Entenda como plantar pepino e obter ótimos resultados de produtividade

Inicio » Agricultura » Entenda como plantar pepino e obter ótimos resultados de produtividade
30/03/2020 Por
Entenda como plantar pepino e obter ótimos resultados de produtividade

Saber como plantar pepino é um bom negócio para o bolso e para a saúde

De fato, a importância em saber como plantar pepino está não apenas em seus lucros, mas em seus benefícios para a saúde. Afinal de contas, o pepino é considerado um diurético natural. Além disso, é um aliado para a dissolução em casos de cálculos renais.

O vegetal também possui outros benefícios para o bem-estar, pois é rico em potássio. Assim, é capaz de proporcionar maior flexibilidade aos músculos, oferecendo elasticidade às células responsáveis pela composição de nossa pele. Aprenda como plantar pepino a seguir!

como plantar pepino

O que é pepino?

Pepino é fruto originário do pepineiro, geralmente consumido em saladas.

Antes de aprender como plantar pepino, vamos conhecer seus benefícios

Como abordado brevemente acima, esse vegetal, parente da abóbora e do melão, é altamente reconhecido desde a antiguidade devido às suas propriedades medicinais.

Desde o tratamento da pele até sua colaboração ao combate ao câncer, o pepino é um remédio natural. Por isso, embora, de fato, não agrade todos os paladares, deve ser parte de uma dieta equilibrada e saudável.

Para incluí-lo no cardápio do dia a dia, saber como plantar pepino pode ser uma mão na roda. Afinal de contas, com o consumo diário, é possível gozar dos cinco benefícios do pepino listados abaixo:

Benefícios do pepino

  • O pepino é composto por uma substância chamada de cucurbitacina, que por sua vez auxilia a combater o câncer;
  • O vegetal contribui bastante para a hidratação do corpo, afinal, possui aproximadamente 90% de água. Ou seja, esse teor presente no alimento estimula a eliminação das toxinas do corpo;
  • Como mencionado, aprender como plantar pepino é benéfico para a dieta. Esse alimento tem um valor calórico baixo, o que, sem dúvida, ajuda a controlar o peso. Uma xícara do vegetal, por exemplo, apresenta somente 19 calorias;
  • O alimento é alcalinizante, ou seja, ele equilibra a acidez presente no sangue, tornando-o, obviamente, menos ácido. Esse efeito, por sua vez, pode diminuir e reter o crescimento das temidas células cancerígenas;
  • O vegetal é riquíssimo em fibras, em especial em sua casca, o que, por si, aumenta a saciedade e reduz o consumo de alimentos calóricos.

Achou pouco? Saiba que, por obra de sua capacidade hidratante significativa, o pepino é frequentemente usado como uma espécie paliativa contra dores de cabeça, inchaços e demais problemas.

Por exemplo, quem nunca viu em filmes a imagem clássica de uma mulher usando duas rodelas de pepino, uma em cada pálpebra? Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma técnica ficcional.

Sem dúvida, o pepino é largamente usado para uma série de incômodos na pele, como queimaduras de sol e inchaço nos olhos. Estima-se que seu efeito promove refrescamento, além de ser emoliente e calmante. Assim, o vegetal “acalma” a pele inchada ou irritada.

Devido a tantos benefícios, vamos ensiná-los como plantar pepino em vaso, para ter sempre à disposição. Confira!

como plantar pepino

Como plantar pepino em vaso?

Primeiramente, ensinar como plantar pepino em vaso não é a tarefa mais fácil, afinal, os vegetais necessitam de um espaço vertical considerável. No entanto, não é impossível plantá-los aí, na sua casa, de modo orgânico para contribuir para saúde e, quem sabe, ainda obter algum dinheiro.

É possível encontrar alguns cultivares em modo de moita, no entanto, a maioria é trepadeira ou rasteira. No último caso, o cultivo do vegetal tutorado é realizado com a ajuda de treliças ou estacas em um local amplo.

De fato, é preciso dispor de um solo com boa drenagem e bem nutrido. Ou seja, manter a umidade no decorrer da temporada de crescimento do vegetal para que estes se desenvolvam nos vasos é essencial.

Em suma, a variedade citada é de cultivo mais fácil em vasos do que a trepadeira. Afinal, a última espécie precisa contar com uma treliça para se espalhar e escalar. Assim sendo, ao escolher uma variedade do vegetal apropriada para cultivar em vasos, a chance de ser bem-sucedido aumenta.

  • Escolha o vaso

Escolha um vaso para o plantio, com 25 centímetros de largura. O mesmo vale para a medida de profundidade e diâmetro. Caso não haja furos no fundo do vaso, se encarregue de fazê-los com uma furadeira. O vegetal adora a água, entretanto, se essa ficar parada no fundo do vaso, a raiz da planta apodrecerá.

  • Limpe o vaso

O vaso deve ser higienizado com sabão e água. Bactérias presentes no vaso podem apodrecer a planta.

  • Prepare uma estaca

Para poder crescer, o pepino de vaso precisa de uma estaca. Você pode usar, por exemplo, três canas de bambu ou varas. Junte-as e amarre em cima com barbante, formando uma estrutura semelhante a uma oca.

  • Fortaleça o solo

Para aumentar os nutrientes no solo, utilize um fertilizante de qualidade. Como, por exemplo, 14-14-14 ou 5-10-5. Misture na terra de acordo com as instruções da embalagem.

  • Plante as sementes

As sementes devem ser plantadas quando o clima estiver acima de 20 °C. O solo necessita alcançar essa temperatura para o vegetal se desenvolver.

  • Cave o buraco

O buraco deve ter aproximadamente 1,5 centímetros na terra do vaso. A largura e profundidade devem ser iguais. Em seguida, cubra o furo com substrato e solte terra nas sementes sem pressionar.

  • Regue as sementes

Logo após plantar, regue as mudas ou sementes. O solo deve ser completamente molhado, de maneira visível. Entretanto, não cometa exageros, ou as poças sobrecarregarão as sementes.

  • Exponha o vaso à luz

Coloque o vaso em um local que receba luz solar por oito horas diárias ou mais.

  • Regue todos os dias

O pé do pepineiro no vaso deve ser regado diariamente. É preciso regar em todas as vezes em que a superfície da terra estiver com aspecto seco. Pouca água amarga o pepino.

  • Quando colher o pepino?

Cerca de 50 dias após plantar, os pepinos já podem ser colhidos. Inclusive, é indicado que se procure colhê-los enquanto novos.

como plantar pepino

Como plantar pepino e obter lucro?

A plantação de pepino, em si, é lucrativa devido às suas economias, sobretudo do pepino vendido em conserva. Esses são irrigados por um sistema que usa gotejamento, assim, gastando pouca água. Desse modo, a lavoura é mantida com água de poço tubular. O consumo hídrico baixo também diminui o custo de energia de irrigação.

Além disso, uma das maiores vantagens para os cultivadores de pepino que promovem parcerias é a chance do produtor plantar o vegetal sem uma necessidade de investir gastos imediatos com recursos.

Afinal, a indústria de pepinos em conserva oferece defensivos, adubo, equipamentos para irrigar, sementes, dentre outros insumos de cultivo e prestação de assistências técnicas.

Assim, a despesa é posteriormente descontada durante um acerto na compra de produção adquirida através da empresa de alimentos. Nesse sistema de como plantar pepino, o cultivador só arca com os custos do primeiro cultivo, se tornando um negócio lucrativo a longo prazo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo