Chá verde é excelente para acelerar o metabolismo e ajuda a emagrecer

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28/08/2019 Por
Chá verde é excelente para acelerar o metabolismo e ajuda a emagrecer

Chá verde é considerado entre as bebidas mais saudáveis do mundo

O chá verde é a infusão mais saudável que se tem conhecimento no mundo todo. Esse é um dos motivos de sua grande popularidade.

Com origens que remontam há cinco mil anos de história, o chá verde é comumente consumido e amplamente cultivado no Extremo Oriente, onde seus benefícios à saúde são reconhecidos.

Chá verde

O que é chá verde?

Chá verde é um tipo de infusão preparada a partir de folhas de Camellia sinensis. O chá tem sua origem na China, mas sua produção e fabricação se espalharam para muitos outros países da Ásia.

Ele recebe esse nome devido à sua cor verde-esmeralda, resultado da fermentação de folhas de chá não processadas.

Variedades de chá verde

Em suma, a diferença entre chá preto e verde resulta do processo de fabricação. O chá preto  sofre fermentação que transforma sua cor e sabor. Enquanto isso, o chá verde permanece sem processamento e mantém sua coloração.

O chá verde é cultivado em altitudes mais elevadas, mais especificamente nas regiões montanhosas do leste da Ásia.

Curiosamente, algumas colheitas do chá ainda são feitas à mão, pois acredita-se que os chás escolhidos a dedo sejam menos amargos, isto é, que possuam um sabor mais doce e robusto. Outros fatores, como o clima e o solo, também podem afetar o sabor.

O Sencha é o mais popular dos chás verdes do Japão. Existem vários critérios que podem afetar o preço e a qualidade do chá. Além disso, as folhas de Sencha são primeiro cozidas no vapor e depois moldadas.

O chá Sencha produz um líquido amarelo ou verde claro com um sabor doce e gramíneo, porém, ligeiramente adstringente.

Já o chá Matcha é preparado a partir de folhas de chá verde cultivadas na sombra. Tais folhas possuem um teor de clorofila maior, o que torna sua cor verde mais vibrante.

Para fazer Matcha, a folha inteira é moída em um pó. Em seguida, o pó é misturado com água fervente e batido levemente antes de ser servido. O sabor do Matcha é leve e doce, sendo geralmente combinado às sobremesas e bebidas.

Chá verde

Como escolher chá verde?

O chá pode ser encontrado em forma de folhas frescas ou em sachês de chá moído. Geralmente, os saquinhos são misturados a outros sabores, como limão, lima ou gengibre.

A princípio, ao comprar folhas para o chá verde, procure evitar as mais velhas. Além disso, dê preferência às folhas inteiras, pois supostamente possuem uma qualidade elevada. Lembre-se: as folhas ultrapassam seu nível máximo de frescor após quatro meses.

Uma vez compradas e abertas, mantenha as folhas em um recipiente que possa ser fechado e armazenado em um local fresco. Esse procedimento ajuda a retardar as reações que reduzem o conteúdo de fitonutrientes do chá, além da intensidade no sabor.

Propriedades do chá

Há muitas propriedades saudáveis e vantagens do chá verde, como a redução no risco de câncer e a ideia de que o chá verde emagrece. Muitas das recomendações são baseadas em antigas tradições orientais, onde o chá tem sido utilizado por séculos no tratamento se doenças.

Por causa dos benefícios propostos, muitos produtos de saúde atuais incluem o chá verde em sua fórmula. No entanto, há evidências limitadas para confirmar a eficácia dos produtos.

Se você pretende usar o chá com fins medicinais, certifique-se de consultar o seu médico primeiro. Além disso, prefira o chá verde natural e fresco no lugar de compostos farmacêuticos.

Chá verde ou chá preto?

O chá verde possui maiores benefícios à saúde do que o chá preto, o que pode ser atribuído à falta de processamento. Além disso, o verde conta com uma maior concentração de polifenóis.

Os principais polifenóis do chá são os flavonoides, sendo as catequinas e o galato de epigalocatequina os mais ativos. Ambos os compostos funcionam como antioxidantes poderosos, isto é, substâncias conhecidas por proteger o corpo contra doenças, uma parte importante para dietas saudáveis.

Como fazer chá verde?

O chá que você utiliza, a temperatura e o tempo de maceração, todos esses aspectos têm um efeito significativo nos níveis de antioxidantes do chá fermentado.

As temperaturas quentes e ambientes são as melhores para reter antioxidantes. Assim, deixe a água fervente esfriar um pouco antes de derramar sobre as folhas de chá. Em seguida, mantenha a infusão por dois a três minutos.

Chá verde

Benefícios do chá verde

O chá apresenta inúmeros benefícios para a saúde, como prevenção do câncer e pressão arterial mais baixa. Além disso, o chá verde emagrece e desempenha um papel importante na hora de prevenir doenças neurológicas. Entre elas, Parkinson e Alzheimer são os exemplos mais frequentes.

Sem dúvidas, o chá tem sido promovido como uma alternativa ao café para pessoas que estão tentando reduzir sua ingestão de cafeína. Isso porque o chá verde contém um aminoácido conhecido como L-theanine, que auxilia a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o aminoácido ajuda a retardar a absorção da cafeína. Em outras palavras, isso equilibra o pico de energia recebido pelo corpo, evitando a ansiedade decorrente.

Em contrapartida, pesquisas demonstram que o chá verde pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. De fato, isso acontece através da diminuição do colesterol LDL e da melhoria do fluxo sanguíneo.

Não menos importante, o chá é popular por auxiliar você na perda de peso e no aceleramento da oxidação de gordura.

Beber chá também ajuda a eliminar os radicais livres que podem causar estresse oxidativo. O dano oxidativo tem sido associado a uma série de doenças causadas pela redução da sensibilidade à insulina, que pode levar ao diabetes tipo 2 e vários tipos de dano celular.

Consumo do chá verde

Não cometa exageros e nem caia em promessas milagrosas. Existem diversos extratos e suplementos de chá verde que prometem uma dose concentrada de flavonoides. Especialistas recomendam evitar esses produtos, pois as evidências sobre sua eficácia e segurança são discutíveis e limitadas.

De fato, não existem contraindicações conhecidas para o consumo de uma xícara ou duas de chá verde por dia. No entanto, quantidades excessivas de chás podem causar prejuízos aos rins. Para um consumo saudável, utilize com moderação.

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