Benefícios da vitamina C atingem desde a pele até a imunidade

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15/01/2021 Por
Benefícios da vitamina C atingem desde a pele até a imunidade

Sem dúvida, o ácido ascórbico é uma das vitaminas mais conhecidas. Além dos benefícios da vitamina C para o nosso organismo, ela também ajuda a manter a saúde da pele. Por isso, ela é bastante utilizada em suplementes alimentares e cosméticos.

Quer saber quais os benefícios da vitamina C e qual a sua função no corpo humano? Então, confira a seguir!

Benefícios da Vitamina C

O que é vitamina C?

Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel presente principalmente em alimentos cítricos. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C não é produzida e nem armazenada pelo corpo humano. Porém, quando consumida, ela é absorvida pelo intestino delgado quase completamente.

De fato, os benefícios da vitamina C são essenciais para a saúde humana e também para a saúde animal.

A sua função no organismo está relacionada principalmente à absorção de ferro e ação antioxidante. Além disso, ela é essencial no metabolismo de vários aminoácidos, formação e síntese de colágeno, nutrição das células e absorção de cálcio.

Como e quando tomar vitamina C?

De acordo com Ministério da Saúde, a dose recomendada de vitamina C para adultos em geral é de 45 mg. Porém, gestantes, lactantes, crianças em crescimento, atletas e fumantes precisam de uma quantidade maior.

Embora seja fácil suprir a necessidade diária de ácido ascórbico por meio da alimentação, em alguns casos a suplementação pode ser necessária. Porém, como ela é absorvida com facilidade pelo organismo, a vitamina C em cápsulas pode ser consumida em qualquer horário, desde que seja sempre o mesmo.

Entretanto, embora os benéficos da vitamina C sejam muitos, a sua suplementação deve ser feita somente com indicação médica. Afinal, o excesso dessa substância no organismo pode causar náuseas, diarreia, cólicas abdominais, distúrbios gastrointestinais e até aumentar as chances de desenvolver calculo renal.

No caso da vitamina C para uso cosmético, não há nenhuma contraindicação. Nesse caso, ela pode ser usada uma vez por dia sobre a pele após a higienização e antes do protetor solar.

Benefícios da Vitamina C

O que causa a deficiência de vitamina C?

A deficiência de vitamina C ocorre principalmente devido ao baixo consumo do nutriente. Contudo, algumas doenças podem dificultar a absorção do ácido ascórbico pelo organismo, como inflamações, febre alta, diarreia, hipertireoidismo, queimaduras e cirurgias.

Além disso, fumantes, grávidas e mulheres que amamentam estão mais vulneráveis, pois esses indivíduos têm necessidade de uma quantidade maior de vitamina C.

Em casos mais graves, a deficiência de vitamina C pode causar escorbuto. Essa doença era bastante comum na época das grandes navegações, quando a dieta dos marinheiros era pobre em frutas e vegetais. Os sintomas do escorbuto aparecem apenas alguns meses após a deficiência de ácido ascórbico. Os principais são:

  • Hemorragia subcutânea;
  • Gengivas arroxeadas, esponjosas e inchadas;
  • Dentes frouxos;
  • Cabelo e pele seca;
  • Queda de cabelo;
  • Retenção de líquido nas pernas;
  • Dificuldade de cicatrização.

Por outro lado, os casos mais brandos de deficiência de vitamina C podem provocar tontura, cansaço, irritabilidade, dores nas articulações, fraqueza muscular, falta de apetite, manchas roxas na pele e anemia.

De qualquer forma, caso haja a suspeita de falta do nutriente, o melhor é procurar a orientação de um médico. Em todos os casos, um profissional é sempre a pessoa mais indicada para fornecer orientações a respeito de sua alimentação.

Quais os principais benefícios da vitamina C?

Dentre os tipos de vitaminas, o ácido ascórbico é o mais versátil. Confira alguns benefícios da vitamina C para o corpo humano:

  • Aumenta a imunidade, já que ela ajuda na produção de glóbulos brancos e anticorpos;
  • Melhora a absorção de ferro, porque a vitamina C auxilia no transporte de ferro e, por isso, previne a anemia;
  • Melhora a saúde dos ossos, dos vasos sanguíneos e tendões, pois tem um papel importante na produção de colágeno e absorção de cálcio;
  • Evita problemas de visão, como a carata, uma vez que previne a degeneração da retina;
  • Alivia os sintomas de gripes e resfriados;
  • Previne derrames, pois o ácido ascórbico ajuda na produção de substâncias que evitam o rompimento de coágulos e a formação de placas nas artérias;
  • Combate os radicais livres, o principal responsável pelo envelhecimento das células.

Como já abordamos, a vitamina C também é ótima para a pele. Veja, então, quais são seus principais benefícios nesse sentido:

  • Ajuda na regeneração da pele, sendo muito indicada para o tratamento de cicatrizes;
  • Previne manchas e uniformiza o tom da pele. Por isso, ela geralmente é usada para tratar marcas de espinhas e melasmas variados;
  • Estimula a formação de colágeno e elastina, ajudando também na firmeza na pele;
  • Hidrata e ilumina a pele, além de deixá-la mais lisa;
  • Graças à sua ação antioxidante, a vitamina C suaviza linhas de expressão e rugas finas;
  • Aumenta o efeito do protetor solar, prevenindo o envelhecimento precoce, manchas e o câncer de pele.

Benefícios da Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C

As principais fontes de vitamina C são vegetais, frutas cítricas e folhas verde escuras. Confira, a seguir, uma lista com os principais alimentos ricos em vitamina C:

  • Uma xícara de chá de abacaxi (154g) tem aproximadamente 77 mg;
  • Um quarto de xícara de chá de acerola (100g) contém 900 mg;
  • Uma xícara de chá de brócolis cozido (72g) possui 87 mg;
  • Meia xícara de chá de caju (132g) tem cerca de 100 mg;
  • Meia xícara de chá de couve manteiga cozida (80g) contém 23 mg;
  • Uma unidade de goiaba (190g) tem aproximadamente 433 mg;
  • Uma unidade de kiwi (77g) possui 70 mg;
  • Meia unidade de laranja (68g) tem cerca de 37 mg;
  • Meia unidade de mamão papaia (140g) contém 85 mg;
  • Uma unidade de manga (110g) tem 47 mg;
  • Cinco unidades de morango (120g) possuem aproximadamente 72 mg;
  • Um quarto de uma unidade de pimentão amarelo cru (46g) tem mais ou menos 58 mg;
  • Uma xícara de chá de salsa crua (60g) contém 109 mg;
  • Meia xícara de chá (100ml) de suco de limão puro tem 79 mg;
  • Uma unidade de tangerina (148g) possui 66 mg.

Decerto, não é muito difícil atingir a dose recomendada de ácido ascórbico apenas com a alimentação e ter todos os benefícios da vitamina C. Assim, com uma alimentação equilibrada e variada, é possível ter uma boa saúde.

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