Galinha poedeira é responsável pela produção de ovos

Inicio » Agronegócio » Galinha poedeira é responsável pela produção de ovos
07/05/2019 Por
Galinha poedeira é responsável pela produção de ovos

A galinha poedeira é o animal utilizado na avicultura de postura e, conforme a raça, pode colocar mais de 300 ovos em um ano

A galinha poedeira pode ser criada de diferentes formas, em confinamento até em sistema livre, também conhecido como produção de “galinha caipira”.

Na produção de ovos, é preciso tomas alguns cuidados com a galinha poedeira, assim como o ambiente na qual o plantel vive. Vale prestar a atenção em alguns fatores importantes, como disponibilidade de água e comida para os animais.

Galinha poedeira

O que é galinha poedeira?

Galinha poedeira é aquela ave que se encontra na fase de reprodução, e já começou a dar ovos. Também chamada de galinha, ou ave de postura, é o animal responsável pela produção de ovos dentro do agronegócio.

Existem diversas espécies de poedeiras, assim como diferentes formas de produção de ovos. Para isso, portanto,é necessário conhecer os sistemas de criação das aves que podem ser em confinamento ou criadas como galinhas caipiras, por exemplo.

Criação de galinhas poedeiras

O local onde vivem as poedeiras também deve conter os equipamentos necessários para a produção dos ovos. Apesar dos diferentes tipos de criação, alguns componentes são essenciais a todos eles:

  • Comedouros: os comedouros devem estar dispostas em linha reta e ter ao menos 10 centímetros de comprimento para cada ave. É importante que elas tenham espaço e não briguem pela comida.
  • Bebedouros: assim como os comedouros, os bebedouros são essenciais na produção. Caso seja em formato de pipetas, é importante reservar uma pipeta para cada 10 poedeiras.
  • Ninhos: em criações onde a galinha anda livremente, é importante reservar um ninho para até 7 aves.
  • Poleiros: é importante fabricar os poleiros com material seguro e, portanto, não cortante. Vale à pena reservar 15 centímetros de espaço para os animais.

Raças de galinhas poedeiras

Antes mesmo de iniciar a produção de ovos, então, é importante conhecer as raças de aves poedeiras e de que maneiras elas se adaptam mais à sua região.

Galinha poedeira

  • Paraíso Pedrês: capacidade grande de ganhar peso e excelente capacidade de colocar ovos. Sua média chega a 350 ovos por ano.
  • Legorne: uma das mais conhecidas e populares. Geralmente são criadas em confinamento e colocam, em média, 300 ovos por ano.
  • Silver-Spangled Hamburgs: chegam a quatro quilos na idade adulta e colocam até 230 ovos em um ano.
  • Sex Link: é uma raça híbrida criada exclusivamente para a produção em postura. Pode colocar cerca de 300 ovos em um ano e tem pelagem amarronzada. Chega até cinco quilos, quando adulta.
  • Australorp: são pequenas e, por isso, bastante ágeis. Entretanto, produz pouco – menos do que as outras raças citadas.
  • New Hampshire: É muito utilizada em cruzamentos, especialmente para frango de corte. Entretanto, produz em média 220 ovos no ano.

Rotina de um sistema de produção

O ambiente é importante para que as aves da avicultura de postura convivam bem entre si e tenham as suas necessidades supridas. É importante avaliar a saúde dos animais, assim como sua alimentação.

Profissionais especializados na produção de galinhas poedeiras podem conferir as instalações e conferir o bem-estar dos animais. É fundamental que as aves estejam sadias e livres de stress para o sucesso da avicultura de postura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo