Vagem é um vegetal de sabor agradável e muitos benefícios nutricionais

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09/08/2019 Por
Vagem é um vegetal de sabor agradável e muitos benefícios nutricionais

A vagem pode trazer uma série de benefícios para a saúde

Um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros, a vagem é extremamente versátil e pode participar de uma série de receitas. Ela pode se adaptar a vários sabores, encaixando-se em pratos quentes e frios.

Além disso, a vagem também pode trazer sustância para as suas combinações favoritas, além de uma infinidade de benefícios para a saúde. Conheça todas as propriedades e insira este alimento poderoso em sua rotina!

Vagem

O que é vagem?

Vagem é um vegetal que pertence ao grupo dos feijões. Da família Fabaceae, esses alimentos precisam estar inseridos em um clima subtropical, tropical ou temperado para se desenvolverem. Por isso, estão espalhadas por todo o Brasil.

As sementes crescem e ficam secas com o passar do tempo. São diferentes tipos de vagem desenvolvidas como, por exemplo, as redondas, as planas ou as que ficam em forma de coração. Também há a corda, que traz 8 sementes.

São mais de 5 mil anos de história da vagem no cultivo de alimentos. As primeiras regiões a plantarem esse vegetal foram China, Peru e México. Tanto que os navegadores descobriram este elemento e levaram para a Europa.

Por isso, a vagem se tornou um grande sucesso na Espanha. Só as sementes secas eram ingeridas até o século XIX, mas a culinária foi descobrindo a qualidade do restante do alimento.

Propriedades da vagem

Além de saborosa, a vagem traz uma série de propriedades nutritivas e fundamentais para o corpo humano. Para ter ideia, a composição é de mais de 90% de água, além de conter amidos, fibras, lipídios e proteínas.

São muitas as vitaminas presentes na composição, mas as principais a serem destacas são B2, B6, B1, B3, C e A. Os minerais fundamentais são o ácido fólico, betacaroteno, aminoácidos, antioxidantes, ferro, magnésio, fósforo, cálcio e potássio.

Dicas para a escolha da vagem

Ao comprar uma vagem, é importante ficar atento a alguns detalhes. Entre as dicas, destacamos observar se o verde está brilhante para efetuar a compra. Muitas acabam secando rápido e deixam de ficar frescas pela ausência da água.

O armazenamento da vagem deve ser na geladeira, de preferência dentro de um saquinho plástico perfurado. É possível que o alimento dure cerca de uma semana, mas é importante sempre checar.

Vagem

Benefícios da vagem

  • Prevenção contra gripes e resfriados

Uma das importantes propriedades da vagem é a presença da vitamina C, que evita uma série de doenças. O corpo estará muito mais fortalecido, com a imunidade muito mais alta.

Isso se dá por conta da destruição de elementos prejudiciais, como as toxinas e os radicais livres. Mas é fundamental combinar o alimento com outros elementos saudáveis para ter outros ganhos, como condicionamento físico e disposição.

  • Efeitos antioxidantes

Uma série de especialistas estudaram a vagem e constataram que há muitas semelhanças do alimento com o feijão. E uma das principais semelhanças foi notada pelo poder antioxidante que os dois alimentos possuem.

Dessa forma, a vagem pode deixar o organismo muito mais leve, principalmente pelo trabalho do betacaroteno e dos ácidos fenólicos. Estes elementos farão com que a velhice demore mais tempo para chegar.

Também há outras vantagens neste aspecto, como a prevenção do câncer. Além de rejuvenescer a pele, a vagem poderá eliminar uma série de gorduras presentes nas células, auxiliando no bom funcionamento do corpo.

  • Saúde cardiovascular

Os grãos da vagem são importantes para a redução do percentual de gordura no corpo. Com isso, há um ganho notável no desempenho do corpo, o que fará todo o sistema cardiovascular trabalhar de maneira mais eficiente.

Com o coração em dia, dificilmente você terá problemas repentinos, como infartos e picos de hipertensão. Isso se dá, também, pela presença de ômega 3, que está em menor escala neste alimento. Entretanto, continua sendo muito importante obter um acompanhamento médico.

  • Prevenção da anemia

A vagem presente na alimentação resolve um problema que muitas dietas criam. A falta de acompanhamento de especialistas pode fazer com que você abra mão de muitos nutrientes importantes e possa chegar a um quadro anêmico.

Mas essa queda de energia pode ser resolvida com a presença deste alimento. Fonte de ferro, o organismo reconhecerá a vagem de forma instantânea, evitando fadigas e acúmulo de cansaço.

  • Melhorias no aparelho intestinal

A flora intestinal precisa estar funcionando de maneira constante para absorver nutrientes. Caso você esteja enfrentando inchaços e desconfortos, pode ser que precise de uma ajudinha nesta questão. Mas não há nada que a vagem não possa resolver!

Com uma grande porção de fibras em sua composição, o alimento elimina as toxinas que prejudicam o funcionamento do intestino. Desta forma, o organismo funciona de maneira constante, mas é importante que a alimentação seja frequente.

Vagem

  • Melhora no humor

As mudanças de humor são cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Entretanto, o grande vilão desta história é o desequilíbrio hormonal. O ácido fólico pode resolver essa questão, ajudando na produção de serotonina e dopamina.

A melhora do humor vai acarretar uma série de consequências em seu cotidiano. Será possível controlar melhor o apetite, além de administrar questões da vida pessoal e profissional.

As atividades físicas também ganharão espaço. Por isso, aposte em receitas com vagem e observe os benefícios.

  • Auxílio no processo de emagrecimento

Para quem vive controlando a quantidade de calorias, a vagem é extremamente parceira neste quesito. Além de auxiliar a saúde em diversos pontos e prevenir uma série de problemas, o alimento também tem um baixíssimo nível calórico.

Mas não se esqueça de combinar o alimento com outros que também não são calóricos. Faça uma salada de vagem e aposte também em outras combinações: 100 gramas vão agregar apenas 35 calorias ao seu dia.

  • Controle da diabetes

A composição sanguínea também sofre alterações com a presença do alimento. Os nutrientes da vagem fazem com que o alimento reduza drasticamente a quantidade de açúcar presente no corpo, gerando uma grande queda na atuação da diabetes.

Por isso, esse alimento é importante para manter a taxa controlada. Os picos de insulina e hipoglicemia ficam extremamente reduzidos, tornando a vida de quem enfrenta este problema muito mais simples.

  • Reforço na força dos ossos

São muitos os minerais presentes na vagem, entre eles a vitamina K, o magnésio, o silício e o cálcio. Com isso, há um reforço na densidade óssea absolutamente notável. Isso vai auxiliar também no desempenho em atividades físicas.

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