificação do ar;
  • Oferecem sombra fresca;
  • Podem ser utilizadas para chás;
  • Alegram o ambiente;
  • São fáceis de cuidar.

Em geral, as plantas realmente oferecem um ar mais puro e agradável. O mesmo ocorre com as camélias. Quando presentes em uma residência ou em um parque, colaboram para que seja possível respirar um ar mais puro e revigorante.

Além disso, oferecem também sombra fresca, algo que é muito útil principalmente em épocas mais quentes do ano. Ademais, a camélia também pode ser utilizada para fazer chá. Essa característica faz com que seja extremamente positiva para o corpo humano, oferecendo uma série de vantagens e auxiliando no combate às mais diversificadas doenças.

Uma questão muito interessante das camélias é que elas alegram o ambiente. Muito além de embelezá-lo com um lindo jardim ornamental, as camélias oferecem positividade ao ambiente, ainda mais quando possuem diversas cores em sua composição.

Por fim, elas são fáceis de cuidar. Obviamente, é preciso ter um cuidado extra em regiões de muito calor ou muito frio. Ainda assim, as camélias não exigem uma atenção constante, um pH exato ou demais características que tornam o cuidado massante.

Tudo isso colabora para que elas sejam ainda mais populares entre os seus adoradores, fazendo com que se tornem fortemente procuradas.

Como fazer a camélia florescer?

  • Tenha um local adequado

É preferível que a camélia tenha um espaço adequado para que seja plantada. Em geral, plantações que iniciam de forma caseira podem utilizar de um vaso de flores em tamanho grande. Porém, em plantações onde há um maior índice de demanda para as camélias, o mais indicado é ter um lote ou algum espaço específico para que ela possa se desenvolver da forma que deve.

  • Conheça bem sobre a flor

É indispensável ter conhecimento sobre qualquer produto que será comercializado. O mesmo ocorre com as camélias. Essas flores possuem diversas características essenciais e muito interessantes. Todas elas podem servir como forma de conhecimento e um encantamento a mais para o consumidor.

  • Tenha um planejamento adequado

É indispensável ter planejamento na hora de cuidar das camélias. Afinal, o indicado é sempre plantá-las conforme a demanda inicial. Se a sua demanda não é grande, não há necessidades de plantar uma quantidade exorbitante.

Portanto, avalie muito bem o espaço, a possível demanda e demais características. Planejamento é essencial, até mesmo para plantar as camélias.

  • Calcule os possíveis lucros

Investir em um negócio de camélias não é algo que exija tanto dinheiro. Porém, ainda assim é preciso haver planejamento para garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível. Dessa maneira, não haverá problemas financeiros caso as flores não tenham um bom rendimento naquele mês.

  • Tenha paixão pelo negócio

Para se dar bem nesse negócio, é preciso saber como tratá-las, cuidá-las e também ter afinidade e envolvimento de corpo, alma e mente com o negócio. Dessa maneira, será muito mais fácil decolar a produção de camélia e espalhar essa flor que é tão linda pela maior quantidade possível de locais.

Ademais, as camélias são flores que precisam ser bem tratadas e por isso é indispensável gostar de tratá-las e de se envolver nesse meio. Não se esqueça de ter essas dicas em mente para obter bons resultados com o seu negócio de camélia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo