Bife é o nome popular dado a um pedaço de carne

Inicio » Agronegócio » Bife é o nome popular dado a um pedaço de carne
16/08/2020 Por
Bife é o nome popular dado a um pedaço de carne

Quase que diariamente, é comum ver as pessoas recorrendo ao bife na hora de realizar uma refeição. Ele é a base do que chamamos tradicionalmente de “prato feito” (ou FP, da maneira mais popular), acompanhando o arroz, o feijão e a batata frita. Considerado uma das misturas mais simples de se fazer no sentido de preparação, ele se tornou parte do cotidiano das pessoas.

Com uma rica variedade de tamanhos, tipos e sabores, o bife é capaz de atender a todos os gostos com extrema eficiência e sabor inconfundível. Saiba mais sobre o alimento rico em proteínas que fornece energia para pessoas espalhadas por todo o Brasil.

Bife

 O que é bife?

Bife é o nome normalmente utilizado para um corte de carne vermelha que é preparado por meio da grelha ou da frigideira. Em alguns locais, também é comum ver este item ser chamado de escalope. Dentro deste universo, há uma grande variação de cortes de carne utilizados e também de comprimento. Tudo vai depender da finalidade.

Também são muitos os modos de preparação dos bifes, o que os torna extremamente especiais independentemente da ocasião. E isso não é uma exclusividade brasileira! Em Portugal, por exemplo, foram inventadas diversas modalidades para a preparação da carne.

Geralmente, o bife é uma referência aos bovinos, mas o termo já foi utilizado para falar da carne de aves.

Importância do bife no cenário internacional

As cervejarias espalhadas pelo mundo também são especialistas na preparação do bife, pois é considerado um dos melhores alimentos para o acompanhamento na hora de apreciar uma cerveja. É muito natural encontrar a carne servida em formato de petiscos, realçando ainda mais os sabores artesanais.

Na Europa, é possível encontrar uma segmentação de estabelecimentos específica para a preparação dos bifes. A Bélgica é uma das referências no assunto, pois apresenta cardápios com todos os tipos de carne desejados pelo público.

Geralmente, a carne bovina só dá espaço ao alimento derivado do cavalo, que também possui um sabor peculiar. São muitos os molhos preparados para os acompanhamentos.

A cultura americana já traz outra modalidade de restaurantes. Conhecidos como os steakhouses, eles estão especializados na produção de bifes maiores.

Também impressiona a quantidade de sabores gerados a partir das composições com carne grelhada. São vários os acompanhamentos aplicados também nos Estados Unidos, como é o caso das batatas fritas.

Bife

Bife na economia

Em 2019, a venda de carne bovina para o exterior alcançou níveis nunca vistos, fazendo com que as exportações batessem um volume recorde. Ademais, este movimento também faz com que o preço no mercado interno continue subindo, o que preocupa o cotidiano dos brasileiros que sempre recorrem ao bife. Foram mais de 1,8 milhão de toneladas vendidas para outros países.

O recorde anterior era de 2018, quando foram exportadas 1,6 milhão de toneladas. A receita conquistada este ano foi a de maior impacto no setor, consolidando-se como maior exportador de carne no mundo. Os montantes giram em torno de 4 bilhões de dólares durante os 12 meses do ano de 2019.

Um dos fatores que influenciaram o aumento da comercialização de carne foi o investimento realizado pelos chineses. O país asiático conseguiu regularizar a atividade de uma série de frigoríficos, o que gerou um aumento instantâneo na oferta de carne bovina e de porco. Só no mês de dezembro, os níveis de exportação chegaram a 185.444 toneladas.

Benefícios do bife para a saúde

Consumindo a carne de maneira correta, são vários os benefícios gerados para a saúde.

É um alimento rico em proteínas, mas que também se destaca pelas presenças de vitaminas do complexo B e dos sais minerais, acompanhados por magnésio, ferro, zinco, fósforo e outros elementos. A saúde do sistema nervoso também agradece, além dos benefícios gerados ao sistema cardiovascular.

Protagonistas entre os vegetais, as vitaminas do complexo B são extremamente importantes para o organismo. O consumo de bife é capaz de repor todos os nutrientes nestas atividades.

Para manter sempre as melhores condições em relação aos benefícios, é sempre melhor preparar a carne cozida, assada ou grelhada. São muitas as carnes famosas que fazem sucesso na gastronomia.

Receitas de bife

Entre os principais tipos de carne, como contra-filé, maminha, bife ancho, bife de chorizo e outros, vale destacar as receitas de bife, especiais para incrementar qualquer refeição.

Além disso, a grande variedade encontrada em todo o país também explica como o bife se tornou um fenômeno extremamente popular, caindo no gosto da grande maioria das pessoas.

O bife a cavalo é uma verdadeira tradição entre os restaurantes brasileiros. Ele é famoso por se tratar de sempre haver ovos por cima, independente dos temperos e da composição. É uma excelente alternativa para quem quer comer algo rápido e bastante saboroso.

Mas também é importante destacar o mais do que tradicional bife à milanesa, que sempre tem um resultado mais seco e crocante. Para desenvolver este prato com maestria, será necessário passar a carne nos ovos e na farinha de rosca para obter um resultado fantástico.

Além disso, há muitos outros modos de produzir este prato que combina com quase tudo.

Bife

Outras receitas especiais

O bife à parmegiana é um dos mais consumidos em todas as regiões do Brasil. Este alimento é servido em almoços dominicais, restaurantes e outras ocasiões especiais.

Assim, você deve temperar a carne da maneira que acha ideal, preparar todo o processo e, no fim, acrescentar o molho de tomate por cima, juntamente aos queijos. Muitos itens podem ser adicionados, como é o caso de legumes, vegetais, queijos diferentes e o bacon.

O bife acebolado é um dos exemplos mais simples de como o bife pode se tornar um alimento apaixonante. O prato se destaca, principalmente, pela elevação do cheiro, que o torna cada vez mais refinado e especial. Ele é preparado quase que diariamente na casa de muitos brasileiros, principalmente pela facilidade em reunir os ingredientes.

Para fazer esse tipo de bife, basta reunir a carne, usar a cebola por cima no tempero e abusar da sua criatividade, acrescentando o que houver de mais saboroso para o sucesso da composição final.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo