Conheça benefícios do açafrão para inclui-lo na dieta ainda hoje

Inicio » Agronegócio » Conheça benefícios do açafrão para inclui-lo na dieta ainda hoje
29/07/2020 Por
Conheça benefícios do açafrão para inclui-lo na dieta ainda hoje

Veja os principais benefícios do açafrão para saúde e se surpreenda

Com mais de 4 mil anos de história, os benefícios do açafrão oferecem diversas vantagens ao corpo humano, principalmente caso você o inclua diariamente em sua dieta.

Além disso, os benefícios do açafrão também atingem a gastronomia na totalidade. Atualmente, o açafrão é muito utilizado como um tempero de sabor e fragrância forte quando adicionado em proporções certas. Assim, completa o insumo, deixando-o com um sabor único.

Benefícios do açafrão

O que é açafrão?

Açafrão é um tempero extraído da flor Crocus sativus, total responsável pelo odor e coloração desse incrível componente de diversos pratos da culinária em casas e restaurantes.

Além disso, para muitos chefes de cozinha, esse tempero é considerado um verdadeiro tesouro quando comparado a outros complementos culinários que, por muitas vezes, não chegam ao ponto e gosto como a incrível composição do açafrão.

Já em questão de história, os benefícios do açafrão tiveram origem cerca de 2000 a.C., mais especificamente, na Indonésia e na Índia. Assim, ao longo dos anos, foi espalhado por diversas partes do mundo até que, finalmente, chegasse em terras brasileiras onde é utilizado em comidas fortes bem comuns no Nordeste.

Benefícios do açafrão da terra

Apesar do mesmo nome, o açafrão no Brasil apresenta uma versão diferente desse tempero mundialmente conhecido.

Normalmente, as receitas preferem usar o cúrcuma, mais popularmente conhecido como açafrão da terra. Ou seja, há muitos anos que o açafrão verdadeiro não é consumido pela culinária popular brasileira, principalmente pelo preço elevado do tempero original.

No Brasil, o açafrão da terra receber o nome de cúrcuma, um tempero muito semelhante em sua coloração ao original. Segundo especialistas, a família do cúrcuma teve seu surgimento bem diferente do açafrão verdadeiro, apresentando os primeiros indícios no Oriente Médio há milhares de anos atrás, atualmente contando com mais de 100 variações.

Como usar o açafrão?

Devido a esse tempero já ser usado por muitas décadas, diversas pessoas desenvolveram formas de como usar o açafrão, em especial quando falamos nas receitas e dietas com alto teor calórico.

Um dos exemplos mais frequentes na gastronomia é o curry, uma comida muito famosa na Índia e no Oriente Médio, reconhecida por seu sabor inigualável. Dentre as principias características do curry, podemos destacar o odor e gosto forte, algo já esperado visto sua grande quantidade de temperos nessa sopa.

Além disso, o açafrão pode ser usado como um tempero convencional em diversas comidas. Em suma, as pessoas costumam utilizar esse tempero nas comidas típicas das regiões Norte e Nordeste, estados que apresentam as refeições mais apimentadas do Brasil.

benefícios do açafrão

Propriedades do açafrão

Além de ser extremamente rico em questão gastronômica, os benefícios do açafrão também demostram propriedades surpreendentes em sua composição.

De acordo com muitos nutricionistas e pesquisadores, as propriedades do açafrão apresentam diversas vitaminas e minerais. Em especial, o potássio, a vitamina C e B, ambas importantes para o funcionamento do corpo humano.

Além disso, esse tempero também conta com uma alta quantidade de ferro em sua composição. Assim, mostra o quão completo e recomendado pode ser essa iguaria extremamente saborosa em uma alimentação diária.

Já em questão de macronutrientes, o açafrão apresenta 310 calorias a cada 100 gramas do tempero, algo bem maior quando comparado a outros alimentos, sendo comprovado quando vemos seu alto nível de carboidratos, cerca de 45 gramas.

Contudo, também deveremos ficar atentos ao fato de que o açafrão combate diretamente a produção de gorduras. Assim, é recomendado caso tenha um espaço na sua dieta para um alimento mais calórico.

Para que serve o açafrão?

Mesmo sendo muito importante para a saúde, poucas pessoas sabem para que serve o açafrão. Atualmente, esse tempero é extremamente importante não só para o paladar, mas também para proporcionar vantagens para o corpo humano.

Segundo alguns médicos, a pressão arterial é um dos pontos essenciais que o açafrão colabora, tornando-se uma ótima opção para quem apresenta problemas com a quantidade de sal no sangue.

Além disso, a grande quantidade de vitamina C, comum em diversos alimentos, é uma excelente aliada para o sistema imunológico na totalidade. Ou seja, previne que o corpo humano receba alguns vírus ou os combata antes que eles afetem diretamente funções primordiais da nossa saúde.

Já para algumas pessoas, a presença de polifenol é o principal destaque entre os benefícios do açafrão. Assim, é um ótimo anti-inflamatório e antioxidante natural quando ingerido frequentemente.

Além disso, o polifenol é o responsável pela cor tão característica do açafrão que, em alguns casos, é usado como pigmento para tintas.

Benefícios do açafrão para a saúde

A saúde está, hoje em dia, se tornando um assunto cada vez mais recorrente. Pensando nisso, diversos médicos e nutricionistas apontaram os principais benefícios do açafrão para saúde. Dentre eles, podemos destacar a proteção contra o LDL, também conhecido como colesterol ruim.

Segundo muitos estudos, o colesterol ruim pode causar angina, AVC e doenças cardiovasculares. Assim, o açafrão é recomendado para todos os públicos, em especial para as pessoas que já apresentam altos níveis de LDL no sangue.

benefícios do açafrão

Como plantar açafrão

Devido a seu imenso potencial e variedade de funções, muitas pessoas buscam saber como plantar açafrão e, conseguintemente, seu processo de extração. Para muitas pessoas, esse produto pode ser extremamente lucrativo, principalmente quando é vendido para grandes indústrias como a farmacêutica que, atualmente, tem interesse em seu aroma inigualável.

Segundo muitos agricultores, a cúrcuma pode ser produzida através de pedaços de sua raiz. Assim, é a principal fonte do açafrão brasileiro.

Atualmente, essa planta pode se adaptar com muita facilidade em diversas regiões. Ou seja, esse tempero pode ser achado em muitos tipos de solos no Brasil.

Apesar disso, já é comprovado que o açafrão tem melhor produtividade em locais que apresentam temperaturas entre 20 °C e  35 °C. Assim, é recomendo em regiões mais quentes do Brasil como o Nordeste e, conseguintemente, evitando partes mais frias como Sul e Sudeste, em especial quando atingem os 12 °C ou menos.

Já em sua colheita, o açafrão deve ser extraído da raiz de sua planta. Com isso, obtém-se as propriedades e formas tão reconhecidas, além, é claro, dos incríveis benefícios do açafrão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo