Benefícios da laranja vão muito além da grande quantidade de Vitamina C

Inicio » Agronegócio » Benefícios da laranja vão muito além da grande quantidade de Vitamina C
28/07/2020 Por
Benefícios da laranja vão muito além da grande quantidade de Vitamina C

Os benefícios da laranja prometem mudar seus hábitos alimentares

Os benefícios da laranja são muito conhecidos em todo o mundo. Mesmo assim, para algumas pessoas, a laranja é apenas uma boa fonte de vitamina C. Assim, elas deixam de lado todas as vantagens do consumo dessa fruta histórica.

Por outro lado, milhares de cientistas já provam diariamente que os benefícios da laranja estão muito além. Segundo eles, a laranja é uma excelente ferramenta para a manutenção do nosso corpo. Assim, evita diversas doenças.

benefícios da laranja

O que é laranja?

Laranja é uma fruta cítrica que pertence à família Rutaceae.

Ao que tudo indica, essa fruta teria surgido na antiguidade devido à combinação entre a cimboa e a tangerina, um fruto bastante confundido com laranja tradicional, principalmente por sua coloração.

A laranja seguiu inicialmente na China, vindo a aparecer no ocidente apenas na Europa no século XVI. Mesmo assim, as laranjas não apresentam um país específico para sua origem. Para muitos, essa fruta teve sua origem ainda na Ásia.

Contudo, seus primeiros indícios de práticas envolvendo agricultura ocorrem realmente na China, mas especificamente entre os anos de 2500 e 2400 a.C. Assim, é uma fruta não só rica em questões nutricionais, mas também na história.

Já em sua primeira viagem, segundo historiadores, a laranja havia sido destaque por ser uma fruta extremamente saborosa. Assim, mostrou uma de suas características mais reconhecidas, o seu sabor adocicado.

Já no Brasil, a laranja veio a aparecer apenas no seu processo de colonização, mas especificamente em 1500, durante a primeira exploração pelos portugueses.

Para que serve a laranja?

A laranja com certeza é umas das frutas mais consumidas em todo mundo, principalmente no Brasil que utiliza o alimento em diversas receitas saborosas, incluindo doces, comidas regionais, saladas – além de, claro, sucos. Apesar de ser muito conhecida, diversas pessoas ainda perguntam para que serve a laranja.

Segundo especialistas, a fruta auxilia o sistema digestório, principalmente devido à presença de minerais como o magnésio, um elemento que se relaciona às principais funções do intestino do corpo humano.

Além disso, a laranja diminui o colesterol presente no corpo, em especial por ser uma grande fornecedora de vitamina C, betacaroteno e fibra alimentar. Tudo isso torna a laranja um alimento essencial para diminuir a presença do colesterol ruim.

benefícios da laranja

Propriedades da laranja

Ao longo da história, diversas pessoas relatavam e especulavam as incríveis propriedades da laranja. Atualmente, sabemos que os benefícios da laranja estão muito além do que apenas na história.

Dentre os principais benefícios dessa fruta, podemos destacar suas ações antioxidantes, que foram responsáveis por popularizar o fruto em diversas partes do mundo.

Além disso, a laranja abrange um grande número de minerais como ferro, fósforo e cálcio que, junto às vitaminas C e B, dão origem às propriedades desse fruto.

Características da laranja

No Brasil, as características da laranja podem variar muito entre as suas espécies. Mesmo assim, algumas ainda se destacam por detalhes em suas cascas. Em especial, a laranja-pera, principalmente visto que a sua casca é mais lisa que outros frutos que podem ser encontrados em alta produção.

Nutrientes da laranja

Apesar desse fruto ser uma ótima fonte de vitamina C, os nutrientes da laranja não se limitam a esse aspecto.

Atualmente, sabemos que a laranja oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de conter fibras alimentares responsáveis por auxiliar o sistema digestório.

Benefícios da laranja para a saúde

Segundo os especialistas, hoje em dia a laranja apresenta mais de 170 diferentes categorias de fotoquímicos em sua composição. Dentre elas, podemos achar cerca de 60 flavonoides que, de acordo com dados, possuem propriedades anti-inflamatórias e impedem a formação de coágulos no sangue. Assim, nesse aspecto, a laranja é extremamente vantajosa para o corpo humano.

Além disso, os benefícios da laranja para a saúde incluem o auxílio na eliminação de substâncias não metabolizadas. Portanto, evita que elas surjam em diferentes órgãos do corpo.

Já em questão de pele, essa fruta demonstra propriedades essenciais que, na totalidade, ajudam a mantê-lá hidrata e saudável, principalmente devido à alta presença de vitamina C, grande responsável por deixar a laranja tão famosa.

benefícios da laranja

Benefícios da laranja no agronegócio

Os benefícios da laranja não se limitam somente ao contexto nutricional e de saúde.

Esse fruto também é extremamente reconhecido por sua grande produção no Brasil, principalmente pelo vasto cultivo e o consumo interno no país. Para muitos agricultores, a laranja é uma solução simples e fácil de vender no mercado, seja para o varejo ou para outros fins.

Contudo, a maior produção fica por conta da laranja lima, em especial na região de Alagoas, embora o número de vendas dessa variação do fruto tenha caído em 2017. Mesmo assim, a laranja lima ainda apresenta altas quantidades de vendas em todo o território brasileiro e no mercado exterior.

Atualmente, as laranjas apresentam uma grande variedade de tipos, principalmente por categorias de acordo com a época de cultivo. No Brasil, normalmente são utilizadas três safras anualmente como o padrão para médios e grandes produtores.

Para muitos, a safra que tem início entre março e abril é a melhor para o cultivo e a venda. Mesmo assim, as laranjas também apresentam a safra de meia-estação, entre maio e julho; e até a mais tardia, de agosto até o fim do ano.

Benefícios da laranja no cultivo

O cultivo da laranja, embora simples, necessita de um clima bem específico. Segundo diversos agricultores que trabalham com o fruto, a temperatura adequada é de 23 °C, sendo o recomendado para o cultivo da laranjeira. Assim, podemos imaginar que regiões de clima mais ameno se destaquem.

Contudo, um dos estados que mais produzem o fruto é a Bahia. Apesar do seu clima seco, a laranja parece ser uma ótima opção para o cultivo na região da espécie laranja pera, muito conhecida por sua casca lisa.

Mesmo assim, a laranja pera é feita com foco na exportação. Assim, compete a nível internacional com outras espécies do mercado. No entanto, o Brasil ainda ocupa o cargo de maior produtor de laranja de todo o mundo, expondo a alta qualidade e os benefícios da laranja produzida no país.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo