Agricultor é o profissional que trabalha na agricultura e criação de animais

Home » Agronegócio » Agricultor é o profissional que trabalha na agricultura e criação de animais
29/08/2019 by
Agricultor é o profissional que trabalha na agricultura e criação de animais

O agricultor é uma peça fundamental para a economia do Brasil, principalmente para o setor industrial e alimentício

É muito comum se ouvir que o trabalho do agricultor sustenta a cidade. Isso porque a produção rural abastece os mercados, indústrias e fábricas nas metrópoles. Milhares de produtos, então, têm sua origem no campo, como o etanol do combustível, o algodão para as roupas e os alimentos.

O trabalho do agricultor é bastante exigente. Por isso, para trabalhar no campo é necessário gostar de plantas assim como de animais. Além disso, também é preciso entender sobre as necessidades do solo e gestão da propriedade.

agricultor

O que é agricultor?

Agricultor é o profissional que trabalha no campo, assim, sua renda é proveniente das atividades agrícolas. Dentre as principais funções dentro da profissão de agricultor, então, pode-se dizer que a mais importante é o cultivo da terra e a produção dos alimentos.

Além disso, o produtor agrícola também cria animais tanto para o consumo próprio como para a comercialização. Ovelhas, cabras, vacas e galinhas são alguns dos animais criados pelo agricultor rural, por exemplo.

A importância do agricultor, então, é fundamental para a manutenção do país. Isso porque o campo abastece as indústrias, comércios e oferece matéria-prima para diferentes setores da economia.

Funções do agricultor

O trabalho no campo exige muita dedicação dos profissionais. Sendo assim, o que faz o agricultor? Bom, diversas atividades podem fazer parte de sua rotina. Aliás, os profissionais da agricultura cumprem extensas horas de trabalho.

agricultor

Muitas vezes as atividades iniciam logo ao nascer do dia e se encerram só de noite. Saiba mais sobre a função do agricultor:

  • Alimentar e garantir a segurança dos animais
  • Fazer a higiene das instalações onde os animais são criado
  • Coletar os ovos das galinhas, tirar o leite das vacas ou cabras. Enfim, cumprir com as obrigações diárias da criação
  • Realizar a comercialização destes produtos
  • Tratar do solo e preparar a terra para o cultivo
  • É responsável por todos os processos de produção de uma plantação: semeadura, adubação, limpeza e preparo do solo, irrigação, poda e colheita

Para ser um profissional do campo, portanto, é fundamental gostar de trabalhos ao ar livre, lidar bem com as plantas e com os animais.

A profissão exige muita responsabilidade e dedicação extrema. Vale reforçar, então, que nem todas as pessoas têm o perfil para o trabalho rural.

Quando se comemora o dia do agricultor?

O dia do agricultor é comemorado nacionalmente na data de 28 de julho. A profissão é comemorada oficialmente desde 1960 e, na época, o dia foi escolhido pois marcava o aniversário de 100 anos do Ministério da Agricultura.

agricultor

De lá pra cá, muita coisa mudou. A tecnologia e a ciência invadiram o campo. De maneira geral a produção aumentou, assim como as políticas públicas para as famílias rurais.

O dia é muito importante para o Brasil, já que o país é um dos maiores produtores rurais do mundo. Muitas cidades com tradição agrícola, inclusive, promovem festas e comemorações durante o mês de julho.

O objetivo é homenagear os profissionais do campo, além de alavancar a economia do setor. As “festas do colono”, como são chamados alguns destes eventos, promovem feiras e exposições, que exibem o trabalho do agricultor para milhares de visitantes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo