6 benefícios da aveia que farão você querer consumi-la hoje mesmo

Inicio » Agronegócio » 6 benefícios da aveia que farão você querer consumi-la hoje mesmo
28/07/2020 Por
6 benefícios da aveia que farão você querer consumi-la hoje mesmo

Os benefícios da aveia são vários, mas há contraindicações

Muitos dos benefícios da aveia se devem à qualidade de suas fibras. Esse é o principal aspecto do cereal, as fibras. O diferencial se concentra na qualidade e não na quantidade. Outro aspecto favorável é o de não conter glúten, porém, mesmo assim, seu consumo não é liberado para os celíacos.

Tão numerosos como os benefícios da aveia são os modos variados de consumo do cereal. É comercializado e consumido na forma de farinha, flocos finos, flocos grossos e farelo. Além disso, é uma boa pedida para se misturar no mingau.

benefícios da aveia

O que é aveia?

Aveia é um cereal que se origina de uma planta que pertence à família Poaceae. Seu nome científico é Aveia L. e tem parentesco com aproximadamente 450 espécies. Os tipos mais cultivados são a Avena byzantina e a Avena sativa.

Um detalhe curioso para os celíacos é que, apesar de o cereal não conter glúten, ainda assim não é recomendado, somente com avaliação cuidadosa das informações na embalagem. Isto porque, apesar de não conter glúten, é comum que o cereal seja processado misturado ao trigo, por isso, torna-se um grande risco para quem sofre com resistência ao glúten.

Tem se tornado cada vez mais comum a aveia comercializada sem glúten em razão da promoção de estilos de vida mais saudáveis, por isso mencionamos o cuidado de se avaliar as embalagens onde o cereal é comercializado para verificar a informação fundamental.

Tirando esse risco aos celíacos, sem dúvida, os benefícios da aveia se estendem à maioria da população. Esses benefícios ocorrem devido às propriedades existentes no cereal.

Veja a seguir quais são essas propriedades e principalmente os benefícios que promovem a saúde humana.

Propriedades da aveia, cereal cada vez mais amado pelos brasileiros

Conforme exposto anteriormente, as fibras são as grandes responsáveis pelos benefícios da aveia, em especial as betaglucanas.

Outras das propriedades da aveia que são importantes são os nutrientes como magnésio, zinco e ferro.

Outros nutrientes que valem ser mencionados são:

  • Proteínas;
  • Fósforos;
  • Cálcio;
  • Carboidratos.

Nenhuma dessas propriedades se destaca pela quantidade, mas como são diversas, a soma de todas elas proporciona um alimento bem balanceado.

Estima-se que a porção diária satisfatória para usufruir do melhor dos benefícios da aveia seja de 25 gramas. Uma porção do cereal corresponde a um pouco mais de 2 gramas.

benefícios da aveia

Para que serve a aveia?

Respondendo a questão “para que serve a aveia”, o cereal é um alimento rico que proporciona importantes contribuições ao fortalecimento e bem-estar da saúde. Os benefícios da aveia abrangem tanto a prevenção de doenças crônicas como a melhora e manutenção da saúde da pele.

Veja mais dos benefícios da aveia a seguir!

6 benefícios da aveia

1. Melhora a saúde do intestino

Um dos grandes benefícios da aveia é o de estimular e manter o trânsito intestinal em pleno funcionamento. As fibras presentes no cereal, ao terem contato com o suco gástrico, produzem um gel que ajuda a regular as funções do intestino.

A regulação colabora para eliminar as substâncias tóxicas mais rapidamente do organismo, ação que evita males como o câncer intestinal. Pesquisas também sugerem que o consumo diário de cereais como a aveia previne o desenvolvimento de câncer colorretal.

2. Ajuda a manter a imunidade fortalecida

A aveia em si não traz benefícios diretos ao sistema imunológico, mas acaba auxiliando como consequência de uma de suas ações. Novamente, o intestino é a figura chave nesse processo. Ao estimular o trânsito intestinal e eliminar as substâncias tóxicas, o organismo produz mais anticorpos.

Naturalmente, essa produção tem como efeito aumentar as defesas do corpo. Por isso, se estiver com problemas intestinais, é imperativo que resolva o problema, pois esse órgão é importante para manter a saúde do corpo na totalidade.

3. Saciedade

Outro dos benefícios da aveia é a saciedade, ótima aliada para os que passam por dietas. A saciedade é o efeito de gerar a sensação de corpo satisfatoriamente nutrido mesmo consumindo calorias abaixo do habitual. Isso ocorre porque alguns alimentos têm a capacidade de preencher o estômago, de se expandir e provocar a sensação de estufamento ao ter contato com certas substâncias do organismo.

No caso da aveia, as fibras são as responsáveis por provocar esse efeito, o de produzir o já referido gel ao ter contato com o suco gástrico. Por esse motivo, a aveia é sempre indicada para fazer parte de dietas, pois desestimula o consumo de muitas calorias.

4. Previne diabetes e colesterol

Mais uma vez, o gel formado dentro do organismo é responsável por provocar outro benefício. A substância criada acaba absorvendo doses significativas de glicose e colesterol. Essas substâncias ficam dentro desse gel e são expelidas junto ao mesmo.

Esse efeito traz como benefício impedir o descontrole das taxas dessas substâncias presentes no organismo. Certamente, a absorção do gel acaba prevenindo o desenvolver de enfermidades graves como a diabetes e o colesterol ruim.

benefícios da aveia

5. Combate à depressão

Outros dos benefícios da aveia é o combate à depressão. Isso é possível por apresentar substâncias como triptofano e magnésio.

O primeiro trata-se de um estágio anterior ao da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que é responsável pela sensação de bem-estar, controle do humor.

O segundo faz parte do grupo de nutrientes que, quando estão em um padrão adequado, acionam uma enzima que provoca a conversão do triptofano em serotonina.

6. Boa para a pele

A aveia é rica em proteínas e silício, nutrientes que provocam a renovação de tecidos. Essa renovação causa divisões celulares e promove melhor aparência da pele.

Aveia em flocos

Uma das formas de consumo mais famosas da aveia é sua versão em flocos.

Essa versão se trata dos grãos inteiros da aveia, apenas prensados. Por esse motivo, essa forma conserva todos os nutrientes e fibras do cereal.

Existem as versões de flocos grossos e finos, mas apenas diferem quanto ao tamanho. Ambos preservam as qualidades nutricionais do grão.

Com certeza, se você pretende usufruir dos benefícios da aveia, a versão em flocos é a mais indicada, já que pode fazer parte de uma série de pratos e receitas deliciosas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo