Joio é uma planta invasora que prejudica as culturas de trigo

Inicio » Agricultura » Joio é uma planta invasora que prejudica as culturas de trigo
27/05/2019 Por
Joio é uma planta invasora que prejudica as culturas de trigo

O joio é uma planta que pode prejudicar os cultivares de trigo, pois compete pelos mesmos nutrientes do solo

O joio e o trigo são bastante semelhantes e apresentam diferenças somente na fase adulta.

O joio pode ser tóxico quando consumido por humanos. Além disso, a palavra é frequentemente utilizada em contos bíblicos.

Joio

O que é joio?

Joio é uma espécie de planta anual, com talo rígido, e pode crescer até um metro de altura. Com o nome científico de Lolium temulentum, o joio, assim como o trigo, é muito citado em parábolas bíblicas. Entretando, o joio é considerado uma erva daninha.

Na fase jovem as duas plantas são bastante semelhantes, a diferença se torna mais evidente quando alcançam a fase adulta.

O vegetal floresce na forma de espiga e tem grão de cor puxando para o violeta/rosado. Em alguns locais, inclusive, é chamado de “falso trigo”, devido à proximidade das duas plantas.

Diferenças entre o joio e o trigo

As duas espécies possuem uma morfologia bastante parecida. Assim, o que distingue uma da outra é a formação da espiga – no joio ela é bastante alongada. Algumas diferenças entre o joio e o trigo são:

  • Formação da espiga: no joio, as espigas são mais delgadas e ficam posicionadas de forma diagonal em relação ao caule da planta.
  • Coloração: quando chegam na fase madura, as espigas do trigo são castanhas. Já as do joio têm a cor preta.

Entretanto, como pode-se notar as diferenças entre trigo e joio apenas são perceptíveis quando as plantas chegam em uma determinada fase de crescimento. Por isso, a L.temulentum é considerada uma praga, visto que cresce nos mesmos locais que o trigo e, assim, é uma competidora por nutrientes.

Curiosidades sobre o joio

O joio é classificado como uma planta angiosperma e possui algumas características físicas. Confira alguns detalhes da planta:

  • É uma planta dura e ereta.
  • Tem o tronco coberto por pelos finos.
  • No seu topo pode nascer uma flor rosácea, nos meses de verão.
  • As suas folhas possuem a cor verde, um pouco pálida.
  • As sementes nascem dentro de cápsulas.
  • Existe risco de intoxicação para quem consome a planta.

Entretanto, quando exposta às altas temperaturas, ela perde suas toxinas. Assim, se um grão de joio se misturar ao trigo, ele não fará mal, uma vez que o trigo será assado ou cozido (e consequentemente, a semente invasora junto com ele).

Joio

Classificando a L. temulentum

Como visto, o vegetal é classificado como um dos vegetais angiospermas. Mas o que seria isso? A palavra angiosperma vem do grego e, quando analisada, quer dizer: “bolsa” e “semente”. Ou seja, são as plantas que produzem as sementes dentro de bolsas, ou cápsulas.

Algumas características são comuns a todas as plantas classificadas desta forma. Assim, todas elas produzem raiz, caule, folhas, frutos e sementes.

Portanto, essas plantas, assim como o joio, são compostas de alguns órgãos que garantem a sua proteção e proliferação. Os órgãos de suporte, por exemplo, são aqueles que sustentam as flores. Já os órgãos de proteção e reprodução irão proteger as flores e permitir com que os vegetais se reproduzam, respectivamente.

8 Replies to “Joio é uma planta invasora que prejudica as culturas de trigo”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo