A bicheira pode ocorrer tanto em animais como seres humanos e apresenta alguns sintomas característicos
É necessário estar atento à pele ou pelos dos animais, prevenindo a bicheira. Geralmente as larvas parasitas são depositadas em feridas e machucados.
A bicheira pode chegar a casos bastante graves, causando a amputação de um membro ou até mesmo a morte.
O que é bicheira?
A bicheira é uma doença que pode afetar principalmente os animais, como cães e gatos. Entretanto, o problema também pode afetar a saúde de seres humanos. Também chamada de miíase, a bicheira é causada pela mosca varejeira, que deposita seus ovos em uma ferida, ou tecido exposto do animal.
Ela pode chegar a níveis bastante graves, já que as larvas da mosca se alimentam da carne onde foram depositadas. Em alguns casos extremos, então, dependendo da infestação, pode ser necessário até mesmo a amputação de um membro.
Como tratar a bicheira?
Assim que o problema for identificado, deve ser tratado. Assim, o tratamento para bicheira inclui alguns cuidados.
As larvas devem ser mortas ou retiradas do corpo do animal com urgência. Para isso, portanto, pode-se fazer uso de alguns produtos, como um spray mata-bicheira. O medicamento mata as larvas da mosca e, após este procedimento é possível fazer a limpeza do local infectado.
A ferida também pode ser tratada com antissépticos e produtos que auxiliem na cicatrização da pele. Vale ressaltar que a consulta de um médico veterinário é muito importante para que a saúde do animal seja restabelecida. Os cuidados devem continuar até que o ferimento esteja 100% cicatrizado.
Que animais podem sofrer com a miíase?
Muitos seres vivos podem ser vítimas das moscas e suas larvas, para isso, basta apresentar um machucado ou tecido exposto no corpo. A miíase, então, acaba acometendo algumas espécies com mais frequência. São estas:
- Cães
- Gatos
- Bovinos
- Equinos
- Cabras
- Ovelhas
- Seres humanos
Vale lembrar que, nos animais, a bicheira geralmente ocorre em locais onde a língua do bicho não alcança – pois desta forma ele não consegue fazer a limpeza. Por isso é importante olhar regiões que são de difícil alcance para eles, como orelhas, peito, meio das costas, etc.
Sintomas da bicheira
Independente do animal afetado, a bicheira apresenta alguns sintomas principais. Vale reforçar que o principal deles é visível: a própria infestação das larvas.
Por isso é necessário ficar atento à pele ou pelos dos animais, procurando sempre por feridas ou machucados. Estes são ambientes naturais que favorecem a proliferação das moscas.
Alguns sintomas que também podem ser percebidos, portanto, são:
- Anomalias na pele ou pelos
- Febre
- Dor
- Falta de apetite
- Úlceras e furúnculos
- Coceira
Bicheira em humanos
Assim como nos animais, a bicheira em humanos pode ser bastante dolorida e prejudicial à saúde. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas como nariz, olhos e boca. A miíase, então, demonstra alguns sintomas como o meu cheiro e a possibilidade de hemorragias.
Nos seres humanos a doença geralmente afeta pessoas com poucas condições de higiene ou saneamento básico, assim como pessoas que não têm condições (mentais ou psicológicas) de cuidarem de si mesmos.
Em casos de infestação, é recomendável que se busque ajuda médica, para que seja realizada a limpeza da bicheira e os cuidados com o ferimento.