5 benefícios do gengibre que farão você inseri-lo de vez na dieta

Inicio » Agricultura » 5 benefícios do gengibre que farão você inseri-lo de vez na dieta
22/08/2019 Por
5 benefícios do gengibre que farão você inseri-lo de vez na dieta

Benefícios do gengibre ajudam desde mulheres grávidas até quem precisa perder peso

Os benefícios do gengibre para a saúde já são bastante conhecidos não apenas no Brasil, mas em centenas de outros países.

Mas, se você ainda não conhece todo o poder dessa raiz, não se preocupe, pois nesse artigo você vai descobrir a força e os benefícios do gengibre para sua saúde. Continue conosco!

Benefícios do gengibre

O que é gengibre?

O gengibre é um vegetal que teve sua origem no continente asiático, tornando-se muito utilizado em todo o mundo.

Muito cultivada em países como Jamaica, Nigéria, Brasil e na região sul da Ásia, essa é uma raiz muito versátil. Afinal, o gengibre é muito utilizado tanto como ingrediente culinário quanto como apoio a tratamentos de saúde.

As propriedades nutritivas do gengibre fazem com que ele seja cada vez mais utilizado para diversos fins.

Quais são as propriedades nutricionais do gengibre?

Os benefícios do gengibre para o organismo são provenientes de sua composição, rica em nutrientes.

Veja abaixo uma lista dos principais componentes encontrados no gengibre:

  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Sódio;
  • Zinco;
  • Cobre;
  • Selênio;
  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Lipídios;
  • Fibras;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C.

O gengibre ainda tem uma grande quantidade de água em sua composição, o que por si só já faz muito bem ao organismo de qualquer pessoa.

Quais são os benefícios do gengibre?

Os benefícios do gengibre para a saúde já são conhecidos e divulgados há bastante tempo. Tanto que a raiz passou a ser muito utilizada como complemento alimentar e não apenas no preparo de alimentos.

Confira a seguir quais são benefícios do gengibre para a sua saúde.

1. Ação antioxidante e anti-inflamatória

O consumo do gengibre ajuda a evitar a formação e proliferação dos radicais livres. Dessa forma, pode-se prevenir o surgimento de vários tipos de câncer, além de outras doenças.

Problemas como dores musculares, artrite, asma, bronquite e outras doenças respiratórias também podem ser evitados. Isso porque o gengibre também possui uma forte ação anti-inflamatória, fundamental para esses casos.

2. Controle da pressão arterial

Pessoas que sofrem com pressão alta podem e devem usufruir dos benefícios do gengibre. Ele atua na corrente sanguínea de duas maneiras.

Em primeiro lugar, o gengibre inibe a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação. Em segundo lugar, o consumo do gengibre pode deixar o sangue mais fino, melhorando o fluxo sanguíneo na totalidade.

benefícios do gengibre

3. Ameniza vômitos e náuseas

Entre todos os benefícios do gengibre, esse especificamente pode ajudar, e muito, mulheres durante a gravidez. Afinal, graças à propriedade antiemética do gengibre, tanto os enjoos quanto os vômitos, tão frequentes nesse período, podem ser bastante reduzidos.

Além disso, pessoas que passaram recentemente por cirurgias ou estão em tratamento de quimioterapia também gozam desse benefício. Para isso, basta consumir diariamente ½ colher de café de raspas da raiz pela manhã.

4. Prevenção do câncer cólon-retal

A substância 6-gingerol atua inibindo o desenvolvimento e proliferação das células cancerígenas que estão presentes nessa região do corpo.

5. Proteção contra úlceras

Tanto as úlceras quanto a gastrite são causados pela bactéria H. pylori.

Os nutrientes presentes no gengibre contribuem para manter o estômago protegido, assim, evitando até mais do que apenas úlceras. O câncer de estômago muitas vezes surge devido a alterações celulares causadas pelas úlceras. Portanto, consumir a raiz é uma ótima forma de se manter mais longe desse tipo de câncer.

Como usar o gengibre para perder peso?

Além dos benefícios do gengibre que você já viu, a perda de peso também pode acontecer com o seu consumo. Afinal, o gengibre tem uma potente ação diurética, que reduz consideravelmente a retenção de líquido pelo organismo.

Além de ser um poderoso diurético, o gengibre também é um termogênico ótimo para o organismo. Isso significa que a pessoa que consome gengibre pode ter seu metabolismo acelerado.

O organismo digere os alimentos mais rápido, o que ajuda na perda de peso. Por isso, o gengibre emagrece quando aliado à prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada.

Quais são os benefícios da água com gengibre?

Além de ser utilizado na culinária como tempero para o preparo de diversos pratos, o gengibre pode ser consumido de outras maneiras. Uma dessas maneiras é a água com gengibre.

O preparo da água com gengibre é muito simples e você pode fazer em poucos minutos.

Veja abaixo como preparar:

  • Corte 4 ou 5 rodelas de gengibre;
  • Adicione as rodelas em 1 litro de água gelada.

Para continuar obtendo todos os benefícios do gengibre, o ideal é trocar diariamente as rodelas. Se preferir, pode substituir as rodelas de gengibre por 2 colheres de sopa de raspas da raiz.

Existem benefícios do gengibre com limão?

A combinação entre gengibre e limão pode ajudar muito o organismo de qualquer pessoa, principalmente quem quer perder peso. Isso porque um dos benefícios do gengibre é a aceleração do metabolismo, essencial para que o organismo processe rapidamente os alimentos.

Por sua vez, o limão tem um forte efeito diurético, assim como o gengibre, importante para desintoxicar o corpo. Afinal, a retenção de líquidos é um dos grandes inimigos do emagrecimento.

Gengibre tem alguma contraindicação?

Apesar de o gengibre ser muito utilizado sem qualquer tipo de acompanhamento profissional, é preciso atenção. Isso porque pessoas em certas condições podem ter problemas ao consumir o gengibre.

benefícios do gengibre

Indivíduos que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue, por exemplo, podem sofrer com efeitos colaterais. Da mesma forma, pacientes que fazem tratamento para controle da pressão arterial podem ter o efeito dos medicamentos potencializados.

Além disso, consumir gengibre em excesso pode acabar trazendo outros problemas como hipoglicemia e hipotensão. Também existem relatos de pacientes cardíacos que apresentaram piora depois de incluir o gengibre em suas dietas.

Da mesma forma, a raiz pode provocar redução nos níveis de glicose de pacientes diabéticos. Com isso, se torna necessário reajustar as doses de insulina desses pacientes.

Portanto, antes de começar a consumir uma quantidade maior de gengibre, é importante procurar o seu médico. Isso também vale para mulheres durante o período de gravidez.

Os benefícios do gengibre são muito positivos para a saúde do seu organismo. Não deixe de inclui-lo em sua dieta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo