Bivaque: conheça mais sobre este fenômeno das formigas

Inicio » Meio Ambiente » Bivaque: conheça mais sobre este fenômeno das formigas
11/03/2019 Por
Bivaque: conheça mais sobre este fenômeno das formigas

O bivaque é uma das atividades mais praticadas pelas formigas

O fenômeno bivaque acontece quando as formigas necessitam de um abrigo e recorrem para determinados lugares da natureza.

O termo bivaque também estar relacionado com os militares e a maneira com o que sobrevivem na natureza.

formação bivaque de formigas

O que é bivaque?

O bivaque é o termo que denomina a formação provisória que as formigas de correição. Estes animais formam o bivaque quando necessitam de um abrigo. Para entender mais sobre o bivaque, é necessário se atentar porque ele acontece.

Este evento é praticado em especial por insetos de caráter migratório, o maior exemplo são as formigas de correição. Estes animais estão em constante mudança de território à procura de alimentos e abrigo, tanto para a rainha quanto para os operários.

Por este motivo, em determinado momento, as formigas de correição estão fadadas a interromper sua jornada à procura de nutrientes e descanso. Esta atividade promove um agrupamento dos animais, fazendo com o que desta formação surja o bivaque de formigas.

Além disso, o termo bivaque também é aplicado a atividade de passar a noite na natureza. Esta técnica é muito utilizada por militares.

Para o que serve o bivaque?

Devido ao caráter migratório destes animais, o bivaque possui algumas características para o melhor funcionamento da colônia.

A primeira delas é a coleta de alimentos. As formigas ditas como operárias são as responsáveis por caçar todo tipo de comida, seja grãos ou mesmo pequenos animais mortos haja vista que elas são carnívoras. A primeira safra de alimentos é sempre destinada à rainha e aos filhotes.

A segunda delas é para que a rainha produza ovos e tenha espaço no ninho atribuída à criação dos filhotes. É importante que esta fase acontece para um abastecimento da colônia haja vista que as formigas de correição são cegas e se perdem facilmente do bando.

Pelo fato de serem cegas, a maneira com o que se deslocam de um lugar para o outro é através do feromônio. Esta substância libera odores e faz com o que as formigas se guiem  pelo cheiro das outras. Entretanto muitas acabam se perdendo no processo e morrem de fome ou no círculo da morte.

Dado estes fatores, a formação do bivaque facilita para que as formigas permanecem juntas e fortaleçam a colônia.

bivaque militar

O que é bivaque militar?

O bivaque militar se assemelha ao das formigas em suas características principais. Além disso, esta formação é um formato de acampamento provisório a partir de tendas de lona para passarem a noite e continuarem sua jornada.

Do mesmo modo que as formigas de correição, os militares se utilizam dos bivaque para manter a colônia unida e recuperar energia ao se alimentar e descansar para seguir a caminhada.

No passado, este tipo de formação era muito comum em guerras, em especial na segunda guerra mundial. Era muito comum os militares do exército alemão formarem bivaques na divisória de países antes de acatar uma próxima cidade. Em suma, as formações denominadas como bivaque são importantes para os grupos migratórios com função de protegê-los.

Agro20 | Portal Vida No Campo