Bétula é uma árvore característica do hemisfério Norte

Inicio » Agricultura » Bétula é uma árvore característica do hemisfério Norte
09/08/2020 Por
Bétula é uma árvore característica do hemisfério Norte

Pouco conhecida no Brasil, bétula é extremamente eficaz para combater doenças da pele

Com uma participação importante na composição de remédios caseiros, a bétula é uma árvore conhecida principalmente na América do Norte. Entre as doenças que podem ser curadas com o uso deste elemento, podemos citar a psoríase, o reumatismo e a uretrite.

Também conhecida como vidoeiro ou bétula branca, esta árvore pode ser encontrada para compra também no formado de folhas secas ou de óleos. Assim, você encontra este item em lojas de produtos naturais, tamanho o benefício que a planta traz para a saúde. Saiba todos os detalhes sobre este elemento que também é benéfico para a economia.

Bétula

O que é bétula?

Bétula é uma árvore oriunda da família Betulaceae que parte do grupo do amieiro (Alnus glutinosa) e da aveleira.

Os primeiros registros da árvore ocorreram há mais de 30 milhões de anos. Depois da era glacial, foi uma das primeiras plantas a estarem presentes em uma série de locais no mundo inteiro, inclusive na Europa.

A planta pode alcançar até 15 metros de altura, mantendo um tronco mais reto. Outras características de destaque são a casca mais lisa e a base não muito larga.

Em outros países, como Portugal, há uma série de espécies diferentes derivadas da bétula. Em países do hemisfério Norte, é mais comum ver uma riqueza de espécies para exportação.

Com folhas consideradas simples, a árvore se destaca por um formato mais triangular e pecíolo desenvolvido, atingindo cerca de 2 centímetros. Costuma florescer nos meses de abril e maio, gerando frutos maduros entre julho e setembro.

Bétula

A bétula na economia

Há uma série de espécies diferentes presentes no mercado, como a bétula pendula, bétula madeira e bétula portobello. Além disso, todas elas produzem um óleo excelente para a saúde, que pode ser usado para consumo direto e massagens. Em média, o preço deste óleo em lojas especializadas gira em torno de 50 reais.

No Brasil, é comum localizar seu comércio quando falamos sobre a casca da árvore ou a venda de folhas frescas.

No entanto, uma das principais modalidades é a produção do chá de bétula, que consiste em uma colher de chá de folhas secas juntamente a uma xícara de água. É preciso ferver e repousar por 10 minutos antes de coar.

Bétula

Benefícios da bétula

Por ser um elemento muito utilizado pelos indígenas, cientistas analisaram quais os fatores poderiam trazer benefícios para a saúde. Assim, cientistas portugueses descobriram que a casca da planta bétula é uma fonte de diversas substâncias que evitam doenças crônicas na pele, como é o caso dos cânceres e da psoríase.

Uma revista científica do país europeu aponta que, segundo o Centro de Estudos Florestais (CEF), a árvore traz uma grande quantidade de betulina em volume considerável. Esta substância é fundamental para os estudos de botânica sistemática, equilibrando os bons rendimentos de plantações.

Entre outros benefícios gerados pela presença da bétula, é possível citar o tratamento de cólicas renais, uretrite, cistite, dores musculares, irritações no corpo, gota, caspas, calvície, saúde das células tumorais, crescimento dos cabelos e purificação do sangue.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo