10 benefícios do ovo que o tornam um alimento cada vez mais valorizado

Inicio » Agronegócio » 10 benefícios do ovo que o tornam um alimento cada vez mais valorizado
03/08/2020 Por
10 benefícios do ovo que o tornam um alimento cada vez mais valorizado

Os ovos contêm diversas vitaminas e minerais, portanto, os benefícios do ovo são parte essencial de uma dieta saudável

Em muitas partes do mundo, os ovos são um alimento barato e prontamente disponível. No passado, houve alguma controvérsia em volta desse alimento, ou seja, se os ovos eram saudáveis ou não. Isso acontecia principalmente em relação ao colesterol. O pensamento atual, no entanto, é que, com moderação, os ovos são saudáveis, pois podem ser uma ótima fonte de proteínas e outros nutrientes essenciais, o que deixa ainda mais em voga os benefícios do ovo.

Este artigo descreve o conteúdo nutricional e os possíveis benefícios do ovo e riscos à saúde. Ele também fornece dicas sobre como incorporar mais ovos à dieta e analisa as alternativas ao ovo.

benefícios do ovo

O que é ovo?

Ovo é um alimento que pode ser fertilizado ou não fertilizado. Um ovo de tamanho médio pesa cerca de 50 gramas, mas isso varia de acordo com a raça da galinha.

É composto por algumas partes básicas. Elas são a concha, as membranas internas e externas, o albume exterior, o albume médio, a gema amarela e a gema branca, a calaza, o disco germinativo, o núcleo e o saco de ar. Cada uma dessas partes tem um trabalho específico a desempenhar e serve a um determinado propósito.

Da perspectiva biológica, o ovo é o zigoto dos animais. Em resumo, é a célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide. No final, isso dá origem à célula diploide, em outras palavras, o ovo.

O ovo é fonte de proteínas de altíssima qualidade. A grande maioria das proteínas é encontrada na clara de ovo, que também inclui vitamina B2 e menores quantidades de gordura que a gema. São ricas fontes de selênio, vitamina D, B6, B12, assim como os minerais zinco, ferro e cobre.

A clara contém menos calorias do que a gema. Mas a gema de ovo possui vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que são solúveis em gorduras. São encontradas as vitaminas A, D, E e K e lecitina, composição que possibilita a emulsificação em receitas como, por exemplo, a maionese.

Alguns ovos contêm ácidos graxos ômega 3, e isso depende da alimentação da galinha. A saber, o ovo é conhecido por ser uma fonte de energia repleta de proteínas. Isso porque contém todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso corpo não consegue produzir, mas que são importantes para a nossa dieta.

Um ovo médio (cozido) contém:

  • 84 calorias;
  • 8,3g de proteína;
  • 5,7g de gordura;
  • 1,6 g de gordura saturada.

benefícios do ovo

Os benefícios do ovo

Veja, em seguida, alguns dos principais benefícios do ovo:

  1. Incrivelmente nutritivo;
  2. Alto teor de colesterol, mas não afeta adversamente o colesterol no sangue;
  3. Aumento do colesterol HDL (o “bom”);
  4. Contém colina – um nutriente importante que a maioria das pessoas não recebe o suficiente;
  5. Estão ligados a um risco reduzido de doença cardíaca;
  6. Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que trazem grandes benefícios para a saúde ocular;
  7. Ômega 3 reduz triglicerídeos;
  8. Proteína de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas;
  9. Diminui o risco de derrame;
  10. Tende a fazer você consumir menos calorias, ajudando a perder peso.

Selecionando e armazenando

Opte por escolher preferencialmente ovos de galinhas poedeira. Fique de olho em rachaduras ou líquidos na caixa, a fim de se certificar que estejam em bom estado.

Os ovos são armazenados melhor nas prateleiras da geladeira, não na porta, e lá são conservados por até um mês (marque a data de validade na caixa).

Produção de ovos no Brasil

Somente no ano de 2019, o Brasil deve atingir a marca de 49 bilhões de unidades de ovos produzidos. Esse número representa 10% a mais na produção do que o ano de 2018.

A crescente na produção se deve justamente ao aumento da procura pela proteína. O número pode ser, ainda em 2019, 9% a mais, saltando para 230 unidades por habitante durante o ano.

Já no setor de exportação, o Brasil alcançou a marca de 12 mil toneladas exportadas. Isso significa um aumento em 3% em relação ao ano passado.

benefícios do ovo

Ovos para a saúde

Os nutrientes do ovo são ricos e promovem a saúde do coração, através de substâncias como betaína e colina.

Um estudo recente de quase meio milhão de pessoas na China sugere que comer um ovo por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. Entretanto, especialistas enfatizam que os ovos precisam ser consumidos como parte de um estilo de vida saudável para serem benéficos.

No período da gravidez e amamentação, um suprimento adequado de colina é importante, uma vez que a colina é primordial para o desenvolvimento normal do cérebro. Assim como os ovos são uma fonte útil de vitamina D, que ajuda a proteger os ossos e prevenir a osteoporose e o raquitismo.

A compra do ovo deve ser feita com sabedoria. Isso porque o método de produção, sendo ao ar livre, orgânico ou no celeiro, pode fazer a diferença para o conteúdo de vitamina D. Para garantir os benefícios do ovo, eles podem ser inclusos como parte de uma dieta variada e equilibrada.

O consumo de ovos no almoço, por exemplo, pode ajudar no controle de peso como parte de um programa de perda de peso. Isso acontece pois o alto teor de proteínas nos ajuda a ficar mais cheios por mais tempo.

O que é preciso para manter as galinhas saudáveis?

  • Garanta que elas tenham bastante comida e água, sempre;
  • Verifique o galinheiro para garantir que ele esteja limpo e higienizado. Se a gaiola parecer muito suja para as galinhas, troque ou limpe o alimentador e o bebedouro, se necessário;
  • Esvazie as caixas do ninho de qualquer ovo que suas galinhas tenham botado – caso contrário, elas poderão comer os ovos;
  • Se deixá-las ao ar livre, mantenha a porta da gaiola aberta para que elas possam ir e vir quando quiserem;
  • Conte suas galinhas no final de cada noite antes que elas voltem ao galinheiro para garantir que todas estejam seguras e bem;
  • De tempos em tempos, outros trabalhos aparecem, como limpar o galinheiro, dar banho nas galinhas ou talvez assistir a qualquer infestação por ácaros; no entanto, na maioria das vezes, a vida cotidiana com galinhas é bastante relaxada.

Manter as galinhas saudáveis é um trabalho relativamente fácil, desde que você estabeleça uma rotina forte. Isso é importante para que você possa garantir os benefícios do ovo e sua qualidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo