Benefícios da ameixa contribuem para o equilíbrio do organismo

Inicio » Agricultura » Benefícios da ameixa contribuem para o equilíbrio do organismo
15/10/2019 Por
Benefícios da ameixa contribuem para o equilíbrio do organismo

Benefícios da ameixa incluem vantagens para o sistema digestivo e até a visão

O fruto da ameixeira, a ameixa é muito conhecido por suas vantagens. Tal variedade é tão rica em propriedades que é bastante popular no Brasil sendo, inclusive, utilizada no preparo de diversas receitas. Parte desse sucesso no país é justificado pelos benefícios da ameixa para a saúde.

O equilíbrio do sistema digestivo e o fato de ser uma grande aliada para quem pretende perder peso, além de fortalecimento do sistema imunológico são apenas alguns dos benefícios da ameixa para nosso corpo.

beneficios da ameixa

Variedades de ameixa

Antes de abordar os principais benefícios da ameixa, vale ressaltar algumas das características do fruto. A ameixa é conhecida pelo seu formato redondo ou oval, que muitas vezes, lembra a aparência de um coração.

Existem diversos tipos de ameixa, os quais se diferenciam pela coloração, definida por um pigmento denominado fitoquímico. A casca da fruta pode ser roxa, vermelha, verde, amarela e até mesmo preto azulado. Por outro lado, sua polpa pode apresentar tonalidades rosa, verde, laranja ou amarela.

Dentre as variedades de ameixa existentes, se destacam as cores preta, amarela e à vermelha. Sendo que os benefícios da ameixa preta incluem a presença de antioxidantes e a contribuição com saúde cardíaca e das artérias.

Por outro lado, o fruto de coloração amarela é benéfico, principalmente para os olhos e sistema imunológico. Já a ameixa vermelha é conhecida pelo seu poder anti-inflamatório. Além disso, a ameixa é consumível tanto de forma seca como de maneira natural.

Quais são os benefícios da ameixa para o organismo?

Conforme vimos no decorrer deste artigo, a ameixa é uma fruta caracterizada por ser extremamente vantajosa e versátil. A fruta é, inclusive, bastante popular no Brasil, o que pode ser justificado pelos benefícios que proporciona, além de que seu sabor único conquista qualquer paladar.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios da ameixa para a saúde.

  1. Ajuda a prevenir hipertensão, regular o metabolismo e combater sintomas de estresse e ansiedade, devido a presença de potássio;
  2. Atua no equilíbrio hormonal, além de reduzir os sintomas de cansaço e fraqueza;
  3. Combate o envelhecimento precoce e oxidação das células, porque combate os radicais livres que em excesso provocam males ao organismo;
  4. É uma ótima aliada da visão, pois é rica em vitamina A;
  5. Previne o desenvolvimento de doenças do osso, como a osteoporose, graças a vitamina K presente em sua composição;
  6. Possui vitaminas do complexo B, que agem na saúde neurológica, imunológica e dermatológica.

benefícios da ameixa

A fruta também se destaca pela presença de vitamina C, um nutriente essencial que evita o desenvolvimento de problemas como a anemia.

Consumir ameixa seca faz bem para à saúde?

Sim, uma vez que o fruto é um ótimo aliado para quem sofre com intestino preso. Contudo, consumir o fruto apresenta outras vantagens. Confira os benefícios da ameixa seca para o organismo:

  • Auxilia na melhoria da circulação sanguínea devido a presença de antioxidantes;
  • Atua no combate as doenças cardiovasculares;
  • Atua na diminuição de saciedade, devido ao alto teor de fibras;
  • Ajuda o organismo a se desintoxicar porque conta com a presença da fibra pectina, que remove impurezas do corpo.

benefícios da ameixa

No entanto, para o corpo se beneficiar das propriedades da ameixa seca, o ideal é consumir duas frutas por dia. Contudo, devido ao fato de ser desidratada e possuir alta concentração de açúcar, o consumo da variedade não é recomendado para que tem diabetes.

De forma resumida, os benefícios da ameixa não se limitam apenas ao equilíbrio da flora intestinal. Logo, consumir o fruto é também importante para outros sistemas do nosso corpo, como por exemplo, o imunológico.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo