Cidra é uma fruta cítrica nativa do sudeste da Ásia e da Índia

Inicio » Agricultura » Cidra é uma fruta cítrica nativa do sudeste da Ásia e da Índia
13/09/2019 Por
Cidra é uma fruta cítrica nativa do sudeste da Ásia e da Índia

A cidra existe há muito tempo e tem o histórico para provar isso

A cidra está aparentemente em toda parte nos dias de hoje. Vai muito além da sua utilização antiquada, como ingrediente de bebida para brinde de fim de ano.

Um bom e velho suco de cidra fermentado pode ser tão complexo – e caro – quanto qualquer cerveja artesanal ou vinho fino. Mas a fruta tem diversas outras atribuições, mostrando seu sabor único e inconfundível.

cidra

O que é cidra?

Cidra é uma fruta bem cítrica, semelhante a um grande limão, chegando a pesar cerca de 5 kg. Sua casca é comumente espessa e contém pouca polpa.

Pode-se dizer que a fruta cidra é ancestral, tendo origem na Ásia ou na Índia, mas os pesquisadores nunca dão total certeza. Sua fragrância se mostra forte, entretanto, o gosto pode ser bastante duvidoso. Tanto por isso, algumas pessoas a chamam como “maçã que não é comestível”.

O filósofo Teofrasto, um grego sucessor do notável Aristóteles, por um exemplo, achava que o sabor dessa fruta era muito ruim. Assim, aconselhava os outros a beber o suco da fruta misturando com vinho em caso de ingestão de veneno. Isso porque dizia que o líquido “perturbava o estômago”, fazendo a pessoa vomitar.

Contrariando as outras frutas de espécie cítrica, sua polpa é um tanto seca, contendo pouco ou nenhum suco. Justamente por conta disso, a cidra nunca estrela muitas receitinhas culinárias.

Mesmo dessa forma, há aqueles que gostam de consumi-la. Suas polpas são vendidas em cubos pequenos, nas formas de frutos secos e açucarados, desses que são usados nos panetones.

Como é a cidreira?

A árvore cidreira é exótica e frutífera, encontrada em maior escala no nordeste da Índia, na base da cordilheira do Himalaia. Esta é a espécie citrus conhecida há mais tempo, tendo cerca de 300 anos a.C.

É ocasionalmente cultivada nos jardins residenciais e pomares domésticos na região sudeste e sul do Brasil.

Sua classificação se dá como um arbusto com ciclo perene, chegando a medir 4 m de altura.

Suas folhas são brancas, bastante perfumadas e, além disso, com aroma fresco de limão. Os botões arroxeados se formam entre os meses de agosto a setembro.

cidra

É cidra ou sidra?

A confusão entre como escrever cidra ou sidra é bem recorrente. Para nunca mais errar na hora de escrever a palavra é preciso entender alguns detalhes.

Quando se deseja mencionar a fruta advinda da cidreira, o certo é utilizar o termo escrevendo “cidra”. Mas se acaso a intenção for falar da bebida alcoólica – ou não – que se produz com o suco de maçã fermentado, a grafia correta é “sidra”.

Fruta cidra

Da família das Rutaceae, a fruta cidra tem o sabor azedo e ácido. Como dito anteriormente, sua casca é espessa, bem como rugosa e de formas irregulares.

Não é à toa que no Mediterrâneo a sua fama benéfica é disseminada. Em sua composição nutricional, encontramos:

  • Proteínas;
  • Sais minerais;
  • Ácido cítrico;
  • Vitaminas A, B1, B2, B5 e também C.

A fruta cidra é comestível, e serve para:

  • Fazer compotas;
  • Fruta cristalizada (devendo primeiro ser tirado o amargor da fruta, permitindo que a casca fique de molho por alguns dias, dispensando os gomos);
  • Doces variados;
  • Medicação natural;
  • Entre outras funcionalidades.

A produção nacional da fruta

Citrus Medica L. é o nome científico da fruta cidra, que não é uma anomalia, e sim a espécie verdadeira cítrica. Não possui um cultivo comum, sendo uma planta de pequeno ou médio porte, atingindo 4 metros em altura.

A cidreira não se adapta muito bem aos climas extremos. O local do plantio não pode ser nem quente, nem frio. Sua característica principal são as produções de grandes frutos com formas variadas, que chegam a atingir 2,5 kg, tendo a superfície áspera ou lisa.

No nosso país, essa espécie tem um valor comercial baixo. É encontrada muito comumente nas propriedades mais isoladas ou mesmo nas feiras livres. O comércio se dá quase que exclusivamente pelos pequenos produtores.

O cultivo dificilmente ocorre por meio de suas sementes. As espécies se reproduzem facilmente através das estacas que são retiradas dos ramos das plantas que têm de 2 a 4 anos.

Podem ser reproduzidos com rapidez por enxertia, resultando em pequenos frutos, menores do que se a planta for propagada por estaquia. As propagações por estaquia podem ser feitas, entretanto, com um percentual relativamente pequeno de enraizamento.

cidra

A sidra bebida

A sidra é uma bebida fermentada produzida a partir de maçãs. Já existe há séculos em países de todo o mundo. É geralmente vista como uma alternativa à cerveja e ao vinho. Seu teor alcoólico varia de 2,5 a 8,5%, mas pode ser, ocasionalmente, mais alto ou mais baixo.

Para se produzir a sidra, é preciso colher, lavar, assim como triturar as maçãs até virarem uma polpa – o bagaço. Em seguida, pressiona-se para extrair o suco que é coado através da gaze em jarros. Este processo inclui mais uma etapa, que é a fermentação em barris de carvalho ou tanques de aço inoxidável por 4 a 6 meses.

Benefícios da cidra

Alguns dos benefícios principais da fruta para nossa saúde incluem:

  • Capacidade memorável na prevenção do câncer;
  • Apoio quanto aos esforços no emagrecimento;
  • Redução da pressão arterial;
  • Diminuição da acidez no intestino;
  • Alívio de dores;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Entre diversos outros.

Existem vários antioxidantes que são encontrados na cidra e a tornam ideal para eliminar radicais livres dentro do organismo. Além disso, reduz a chance de ter doença oxidativa crônica que tem relação com estresse. Também reduz a pressão alta, bem como a pressão sanguínea, e diminui o risco de ter AVC e aterosclerose.

A propriedade do sumo é anti-inflamatória e analgésica. Já os óleos essenciais a tornam ótimas para dores agudas ou problemas de ordem crônica, como:

  • Enxaquecas;
  • Desconfortos relacionados à artrite.

Isso tudo sem contar o aumento do sistema imunitário por conta das altas taxas de vitamina C. O estímulo a esse sistema aumenta a produção dos glóbulos brancos, uma vez que são as primeiras linhas de defesa que temos em nosso organismo contra infeções.

O sumo e óleo da cidra são passíveis de equilibrar o nível de acidez no intestino, pois melhoram a eficiência digestiva geral.

One Reply to “Cidra é uma fruta cítrica nativa do sudeste da Ásia e da Índia”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo