A biodiversidade, a sua importância e a sua preservação
A biodiversidade é algo muito importante para a vida de todos os seres vivos, principalmente dos homens. A biodiversidade engloba todas as espécies de animais, plantas, microorganismos que existem no meio ambiente e, ajudam para que todos possam viver. Ou seja, a biodiversidade se trata da diversidade de vida que existe no mundo.
Sobre a biodiversidade, uma curiosidade: as áreas tropicais concentram a maior quantidade de espécies tanto vegetais como animais do planeta. No Brasil, por exemplo, estão presentes 2/3 das espécies vivas existentes na Terra. Isso significa que vivemos na região de maior biodiversidade do mundo.
O que é biodiversidade?
Biodiversidade significa a riqueza e a variedade do mundo natural, ou seja, tudo que está na natureza, como as plantas, os animais e os microorganismos.
O conceito vem do termo e junção da palavra “diversidade” e “biologia”, criado em 1985 e passado a ser utilizada em 1986 mundialmente como referência à vida no planeta e a sua preservação ambiental. Todos eles fornecem alimentos, remédios e matérias-primas que são consumidos pelo ser humano.
Como exemplos de biodiversidade temos cinco reinos:
- Monera: que são as bactérias e seres unicelulares que são decompositores;
- Protistas: protozoários e algas unicelulares, na maioria aquáticos;
- Fungi: que são os fundos, podendo ser uni ou pluricelulares;
- Animalia: que são os animais, tanto os invertebrados como os vertebrados;
- Plantae: que são as plantas e algas pluricelulares.
As características da biodiversidade
As características principais da biodiversidade são:
- Englobar uma diversidade de seres de todas as espécies e habitats;
- Manter o equilíbrio do planeta;
- Manter a economia do planeta;
- Fazer crescer o desenvolvimento sustentável;
- Proporcionar os recursos para que todos os seres possam viver.
Para que serve a biodiversidade?
Basicamente, serve para manter o equilíbrio do planeta através da preservação ambiental, na qual a existência de uma espécie afeta em outras. Por isso, a falta de uma espécie pode fazer com que outra acabe deixando de existir, pois uma depende da outra, como um ciclo.
Dessa maneira, a importância da biodiversidade está em garantir o equilíbrio das espécies em todo o mundo, fornecendo:
- Provisões: dando os elementos básicos para a vida, como alimentação, água, medicamentos, entre outros.
- Regular o meio ambiente: manter a qualidade do ar, purificar a água, regular as condições climáticas, e proteger o solo contra doenças e pragas.
- Cultura: com a biodiversidade pode-se ter cultura, história e arte, enriquecendo o conhecimento;
- Economia: sem a biodiversidade a economia do planeta fica sem foco e cai drasticamente, porque ela representa uma porcentagem muito grande para o desenvolvimento do planeta.
Quais os tipos de biodiversidade?
O principais tipos de biodiversidade são os seguintes:
- Diversidade Genética: variedade do material genético;
- Diversidade Específica: variedade de espécies de animais e de vegetais;
- Diversidade Ecossistêmica – quantidade de ecossistemas diferente de uma região;
- Diversidade Bioquímica: compostos produzidos pelos organismos;
- Diversidade Cultural: diferentes culturas humanas;
- Diversidade de Hábitats: diferentes lugares onde os animais habitam;
- Diversidade Local: pode ser a variedade local, regional ou global;
- Diversidade Estrutural: variação entre as estruturas de um hábitat;
- Diversidade Paisagística: variação entre as paisagens;
- Diversidade de Recursos: diferentes recursos biológicos dentro de uma cadeia alimentar.
A biodiversidade brasileira
A biodiversidade no Brasil é uma das maiores e mais diversificadas do mundo, contando com a sua flora e fauna. Isso ocorreu devido a extensão territorial brasileira e aos diversos tipos de climas existente no país.
Além disso, muitas das espécies brasileiras são de importância econômica mundial, como o abacaxi, a castanha do Pará, a mandioca, o amendoim, e o caju.
O Brasil também abriga os povos indígenas com um vasto conhecimento tradicional sobre a natureza, que são uma riqueza imensa para o país. Porém, apesar de toda a riqueza brasileira, a maioria das atividades econômicas nacionais baseia-se em espécies exóticas, como a cana-de-açúcar, o café, o arroz, entre outros.
Para aproveitar mais a biodiversidade do Brasil, estão sendo feitas várias pesquisas por estudiosos da área para garantir esse aproveitamento.
Biodiversidade e ecologia
A ecologia estuda as relações dos seres vivos e seus habitats, entendendo o funcionamento de toda a natureza. Através dela, é possível visualizar como as espécies interagem entre si e, compreender os motivos porque determinada espécie vive em certa região.
A partir do instante que é possível entender as necessidades das espécies, se pode analisar quais as atividades que influenciam e, até mesmo afetam, o habitat em que vivem.
Tanto a biodiversidade e ecossistema, como a ecologia devem andar juntas para um maior equilíbrio da natureza e dos animais, e um futuro sustentável.
Preservação da biodiversidade
Atualmente, a perda da biodiversidade é um problema que está afetando todos os seres. Portanto, há consequências graves com a diminuição da variedade de espécies do planeta. Isso porque, quando uma espécie entra em extinção coloca em risco várias outras.
O próprio homem é um dos principais responsáveis por deixar a biodiversidade ameaçada, devido a procura pelo crescimento de forma que afete o meio ambiente.
Dessa forma, a poluição, a expansão urbana e industrial e o uso excessivo de recursos naturais acabam destruindo muitos ecossistemas. Além disso, é um agravante a utilização dos habitats naturais de maneira indevida.
Para tentar preservar a biodiversidade, na Eco-92, no Rio de Janeiro, líderes mundiais concordaram na necessidade de criar alguma estratégia para o desenvolvimento sustentável.
Com isso, surgiu a CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica), com os seguintes objetivos:
- O uso sustentável dos componentes da diversidade biológica;
- Partilhar de maneira justa os benefícios resultantes do uso dos recursos genéticos;
- A conservação da diversidade biológica;
- Expansão da cobertura de áreas protegidas para o desenvolvimento da biodiversidade, como proteção de bacias hidrográficas, caça e pesca sustentáveis, educação ambiental, recreação ao ar livre, entre outros;
Através dessa convenção foi fixada uma segurança quanto a importância da biodiversidade. Além disso, ficou definido que muitos países estão engajados para a sua preservação.
Porém, é preciso que todas as pessoas tenham a consciência dessa importância e comecem a fazer cada um a sua parte. Afinal, sem a biodiversidade não é possível que nenhum ser vivo possa ser preservado e nem mesmo a espécie humana no futuro, se isso não for mudado o quanto antes. Mantendo sempre o foco no desenvolvimento sustentável.