Benefícios do mamão ajudam na saúde e na proteção do organismo

Inicio » Agronegócio » Benefícios do mamão ajudam na saúde e na proteção do organismo
23/04/2020 Por
Benefícios do mamão ajudam na saúde e na proteção do organismo

Além dos benefícios do mamão, saiba sobre a importância da fruta para o mercado brasileiro

Presente no território brasileiro desde antes da chegada dos portugueses, o mamão foi apelidado como “fruta dos anjos” por Cristóvão Colombo. Por ter um sabor refrescante e doce, a fruta chamava a atenção pela cor vibrante e textura macia. O que não imaginavam na época é que havia vários benefícios do mamão para a saúde do corpo humano.

O Brasil é privilegiado por promover o cultivo e a colheita desta fruta durante praticamente todo o ano. E os benefícios do mamão não consistem apenas no consumo da polpa. As sementes também podem trazer vantagens, apesar do sabor mais amargo. Saiba tudo sobre a importância desta fruta de sabor inconfundível.

benefícios do mamão

O que é mamão?

Mamão é uma fruta cientificamente conhecida como Carica papaya L. e o normalmente consumido de maneira fresca. Mas há uma tendência ao processo industrial, cada vez mais constante no processamento de vários alimentos.

O uso da fruta vai além do consumo direto, sendo importante também na preparação de outros pratos ou até bebidas, como o suco de mamão, e nas indústrias farmacêuticas e têxtil.

Com um formato normalmente ovoide, o tamanho e o peso do mamão podem variar de acordo com o mamoeiro. As cores podem ser mais amareladas, aproximadas do salmão ou mais avermelhadas, dependendo do tipo da fruta. A casca é normalmente lisa, podendo ser mais verde, amarela ou alaranjada, dependendo do estado de maturação.

Para obter os benefícios do mamão, é preciso consumir a polpa presente em sua cavidade central grande, que é acompanhada por uma série de sementes. As frutas que ganham mais espaço no comércio são aquelas que possuem esta cavidade um pouco mais aprofundada. A cor da polpa é, geralmente, um pouco mais avermelhada ou rosada.

Cultivo do mamão

Por conta da precocidade do mamoeiro, é possível observar esta planta florescendo e gerando frutas a partir do terceiro ou quarto mês após o processo de plantio. O uso do mamoeiro para fins comerciais se entende por três ou quatro anos, que é quando a planta cresce um pouco mais e acaba rendendo frutas com menor qualidade.

Há uma perda excessiva quando o assunto é o processo de pós-colheita, principalmente porque os processos mecânicos acabam gerando atritos maiores do que os necessários. Além disso, a colheita manual também não é uma excelente opção por conta do volume. Outra ação complicada é a de transportar as frutas, o que faz a taxa de corte crescer um pouco mais.

benefícios do mamão

Com pelo menos 1/4 da maturação, os produtos já são colhidos e partem para o processo de exportação. Um dos principais destinos do mamão brasileiro são os Estados Unidos. A Europa também recebe as frutas, mas que já estão em pelo menos 75% de sua maturação alcançada. Já no mercado interno, é possível encontrar frutas nos mais diversos níveis de maturação.

Importância do mamão na economia brasileira

Pela facilidade no cultivo, os benefícios do mamão acabaram se tornando lucrativos para grande parte do território brasileiro. Em estimativa realizada no mês de abril de 2019, a plantação do mamoeiro envolve cerca de 33 milhões de profissionais, rendendo empregos diretos e indiretos.

Mas o que impressiona é a margem de lucro que o mamão oferece para quem trabalha diretamente com ele. Anualmente, são movimentados cerca de R$ 900 milhões. Apenas no setor destinado a exportações, aponta-se um lucro aproximado de 50 milhões de dólares anuais.

A procura do mundo pelo mamão se dá pela versatilidade que ele apresenta. Podendo ser aplicado em qualquer refeição do dia, ele também pode fazer parte de refogados, saladas e outros doces.

É o leite derivado do mamão verde que traz uma enzima importante para a indústria: a papaína. Ela é contemplada na produção de remédios, cremes, pomadas, temperos e amaciantes de carnes.

Benefícios do mamão para a saúde: afinal, para que serve o mamão?

Os benefícios do mamão começam a ser notados pelo poder das fibras, que auxiliam no desempenho do intestino e fazem com que o sistema digestivo funcione com qualidade. Mas isso também se dá pela presença do ácido fólico e das vitaminas C e A, que também contribuem para a prevenção de enjoos e tonificam o estômago de forma leve e rápida.

benefícios do mamão

No entanto, quando pensamos em responder à pergunta “para que serve o mamão?”, também vale destacar a presença dos antioxidantes, que previnem contra a aterosclerose e outras doenças que afetam o sistema cardíaco. Dessa forma, o colesterol será reduzido em larga escala no corpo, evitando qualquer acúmulo nas paredes dos vasos cardiovasculares. É uma excelente forma de evitar infartos e derrames.

A abundância em betacaroteno também gera outro aspecto fundamental entre os benefícios do mamão: o excelente trabalho do sistema imunológico. E este fortalecimento se dá, principalmente, contra as doenças infecciosas. Você poderá evitar frequentemente a presença de gripes, constipações, dores de ouvido e outras doenças.

Além de auxiliar no emagrecimento, dentre as propriedades do mamão, também vale a pena mencionar que as enzimas do alimento são alimentadas por proteínas como a papaína, que ajudam a reduzir as inflamações e aceleram as cicatrizações. Consumir o mamão pode ser benéfico até no tratamento de queimaduras, por exemplo.

Vitamina de mamão

As receitas com mamão são realmente variadas. Porém, não há como negar que a vitamina de mamão é uma das mais apreciadas. E mais: você pode tornar o sabor ainda mais completo, principalmente se acrescentar bananas, morangos ou outras frutas.

Com a riqueza em vitamina C, os benefícios do mamão são extremamente constantes nesta composição. Você estará reforçando seu sistema imunológico, facilitando o trabalho das artérias, retardando o envelhecimento e colaborando com a excelente formação óssea do seu corpo.

benefícios do mamão

Para obter uma boa vitamina, basta misturar metade de um mamão a um copo grande de leite. Acrescente uma colher e meia de açúcar, que também pode ser substituído por mel ou leite condensado. Adicione, também, uma colher de sopa de farinha láctea. Bata tudo no liquidificador para ter uma bebida saborosa, nutritiva e eficaz para o seu dia a dia.

Gostou de todas as informações sobre os benefícios do mamão? É hora de investir nesta fruta e trazer esta série de vantagens para o seu dia a dia com frequência, qualidade e um sabor irresistível.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo