Desinfecção elimina agentes patógenos de diferentes seres vivos

Inicio » Veterinária » Desinfecção elimina agentes patógenos de diferentes seres vivos
10/04/2019 Por
Desinfecção elimina agentes patógenos de diferentes seres vivos

A desinfecção é um processo que combate micro-organismos presentes nos seres vivos

A desinfecção é um método que visa eliminar agentes nocivos que estejam no corpo dos seres vivos, seja dentro ou fora de sua estrutura.

O processo da desinfeção é feito de acordo com a necessidade. Dessa forma, cada caso específico define se é necessário o uso de medicamentos ou se a eliminação do agentes pode ser feita de maneira natural. Seja como for, é importante consultar um profissional para garantir que tudo seja feito de forma adequada.

Bovinos que podem ter passado pelo processo de desinfecção

O que é desinfecção?

A desinfecção é um processo para eliminar agentes patógenos de um ser vivo; ou seja, para desinfeccioná-lo. Esses agentes são capazes de causar infecções em diferentes graus de perigo e, por isso, o processo de desinfecção deve ser seguido com atenção e cuidado; visto que sua execução incorreta pode não ser efetiva e acabar levando o ser infectado a óbito. 

O método é uma luta contra micro-organismos que estão tentando se proliferar para causar uma infecção generalizada. Para combater o seu desenvolvimento, médicos especialistas fazem uma análise de grau da infecção e receitam medicamentos de acordo com os riscos. 

Diferentes métodos de desinfecção são recomendados pelos médicos. Entre eles, podemos encontrar possíveis soluções alopáticas e naturais; incluindo desde a ingestão de antibióticos e até a exposição ao sol e o consumo de ervas medicinais.

Em muitos casos, a eliminação do vírus não é total. No entanto, quando enfraquecida pelos remédios, já é possível que o próprio organismo faça o controle e o combate dos agentes patógenos.

Durante o tratamento – caso seja externo – é importante que a região infeccionada seja higienizada constantemente; evitando a propagação de micro-organismos.

Desinfecção da água

O processo de desinfecção da água é importante para que o seu consumo não seja prejudicial a saúde dos que a consomem. Além disso, também garante que não interfira na qualidade de produtos que tenha sido usada para algum tipo de limpeza ou higienização, por exemplo. 

Empresas responsáveis pelo controle da água fazem todo o processo de desinfecção com a ajuda de bombas de limpeza. Dessa forma, o líquido que passa pela máquina se torna apto para o consumo de maneira rápida e eficiente.

Aguá que passou pelo processo de desinfecção

Desinfecção e esterilização

Diferente da desinfecção, a esterilização é totalmente eficaz. Geralmente, instrumentos de trabalho, como os de dentistas, por exemplo, são postos em máquinas específicas para esse tipo de higienização. A autoclave – aparelho usado para a esterilização de materiais hospitalares, entre outros – é um dos mais conhecidos exemplos deste tipo de maquinários. 

Tanto a desinfecção quanto a esterilização podem ser feitas por meio de agentes físicos ou químicos. Entretanto, a esterilização é mais recomendada  para acessórios utilizados na medicina; já que esse tipo de instrumento pode ser responsável pela transmissão de graves problemas.

Por definição, a técnica da desinfecção está diretamente relacionada aos seres vivos. Enquanto isso, a esterilização acontece em instrumentos de trabalho que não podem ter qualquer vestígio de micro-organismos. Qualquer processo desse tipo deve ser feito com máximo de cuidado, garantindo a recuperação da saúde dos seres vivos e a eliminação dos agentes patógenos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo