Gerbera é uma flor que alia beleza a alto valor comercial

Home » Meio Ambiente » Gerbera é uma flor que alia beleza a alto valor comercial
02/06/2019 by
Gerbera é uma flor que alia beleza a alto valor comercial

Gerbera é ótima opção para quem trabalha com flores ornamentais

A gerbera, para quem não é profundo conhecedor do mercado de flores, pode não parecer tão famosa quanto os cravos e as rosas. No entanto, essas flores viçosas e coloridas ornam perfeitamente em arranjos florais e são muito apreciadas por quem trabalha com ornamentação de ambientes. Por essas razões, têm alto valor comercial.

A gerbera é a quinta flor de corte mais vendida no mundo, depois das rosas, cravos, crisântemos e tulipas. Podem ter cerca de vinte tonalidades diferentes e possui uma haste longa, que lhe confere sustentação.

Gerbera

O que é gerbera?

A gerbera faz parte da família Asteraceae, também conhecida como compostas. Por serem da mesmo grupo que o girassol e margarida, as suas flores apresentam algumas semelhanças. A gerbera foi batizada assim pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius, que decidiu dar este nome à flor em homenagem ao médico e também naturalista alemão Traugott Gerber. A primeira citação à flor é de 1737.

A flor gerbera é resistente, se adapta melhor ao clima temperado, e floresce durante o ano inteiro. Caracteriza-se sobretudo pela haste longa e miolo redondo, rodeado por pétalas. Além disso, pode chegar a 50 centímetros de altura. O Japão foi o primeiro país a começar a vender esse tipo de flor em vasos, fazendo com que a prática fosse expandida para outros países.

Gerbera e fonte de renda

As gerberas e suas diversas cores agradam a todos os gostos e podem ser usadas na celebração dos mais diferentes temas. Gerbera amarela, gerbera rosa e gerbera vermelha estão entre as preferidas do público, mas também fazem sucesso a laranja, a branca, a amarela e a roxa. São mais de 20 variações no total, que incluem também a mistura de tonalidades.

Quem trabalha com decoração e flores ornamentais tem à disposição opções que podem simbolizar pureza, inocência, alegria ou paixão. É só escolher! Aliás, a flor gerbera é uma boa fonte de renda para quem deseja começar a cultivar flores, já que o mercado é amplo.

Os cultivares mais frequentes desta flor são os resultantes da hibridização entre a Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifolia, outra espécie sul-africana. Desta forma, o híbrido é conhecido por Gerbera hybrida. Dele existem alguns milhares de cultivares com grande variabilidade de características florais.

Tipos de Gerbera

O interesse constante dos compradores de flores estimula os jardineiros a trabalhar com diferentes variedades de Gerbera.

  • Wright: Originária da África do Sul, esse tipo tem como característica marcante as flores brilhantes. Se adaptam bem ao clima quente. É melhor cultivada em estufas, mas precisa de ventilação e aplicação de fertilizantes.
  • Folha verde: Uma das espécies originais da flor. Distingue-se pelas inflorescências de folhas estreitas, de cor rosa suave.
  • Jameson: Um subtipo cuja altura do caule atinge 60 cm. Se desenvolve melhor em ambientes com ar fresco e precisa de pulverização freqüente. A temperatura ideal para o crescimento é da espécie é de 20 graus
  • Abissínio: É uma planta de 45 cm de altura. As cestas de flores são pequenas, de cor branca e, às vezes, de tom avermelhado.
  • Mini: São flores pequenas, como nome sugere. O seu caule não excede 30 cm de comprimento, geralmente. A paleta de cores das pétalas é diversa: de vermelho vivo a amarelo. Se diferenciam por purificar o ar.

Gerbera

Como plantar gerbera

Mesmo sendo uma uma espécie resistente, a gerbera precisa de alguns cuidados na hora do plantio para que cresça saudável.  Portanto, é preciso muito cuidado com o solo, de forma a garantir que a flor tenha nutrição suficiente para que esteja sempre florescendo. Para isto, é importante que se misture à terra um adubo orgânico com uma pequena quantidade de NPK. Esta substância é rica em fósforo e ajudará na produção de flores.

Como cuidar de gerberas

A gerbera deve ser cultivada ao sol, já que grande quantidade de luz ajuda na floração e a espécie é resistente. Em outras palavras, quase não há danos em suas pétalas. Caso o local onde a flor será plantada seja de muita chuva, o solo não deve acumular água. O solo encharcado danifica a floração e favorece o aparecimento de fungos. Nesses casos, é importante misturar areia grossa junto à terra na hora de plantar.

Se o ambiente for muito seco, é importante regar a flor até duas vezes por semana, apenas umedecendo o solo. Para quem deseja plantar a flor de Gérbera em vasos, é importante atentar-se ao solo e escolher um recipiente alto. A espécie cresce bastante e não suporta ambientes apertados.

A gerbera deve ser mantida em lugares abertos em seu cultivo.  Por isso, ambientes abafados fazem com que as flores ressequem. Em caso de temperaturas muito frias, torna-se indispensável a luz direta sobre a flor. Em temperaturas muito quentes, a flor deve cultivadas em locais com sombra.

Decoração com gerbera

A flor gerbera é muito procurada por quem trabalha com o setor de decoração de festas, pois possui diversas tonalidades e é resistente.

A gerbera pode ser usada em um lindo buquê de casamento, criando arranjos delicados, mas cheios personalidade. Além disso, é uma ótima opção para cerimônias realizadas de dia, devido ao tom vivo que se destaca com a luz do sol.

A gerbera também dá um colorido todo especial à casa, seja em um buquê de flores, em um arranjo ornamental ou até mesmo sozinha, dando vida a uma vaso. Também se destacam em ambientes de trabalho e comerciais. Podem dar origem a jardins e canteiros, uma vez que se adaptam a praticamente todas as condições climáticas.

Gerbera

Arranjos de gerbera

Para elaborar um bonito arranjo, basta ter uma garrafa e quatro flores de gérbera, que podem ser de cores variadas. Também providencie um maço um maço de juncos, uma tesoura e barbante. Despeje água até a metade da garrafa, depois pegue o maço de juncos e corte a ponta suja, medindo a altura com dois palmos acima do gargalo da garrafa.

Disponha as gérberas entremeadas nos juncos na altura que desejar. Pode juntar todas na mesma altura ou criar um efeito vertical. O barbante tipo palha é o charme final do arranjo e servirá para envolver a garrafa num laço.

A gerbera é uma flor belíssima que ainda pode representar uma boa oportunidade de negócios. Afinal, é uma espécie resistente, que não exige muitos cuidados. Utilize a espécie na decoração da casa em vasos e jardins e deixe o seu lar mais colorido.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo