Biosfera é a camada representada pela vida dos seres

Inicio » Meio Ambiente » Biosfera é a camada representada pela vida dos seres
21/03/2019 Por
Biosfera é a camada representada pela vida dos seres

Entenda o motivo pelo qual a biosfera é chamada de camada da vida

O planeta Terra é constituído por 4 esferas: atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Englobando os ecossistemas hidrosfera, litosfera e atmosfera; a biosfera (ou ecosfera) engloba tudo em que há ou pode haver vida na Terra.

Dessa forma, a biosfera consiste na camada da vida, onde todos os seres se encontram. E inclui tanto os elementos em que a vida existe como as inter-relações entre estes seres vivos.

Biosfera: matas e rios

O que é biosfera?

Biosfera é o nome dado a uma das camadas do sistema terrestre e é caracterizada por ser a esfera onde os seres vivos habitam. Ela é responsável por agrupar todos os ecossistemas existentes. O significado de biosfera tem derivação da língua grega, bíos (vida) e sfaira (esfera), sendo assim “esfera da vida”. É nesta esfera que os seres vivos fazem interações com os ambientes e os elementos naturais.

Há quem chame biosfera de ecosfera (sinônimo), pois também é designado para referir-se à camada habitável da Terra. No entanto, ecosfera é mais empregada para dar destaques às interações que nela ocorrem.

O surgimento da biosfera se deu junto aos seres vivos do planeta Terra, assim passou a evoluir-se e diversificar-se. Ela é composta para satisfazer as necessidades dos seres vivos, por isso engloba fatores abióticos (como a água, luz, pressão, temperatura, etc) e carência de fatores nocivos a vida (como as substâncias tóxicas, variações de temperatura e radiações desfavoráveis). Ambos os fatores são englobados em níveis propícios para que os seres vivos sejam satisfeitos em sustentados em vida.

Estudiosos e cientistas acreditam que quando o planeta Terra foi gerado era muito diferente do que é atualmente. Pressupõe-se que ele suas condições de temperaturas eram muito elevadas, fazendo com que não houvesse água líquida em sua superfície.

Mas, ao passar do tempo, a temperatura foi baixando e a água foi começando a formar-se na crosta, gerando os lagos e mares. Assim, as intensas radiações solares foram resultando algumas alterações físicas e químicas na Terra, proporcionando condições adequadas para a origem da vida.

Características da biosfera

As principais características da biosfera são:

  • Espessura menor que 19 km, que possibilita as condições ambientais adequadas para que os seres continuem com vida;
  • Estende-se cerca de 8 km acima da superfície terrestre, desde o alto das montanhas;
  • Estende-se cerca de 8 km abaixo da superfície dos oceanos;
  • Abrange o biociclo marinho, que consiste no ecossistema composto por água salgada;
  • Abrange o biociclo dulcícola, que consiste no ecossistema composto por água doce;
  • Abrange o biociclo terrestre, que consiste no ecossistema composto por terra firme.

Além disso, a biosfera está diretamente relacionada com as outras esferas e camadas do planeta Terra. Aliás, todas elas possuem relações em si:

  • Atmosfera: é a camada gasosa que envolve a Terra e engloba as outras camadas;
  • Hidrosfera: é a camada do ambiente líquido, composta pelos oceanos, mares, lagos e rios;
  • Litosfera: é a camada sólida do ambiente terrestre, composta pelas rochas e pelo solo.

É notório que a biosfera é mais complexa do que se pode presumir. Ela é uma estrutura resultando de muitos fenômenos de origem química e física, ligados ao desempenho biológicos dos seres, como a função de alimentar-se e respirar, responsáveis também por produzir gases que compõe o ar.

Há muitas interações realizadas pelos seres vivos com a biosfera. Um exemplo disso é a remodelação da estrutura do solo, seja por meio de ação antrópica em que o homem desmata grande floresta, ou por meio de ação natural em que uma minhoca perfura o solo furando pequenos túneis.
Biosfera: lagos
Estas são ações que acabam alterando de forma constante os tipos de biosfera, com alguns casos desvantajosos e outros vantajosos. Um caso negativo é a transformação do ambiente por meio do homem. Ele o transforma rapidamente, sem que o local tenha tempo para recuperar-se, resultando em grandes modificações no estado da biosfera.

Biosfera: níveis de organização da vida

A biosfera está presente e constitui o espectro biológico, ou seja, faz parte dos níveis de organização da vida. Esses níveis são compostos basicamente por:

  • Organismos vivos que formam as populações;
  • Populações que formam as comunidades;
  • Comunidades que formam os ecossistemas;
  • Ecossistemas que formam os biomas;
  • Biomas que formam os biócoros;
  • Biócoros que formam os biociclos;
  • Biociclos que formam a biosfera.

Reservas da biosfera no Brasil

O Brasil é um país rico em reservas de recursos naturais, grandes biomas, grande quantidade de água doce, biodiversidade rica e também complexa. As principais reservas da biosfera no Brasil são:

  • Mata Atlântica;
  • Cinturão Verde;
  • Cerrado;
  • Pantanal;
  • Caatinga;
  • Amazônia Central;
  • Serra do Espinhaço.

As reservas da biosfera funcionam como meio de conservação que auxiliam na descoberta de soluções e respostas para problemas como a desertificação, desmatamento, efeito estufa, poluição da atmosfera, etc. Elas sustentam a sustentabilidade dos recursos naturais e visam incentivar o conhecimento, valores humanos e a prática para estabelecer interações entre todas as populações e o meio ambiente presente na Terra.

Cada uma destas reservas são agrupamentos de representação dos ecossistemas existentes em cada região em que se encontram. Sejam elas marinhas ou terrestres, o foco é potencializar a relação da natureza com o homem em atividades guiadas pela preservação e conservação dos ambientes, englobando as áreas da vizinha e o uso sustentável dos recursos naturais encontrados nelas.

A interação do homem com a biosfera

O homem, dentro da biosfera, é responsável por manter as relações ecológicas interagindo com outras espécies de seres vivos, seja de forma harmônica ou desarmônica, o que acarreta alguns danos para a biosfera no geral. Pesca abusiva, devastação de biomas, remoção de ecossistemas naturais, etc, são alguns dos malefícios desta interação.

O homem civilizado e moderno está acostumado com a vida dentro da cidade e sociedade, esquecendo de como os indígenas antigamente faziam para sobreviver.

Biosfera: florestas

No entanto, quando esta relação entre homem e natureza é feita de forma respeitosa, há benefícios para ambos. Por exemplo, atividades do agronegócio como monocultura e pecuária, feitas em lugares propícios que conservem o ecossistema local pode ser vantajoso para ambos.

Alguns produtores e cuidadores já estão tomando medidas para que os biomas e ecossistemas que compõem a biosfera sejam conservados e preservados. O intuito é fazer com que as condições ambientais ainda sejam propícias para a vida dos seres, seja pensando no presente ou em um futuro não muito distante do que se vive hoje.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo