Bife de panela é uma popular opção no dia a dia dos brasileiros

Inicio » Agronegócio » Bife de panela é uma popular opção no dia a dia dos brasileiros
20/08/2020 Por
Bife de panela é uma popular opção no dia a dia dos brasileiros

O bife de panela pode causar grande dor de cabeça para aqueles que vão às compras no açougue sem entender de cortes de carne. Afinal de contas, as opções de carne bovina são tão vastas que até mesmo os entendedores do assunto podem se confundir no momento de eleger a melhor peça para levar à panela.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas abaixo sobre os tipos de carne e, claro, sobre como escolher a melhor carne para preparar aquele bife de panela delicioso e prático para o dia a dia! Para entender melhor sobre os cortes de carne que você encontra no açougue e ainda de quebra aprender uma receita com esse bife, continue lendo!

Bife de panela

O que é bife de panela?

Bife de panela é um corte de carne – como o nome sugere – voltado especialmente para o preparo na panela.

Tipos de bife

De fato, existem muitos tipos de bife. Por exemplo, no açougue você encontra filé mignon, picanha, coxão mole, alcatra, contrafilé e outros – só para citar os mais populares!

Sem dúvida, não tem como negar que o bife, principalmente o bife de panela, é uma receita coringa para aqueles que estão com pressa e querem preparar algo prático e simples.

Porém, se a carne comprada no açougue não for adequada para o preparo de bife de panela, o resultado, certamente, ficará bastante comprometido. Afinal, você pode acabar levando uma carne com muitas fibras, rígida e “borrachuda”, inadequada para aquele suculento bife.

Para que você nunca mais erre ao escolher o tipo de carne ideal para a sua receita, separamos os cortes mais recomendados para o preparo de bifes. Confira abaixo as particularidades de cada corte e para quais receitas são mais indicados!

  • Contrafilé

O contrafilé é uma peça que provém do lombo do gado. Em suma, essa carne é suculenta, firme e macia.

Além disso, entre suas principais características está sua tira de gordura localizada na lateral. Essa faixa de gordura permite que a carne mantenha sua suculência e umidade, bem como um sinal baixo de marmorização.

  • Alcatra

A alcatra, por outro lado, é uma carne mais magra que, contudo, assegura a suculência. A vantagem do bife de alcatra é que ele tem uma aceitação boa nos mais variados preparos. Afinal, se trata de uma carne saborosa e muito macia.

  • Coxão mole

Por sua vez, o coxão mole é retirado do músculo interior da perna bovina, possuindo, assim, fibras curtas e formato redondo, além de uma consistência e textura macias.

Tal como o filé, o coxão mole possui pouquíssima marmorização e praticamente nenhum sinal de gordura. Assim sendo, é considerado um tipo de corte magro, sendo indicado para bifes mais finos. Além disso, pode ser preparado à milanesa, em escalopes, picadinhos e mais.

Bife de panela

  • Picanha

A picanha é um dos cortes para bife mais procurados e queridos. Afinal de contas, é uma peça marmorizada, contando com uma significativa camada gordurosa que confere suculência, maciez e um acentuado sabor. Por isso, é um corte que tem a preferência tanto para o preparo de bifes quanto para a carne assada do churrasco.

  • Filé mignon

Tão popular quanto a picanha é, sem dúvida, o filé mignon. Afinal, esse corte é considerado o mais nobre das peças retiradas do boi. O filé mignon é macio, com pouquíssima gordura e, claro, sem nervos.

Para um preparo ideal de um bife de filé mignon, é importante que a espessura da carne tenha, no mínimo, um dedo. Esse detalhe preserva a suculência que é característica do corte, o tornando próprio para estrogonofes, medalhões e bifes.

Bife de panela na pressão

Para aquele almoço da correria do dia a dia, o bife de panela na pressão é, sem dúvida, uma alternativa simples, prática e muito deliciosa! Afinal, com a panela de pressão você economiza tempo, enquanto o molho do bife é feito junto do preparo da carne.

Mas, como visto acima, para garantir o sabor e suculência, é preciso levar em conta o melhor corte para bife de panela. Abaixo, nós te ensinamos a escolher e como fazer bife de panela na pressão!

Como fazer bife de panela?

Os melhores cortes para carne de panela são coxão duro, costela, músculo e acém. O bife de panela, bem como qualquer carne que usa esse modo de preparo, é muito descomplicado e prático de se fazer.

Por essa razão, é um dos preferidos daqueles iniciantes que estão se aventurando na cozinha. Além de ser, claro, uma receita super clássica que agrada todos os paladares, do infantil ao adulto, do sofisticado ao simples. Afinal de contas, o seu preparo só requer uma panela de pressão, uma escolha adequada de temperos e, claro, o corte correto de carne.

Se você ainda não sabe como escolher o melhor tipo, nós ensinamos para você! A seguir você conhece os cinco cortes de carne de boi mais indicadas para carne e bife de panela na pressão. Confira!

  • Acém

O acém é um corte com uma quantidade boa de colágeno, sendo ele retirado da parte dianteira do bovino. O corte é ideal para bife de panela pois, quando cozido no fogo baixo, o colágeno é derretido como uma gelatina que ajuda a umedecer a carne. Torna, assim, o bife muito mais macio e saboroso.

  • Músculo

O músculo é um corte similar ao acém, contudo, mais macio que o último. Para não obter uma consistência dura no resultado, é indicado que a peça seja cozida com muito caldo. Desse modo, é possível tirar o máximo de proveito desse corte magro com riqueza em colágeno.

  • Costela

A costela conta com uma diversidade de aromas, texturas e sabores. Contudo, para amaciar as características fibras do corte, seu cozimento exige mais tempo. Para ser preparado na penela, é indicado optar por um corte mais magrinho.

Bife de panela

Receita de bife de panela

Se você está procurando um bife de panela para fazer na pressão, confira essa dica abaixo!

Ingredientes

  • Um quilo de bife de corte alcatra;
  • Um pimentão e meio;
  • Um tomate;
  • Uma cebola;
  • Cinco colheres de molho de tomate;
  • Óleo;
  • Coentro e sal a gosto sal;
  • Uma xícara com água;
  • Dois dentes de alho.

Modo de preparo

  1. Tempere o bife com sal e o alho e deixe marinando no tempero por cerca de vinte minutos;
  2. Refogue a cebola na panela de pressão com óleo e adicione o molho do tomate;
  3. Deixe o bife refogar um pouco na panela e coloque os ingredientes restantes;
  4. Feche a panela e marque vinte minutos após pegar pressão;
  5. Retire o bife de panela e sirva.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo