6 benefícios da batata doce que tornam o seu consumo mais interessante

Inicio » Agronegócio » 6 benefícios da batata doce que tornam o seu consumo mais interessante
26/07/2020 Por
6 benefícios da batata doce que tornam o seu consumo mais interessante

Há pelo menos 10 mil anos, desfrutamos dos benefícios da batata doce

Existem cerca de 400 tipos de batata. A batata doce é uma das que mais se destacam devido à sua textura leve e sabor adocicado. Fora essas qualidades gastronômicas, os benefícios da batata doce também a tornam popular.

Os benefícios da batata doce abrangem tanto o bem-estar dos organismos como a utilização na cozinha, pois serve para o preparo de diversos pratos, sejam eles doces ou salgados. Muitos dos benefícios da batata doce derivam de suas propriedades, tão numerosas quanto saudáveis.

benefícios da batata doce

O que é batata doce?

Batata doce é a raiz de uma planta rasteira nativa da América Central. Seu nome científico é Ipomea Batatas L e estima-se que seu cultivo tenha se iniciado com as tribos indígenas sul-americanas há pelo menos 10 mil anos.

A batata doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis existentes. É rica em nutrientes antioxidantes e proporciona diversos benefícios à saúde.

A casca desse tubérculo é roxa e sua polpa é carnosa, de textura leve e adocicada. Atualmente é plantada e consumida nos 5 continentes do mundo em larga escala. Não demorou muito a sua popularização para os demais continentes quando descoberta pelos exploradores europeus na época das grandes navegações.

Do continente sul-americano, os europeus levaram a batata para o próprio continente, mas também para a África, Ásia, Indonésia e Índia.

Apesar de parecida, a batata doce pertence a uma classe de plantas totalmente diferente da batata comum ou do inhame, por exemplo.

A seguir, veja a lista de propriedades da batata doce para entender como proporciona os benefícios que a faz ser tão saudável e quais são esses benefícios ao corpo humano.

Propriedades

Considerada uma das fontes mais ricas de nutrientes, a batata doce é recomendada para fumantes, enfermos de catarata e outras doenças degenerativas oculares. Suas propriedades também são conhecidas por reduzirem risco de desenvolver doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares.

Os principais nutrientes da batata doce são vitamina A, B, C, K e E.

Outros nutrientes importantes que merecem destaque são:

  • Ômega 3;
  • Magnésio;
  • Ácidos graxos;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Sódio;
  • Betacaroteno;
  • Antocianina.

Estima-se que a ingestão de apenas uma batata doce seja o suficiente para suprir mais do que a cota diária necessária de vitamina A de um adulto, o que é excelente.

Uma unidade do tubérculo também supre quase um terço da demanda diária de vitamina C, cerca de 10% de potássio e 15% de fibras.

Sem dúvida, um alimento riquíssimo e poderoso para o organismo.

benefícios da batata doce

Para que serve batata doce?

Veja a seguir os principais benefícios e para que serve batata doce.

1. Controle de açúcar no sangue

Certamente, um dos grandes benefícios da batata doce é seu baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que, ao se consumir batata doce, seus nutrientes são absorvidos lentamente pelo corpo, inclusive os açúcares. Essa absorção mais lenta evita que os níveis de açúcar do sangue disparem e fiquem descontrolados.

Altos níveis de açúcar propiciam o desenvolver de males como a diabetes. Portanto, a batata doce previne contra esse tipo de doença e ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis.

2. Liberação de energia por mais tempo

Outro benefício dos nutrientes da batata doce no organismo é a liberação lenta, mas contínua, de energia.

Desse modo, para os atletas que realizam atividades físicas, o corpo fica com energia a se liberar durante todo o exercício. Por esse motivo, é recomendado consumir batata doce antes das sessões de treino, algo realmente comum para os adeptos ao mundo fitness.

3. Ajuda a perder de peso

Outro dos benefícios da batata doce é o de fornecer auxílio para a perda de peso.

Mas como esse auxílio ocorre?

Ocorre pelo fato das fibras da batata, ao entrarem em contato com o suco gástrico, gerarem a sensação de saciedade. Forma-se um gel dentro do estômago que expande e causa a sensação de corpo nutrido, satisfeito, mesmo ao se consumir calorias abaixo do que se tem costume.

Dessa forma, prolonga-se a falta de apetite, contribuindo para maneirar no consumo de calorias e para bater a meta imposta.

No entanto, atente-se que apenas seguir uma dieta com batata doce não garante perda de peso nem qualidade de vida.

Dieta sem exercícios físicos de pouco contribui para a perda de peso, apenas evita o ganho de mais quilos, mas para trabalhar bem o corpo é indispensável conciliar uma rotina de exercícios com alimentação adequada.

benefícios da batata doce

4. Boa para a massa muscular

A batata doce é uma importante aliada para quem deseja ganhar massa muscular ou para regenerar os músculos.

Por ser rica em fibras e potássio, auxilia na reconstrução de músculos, no relaxamento dos mesmos, além de evitar desconfortos como câimbras e dores localizadas. Além disso, colabora para a digestão e para o controle do apetite.

5. Boa para pele

Outro dos benefícios da batata doce é o de manter a pele sempre com boa aparência e evitar o envelhecimento precoce.

Uma das explicações para gerar esse efeito é o fato de ser rica em antioxidantes. Os antioxidantes combatem agentes nocivos dentro do organismo das pessoas, os radicais livres. Esses radicais são células mal formadas que tentam se reconstruir explorando células que não apresentam problema algum.

Essa tentativa de se reconstruir prejudica o desempenho de funções das células inteiras. Tal evento provoca distúrbios como a aceleração do envelhecimento da pele, mas também propicia o desenvolver de doenças crônicas como o câncer.

Ao lidar com esses radicais, a chance de tais transtornos ocorrerem diminuem sensivelmente.

6. Reduz o colesterol

Na composição da batata doce, podemos encontrar as chamadas fibras solúveis. Essas fibras, quando são digeridas, têm a capacidade de absorver açúcares e gorduras no  corpo. Quando essas fibras são descartadas nas fezes, levam consigo todos os açúcares e gorduras absorvidos.

Tal descarte favorece um estilo de vida mais saudável, com colesterol baixo, o que por si só previne doenças cardiovasculares como infarto ou AVC.

É importante que o consumo de batata doce seja acompanhado pela ingestão de bastante líquido diariamente. Essa ingestão colabora para propiciar esse que é um dos grandes benefícios da batata doce.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo