Os benefícios do chá verde são excelentes para a manutenção da saúde

Inicio » Agronegócio » Os benefícios do chá verde são excelentes para a manutenção da saúde
01/08/2020 Por
Os benefícios do chá verde são excelentes para a manutenção da saúde

Conheça todos os benefícios do chá verde, que é produzido em larga escala no Brasil

Também conhecido como chá de hortelã, erva-cidreira e muitas outras denominações, o chá verde é extremamente popular em todo Brasil. Por isso, os benefícios do chá verde são altamente discutidos no país, mesmo quando as suas propriedades são atribuídas a produtos que não possuem nenhuma relação com a erva original.

Mas é por esse fato que a planta começou a ser plantada em diversas regiões do Brasil, rendendo excelentes resultados quando assunto é economia. Conheça tudo sobre os benefícios do chá verde, além de obter detalhes sobre a planta e os tipos de chás envolvidos.

Benefícios do chá verde

O que é chá verde?

Chá verde é uma bebida que se tornou famosa no oriente, ganhando ampla popularidade no Japão e na China. É preparado com a erva originalmente conhecida como Camellia sinensis.

Entre os principais destaques dos benefícios do chá verde, podemos citar a presenta de uma série de substâncias antioxidantes. Elas podem fazer com que os radicais livres sejam eliminados do corpo.

Entre os nutrientes do chá verde, os mais conhecidos são as vitaminas B2, B1, K, E e C, além da presença volumosa de caroteno, que traz juventude ao organismo. O ácido fólico, o manganês e o potássio trazem reações químicas de baixa oxidação, o que resulta em elementos da cor verde em contato com a água ou outros reagentes.

Foi por este detalhe que a popularização do termo fugiu ao controle dos cientistas. Foi considerado chá verde qualquer um que apresentasse a coloração. Mas, tecnicamente falando, só pode ser considerado o legítimo chá verde aquele que é extraído da erva Camellia sinensis.

Colheita de chá verde no Brasil

Por se tratar de uma planta perene, ela hiberna durante o inverno e o início da primavera. Os brotos começam a aparecer com mais intensidade quando há um aumento de temperatura, o que facilita a colheita para a produção de chás. Dessa forma, o processo no Brasil começa durante o mês de setembro e termina em abril, quando começamos a entrar em temperaturas mais baixas.

Como há um clima extremamente ameno no país, os brotos se desenvolvem com extrema capacidade e, em duas semanas, é possível começar uma colheita. Por aqui, é possível atender uma média de 12 colheitas anuais. A partir daí, as folhas passam por um processo de oxidação, que começa com exposição ao calor.

Existem duas maneiras de levar as folhas a uma alta temperatura: por meio de cozimento em vapor ou torrefação em forno. Tanto na China como na Ásia, os produtores optam pelo forno para desativar as enzimas oxidantes e proporcionar um chá mais saudável e saboroso. Mas o método do cozimento é mais popular em território japonês.

Benefícios do chá verde

Plantação de chá verde

Para obter os melhores benefícios do chá verde, é preciso produzir nas melhores condições possíveis. Os melhores resultados são encontrados em locais com uma temperatura média de 20 °C a 30 °C, que não geram lentidão no desenvolvimento da planta. Também é necessário prover toda uma estrutura para que a colheita fique protegida durante todo o período.

O pH ideal para a fertilização do solo deve permanecer entre 4,5 e 6,5. A precipitação, combinada ao sol, deve estar sempre entre 1000-1700 mm.

O rendimento da plantação pode ser ainda maior caso exista um número maior de plantas por unidade de área. Mire um objetivo de 12 a 20 mil arbustos por hectare.

É provável que você consiga manter a plantação por no mínimo 30 anos, desde que você tome todos os cuidados para que o espaço permaneça conservado. Mas algumas plantações permanecem intactas por uma média de 50 anos.

Vale destacar que, para desfrutar de todos os benefícios do chá verde, é preciso seguir os métodos naturais de cultivo, evitando a presença de aditivos.

Para que serve o chá verde?

Há uma série de benefícios do chá verde para a saúde humana, portanto, várias formas de entender para que serve o chá verde.

Uma delas é a diminuição do risco de algumas doenças, como é o caso do câncer e dos problemas cardiovasculares. O consumo constante faz com que os tecidos cardíacos sejam renovados com constância, o que eleva a expectativa de vida em uma média de 11 anos.

Mas também é comprovada a participação do chá verde no combate a bactérias e vírus. Isso se dá pela presença das catequinas, que evitam o crescimento destes elementos no corpo. A planta é ótima até para o controle de cáries e outros problemas que afetam a saúde bucal.

O ganho em desempenho físico também está entre os benefícios do chá verde. Vale a pena destacar que este aumento se dá pela presença de cafeína, que aparece em boa quantidade nos chás. Pesquisas apontam que o consumo regular pode fazer com que uma pessoa se sinta até 12% mais bem disposta no dia a dia.

Dentre as propriedades do chá verde, outra consequência que precisa ser destacada é o emagrecimento, causado pela presença de epigalocatequina galato. A substância gera um gasto energético maior, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma eficiente. Estima-se que cerca de 100 calorias diárias podem ser queimadas acima da média.

Todo este panorama também faz com que o chá verde seja reconhecido como um excelente estimulante para a saúde do cérebro.

Benefícios do chá verde

Como fazer chá verde?

Para saber como fazer chá verde de maneira excelente, é preciso conseguir os brotos legítimos da erva Camellia sinensis.

Você deverá aplicar a planta a um recipiente com água fervida, já em ponto de ebulição. Ao adicionar, desligue o fogo e deixe a infusão acontecer por mais ou menos três minutos. Desta forma, haverá tempo de todos os nutrientes da erva serem absorvidos pela água.

Assim, é importante destacar que esta é a única forma de fazer com que todas as propriedades e benefícios do chá verde sejam passados diretamente para o recipiente líquido.

Quando preparamos um “chá com saquinho”, como normalmente acontece nas grandes metrópoles brasileiras, boa parte dos nutrientes fica pelo caminho. O saquinho pode conter, inclusive, partes como o caule da planta.

Gostou das informações sobre os benefícios do chá verde? É hora de aplicar esta planta em seu dia a dia, aproveitando todas as vantagens que poderão ser absorvidas pelo seu corpo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo