Benefícios do pepino estimulam o consumo do vegetal no cotidiano

Inicio » Agronegócio » Benefícios do pepino estimulam o consumo do vegetal no cotidiano
12/04/2021 Por
Benefícios do pepino estimulam o consumo do vegetal no cotidiano

Que os vegetais movimentam a agricultura e fazem parte dos alimentos fundamentais para a nossa saúde, nós já sabemos. Afinal, por meio deles temos acesso a vitaminas vitais para um organismo saudável, trazendo inúmeros benefícios para o corpo. No artigo de hoje vamos descobrir alguns benefícios do pepino.

As características do pepino chamam atenção por compor um alimento com bastante água, baixa caloria, versatilidade no uso gastronômico e leveza. Ainda mais, com ele se prepara saladas, sucos, conservas, aperitivos e outros pratos que utilizam os benefícios do pepino para preservar uma alimentação saudável.

Os nutrientes do pepino são diversos e contribuem para um consumo regular do alimento, sobretudo quando destacamos alguns dos benefícios do vegetal.

Principais benefícios do pepino para a saúde

Veja como o pepino pode contribuir com a sua saúde de 3 formas:

Ajuda na hidratação do corpo

Existe uma lista de alimentos com grande percentual de água e que têm o consumo bastante indicado durante o verão. O pepino não apenas é um desses alimentos, como é composto por 97% de água. Ou seja, é o alimento que mais tem água em sua composição.

A melancia é famosa pelo seu alto potencial de hidratação, mas tem 5% a menos de água do que o próprio pepino. Ambos são alimentos importantes, mas quando o assunto é hidratação, o pepino está no topo da lista.

Contribui para a regularização do intestino

O alimento, além de diurético por causa do alto percentual de água, também é composto por fibras que ajudam o intestino a funcionar bem. Bem como, o vegetal – seja em salada de pepino ou receitas como conservas e suco de pepino – é um aliado no combate à prisão de ventre.

O alimento está entre a indicação de profissionais como nutricionistas e nutrólogos, justamente por auxiliar na limpeza do chamado trato intestinal. Em outras palavras, ele ajuda a manter a digestão facilitada, elimina toxinas e contribui para que nada fique estacionado no intestino.

conserva de pepinos com alho e ervas

Pepino ajuda a sentir mais saciedade

O pepino é rico em fibras solúveis.  Ou seja, são fibras que se dissolvem na água e evitam que o estômago esvazie muito rápido, adiando a sensação de fome.

É comum a busca por informações para saber se o pepino emagrece. Na verdade, a sua contribuição para a perda de peso é indireta, já que se trata de um alimento de baixa caloria. A forma como preparar pepino também é fundamental para se considerar nas dietas de déficit calórico, já que molhos ricos em calorias não vão ajudar muito se forem combinados com o vegetal.

Existem diversas receitas com pepino, incluindo até a utilização da casca. Consumir a casca de pepino contribui para a redução de açúcar no sangue e, portanto, ela faz parte de diversas maneiras de preparar o alimento.

Como plantar pepino?

Uma maneira de ter pepino com baixo custo para o consumo é plantar o vegetal em casa. O pepineiro não necessita de muitos cuidados e gosta de clima quente, com temperaturas que variam de 26 a 28 graus. Antes de tudo, o solo precisa ser fertilizado, tendo baixo índice de acidez. A plantação é feita com sementes depositadas em covas de até 2 centímetros, em modo de rasteiro.

Para aqueles que não têm muito espaço, o pepino também pode ser cultivado em vasos, estando em locais protegidos de frio. Os pepinos, que são os frutos do pepineiro, aparecem depois de 60 dias do cultivo das sementes. Em seguida, é só colher e inserir o vegetal na alimentação, aproveitando os benefícios do pepino em todas as refeições.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo