Bicheira é uma doença parasitária causada por larvas de moscas

Inicio » Veterinária » Bicheira é uma doença parasitária causada por larvas de moscas
27/05/2019 Por
Bicheira é uma doença parasitária causada por larvas de moscas

A bicheira pode ocorrer tanto em animais como seres humanos e apresenta alguns sintomas característicos

É necessário estar atento à pele ou pelos dos animais, prevenindo a bicheira. Geralmente as larvas parasitas são depositadas em feridas e machucados.

A bicheira pode chegar a casos bastante graves, causando a amputação de um membro ou até mesmo a morte.

Bicheira

O que é bicheira?

A bicheira é uma doença que pode afetar principalmente os animais, como cães e gatos. Entretanto, o problema também pode afetar a saúde de seres humanos. Também chamada de miíase, a bicheira é causada pela mosca varejeira, que deposita seus ovos em uma ferida, ou tecido exposto do animal.

Ela pode chegar a níveis bastante graves, já que as larvas da mosca se alimentam da carne onde foram depositadas. Em alguns casos extremos, então, dependendo da infestação, pode ser necessário até mesmo a amputação de um membro.

Como tratar a bicheira?

Assim que o problema for identificado, deve ser tratado. Assim, o tratamento para bicheira inclui alguns cuidados.

As larvas devem ser mortas ou retiradas do corpo do animal com urgência. Para isso, portanto, pode-se fazer uso de alguns produtos, como um spray mata-bicheira. O medicamento mata as larvas da mosca e, após este procedimento é possível fazer a limpeza do local infectado.

A ferida também pode ser tratada com antissépticos e produtos que auxiliem na cicatrização da pele. Vale ressaltar que a consulta de um médico veterinário é muito importante para que a saúde do animal seja restabelecida. Os cuidados devem continuar até que o ferimento esteja 100% cicatrizado.

Que animais podem sofrer com a miíase?

Muitos seres vivos podem ser vítimas das moscas e suas larvas, para isso, basta apresentar um machucado ou tecido exposto no corpo. A miíase, então, acaba acometendo algumas espécies com mais frequência. São estas:

  • Cães
  • Gatos
  • Bovinos
  • Equinos
  • Cabras
  • Ovelhas
  • Seres humanos

Vale lembrar que, nos animais, a bicheira geralmente ocorre em locais onde a língua do bicho não alcança – pois desta forma ele não consegue fazer a limpeza. Por isso é importante olhar regiões que são de difícil alcance para eles, como orelhas, peito, meio das costas, etc.

Sintomas da bicheira

Independente do animal afetado, a bicheira apresenta alguns sintomas principais. Vale reforçar que o principal deles é visível: a própria infestação das larvas.

Por isso é necessário ficar atento à pele ou pelos dos animais, procurando sempre por feridas ou machucados. Estes são ambientes naturais que favorecem a proliferação das moscas.

Alguns sintomas que também podem ser percebidos, portanto, são:

  • Anomalias na pele ou pelos
  • Febre
  • Dor
  • Falta de apetite
  • Úlceras e furúnculos
  • Coceira

Larvas da bicheira

Bicheira em humanos

Assim como nos animais, a bicheira em humanos pode ser bastante dolorida e prejudicial à saúde. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas como nariz, olhos e boca. A miíase, então, demonstra alguns sintomas como o meu cheiro e a possibilidade de hemorragias.

Nos seres humanos a doença geralmente afeta pessoas com poucas condições de higiene ou saneamento básico, assim como pessoas que não têm condições (mentais ou psicológicas) de cuidarem de si mesmos.

Em casos de infestação, é recomendável que se busque ajuda médica, para que seja realizada a limpeza da bicheira e os cuidados com o ferimento.

One Reply to “Bicheira é uma doença parasitária causada por larvas de moscas”

  • Luiza Cavalheiro da Luz disse:

    Oi. Uma vez uma gata deu cria no forro da minha casa, eu comesei a alimentar eles e eles foram se a acostumando… esses dias uma dessas gatinhas teve 3 filhotes mas eles começarão a não aparecer mais aqui, passou uns 4 dias e eu deles apareceu todo machucado e com larvas nos machucados eu nao sabia o que fazer então eu coloquei ele dentro de casa e fui pesquisar o que poderia ser, li o que vc publicou e então deixei ele no forro onde ele sempre ficava e fui pesquisar mais… quando fui pegar o gato para tirar as larvas e lavar o machucado ele não estava maia lá, foi um disispero total eu não sabia o que fazer então coloquei leite em uns potinhos e esperei que ele voltasse (ele ja tinha fugido viárias vezes mas sempre voltava então não me preocupei tanto) esperei, esperei, esperei MUITO e acabei dormindo, no dia seguinte fui ver se ele já estava lá e eu o achei MORTO eu não sabia o que fazer com a mãe dele… quando eu peguei ela no colo ela estava com um buraco enorme na pata dela, estou cuidando dela mas tbm estou preocupada com os outros filhotes que ainda não voltaram. o que pode estar acontecendo?

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo