Boca de leão é flor de fácil cultivo amplamente usada no paisagismo

Inicio » Agricultura » Boca de leão é flor de fácil cultivo amplamente usada no paisagismo
20/08/2020 Por
Boca de leão é flor de fácil cultivo amplamente usada no paisagismo

As boca de leão vêm em diferentes variações de lavanda, roxo, amarelo, laranja e bordô, além das populares boca de leão rosa e boca de leão branca. A flor pertence ao gênero taxonômico Antirrhinum, sendo um membro da família Plantaginaceae.

O nome “antirrhinum” se origina do grego e pode ser traduzida como “como um nariz” ou “como um focinho”. De fato, a boca de leão pode ser comestível, motivo pelo qual alguns restaurantes e bares as usam como enfeite para certos pratos e bebidas. Entretanto, a flor em si tem um sabor ligeiramente amargo, que pode não ser atrativo para todos os paladares.

Boca de leão

O que é boca de leão?

Boca de leão é uma espécie de flor. A boca de leão planta leva esse nome devido à forma de suas flores. Afinal, a flor possui uma “mandíbula” de leão que se abre e se fecha quando é pressionada suavemente pelos lados.

Acredita-se que essa planta seja originária da Europa (especificamente dos países Espanha e Itália) e da região Mediterrânea da África.

Flor boca de leão

Existem aproximadamente 40 espécies diferentes da flor boca de leão, e todas fazem parte da família Plantaginaceae – curiosamente, a família das bananas. Beija-flores e borboletas costumam adorar essa flor perfumada, motivo pelo qual ela é muito cultivada em jardins.

Além disso, outro atrativo da planta é sua variedade de cores. Afinal, a boca de leão abrange uma gama de tons que contempla praticamente todas as cores, exceto o azul. Nessa variedade, são incluídas cores brilhantes, tons pastel e até gradientes e degradês de diversas nuances.

Essas flores também estão disponíveis em uma grande variedade de alturas. A menor variedade, chamada de “mini” ou “anã”, mede de quinze a trinta centímetros de altura.

Enquanto isso, a maior variedade da planta tem entre trinta e quarenta e oito centímetros de altura. Existem várias alturas entre essas duas categorias, todas classificadas como médias.

Como cultivar boca de leão planta?

Se você está se perguntando como cultivar boca de leão, saiba que o cultivo deve ser feito em solo composto com terra vegetal e terra do jardim, contando com regularidade nas regas. A flor tem preferência pelo frio, necessitando de reformas anualmente. A multiplicação, por sua vez, é feita através de sementes.

De modo geral, pode-se dizer que o cultivo da planta é fácil e descomplicado – desde que, claro, ela tenha os cuidados dos quais precisa. Isso não envolve apenas regas frequentes e solo adequado, como também uma boa iluminação.

Além disso, é melhor plantar boca de leão em um solo com pH neutro, em particular um que drene bem, para impedir que as raízes apodreçam. O uso de matéria orgânica para ajudar a planta a florescer e permanecer saudável também é bem-vindo.

A época ideal para o plantio depende da localização de cultivo. Por exemplo, na região sul do Brasil, a época mais indicada para o plantio é entre o mês de fevereiro e o mês de junho.

No sudeste brasileiro, em contrapartida, a recomendação é que o plantio seja estabelecido nos meses de março e maio. Tradicionalmente, a floração ocorre entre o outono e o fim da estação mais quente do ano.

Boca de leão

Cuidados com o solo

Essas flores são adequadas para a maioria dos solos de jardins, desde que drenem bem. As flores não crescerão em solo argiloso, a menos que sejam alterados com material orgânico para drenagem.

Afinal, para a flor germinar, é necessário um solo muito fértil, de drenagem abundante e riqueza de matéria orgânica. Ou seja, a planta tem preferência por solos do tipo calcário.

Como dito, caso o lugar onde você quer iniciar o plantio não conte com essas características, será preciso que você o prepare. A mistura de solo perfeita para esse plantio é:

  • Uma parte com terra do jardim (isto é, a terra comum de onde ela será plantada);
  • Uma parte com terra do tipo vegetal;
  • Duas partes com composto orgânico.

Solo, rega e semeadura da boca de leão

A maneira mais recomendada para o plantio é por intermédio de sementes. Contudo, é preciso ter muita atenção nesse passo, afinal, as sementes não devem ser enterradas dentro da terra. De fato, o mais indicado é que elas sejam firmemente posicionadas ao solo, sem necessidade de cobrir com terra.

A germinação das sementes tende a demorar mais quando o clima é quente. Assim, as noites mais frias, com temperaturas baixas, aceleram esse processo, levando aproximadamente três semanas até a germinação.

Contudo, jamais plante as sementes com um espaçamento muito curto entre elas. Afinal, isso é prejudicial para o desenvolvimento da flor boca de leão.

Para tanto, prefira espaçamentos de estimadamente quinze a trinta centímetros entre uma e outra. Além disso, também é possível plantar essas flores com o auxílio de ramos e estacas.

Quando se trata do plantio nos vasos, além de exigir que a terra seja preparada (como especificado acima), é necessário que haja adição ordenada de:

  • Argila expandida ou pedras do tipo brita;
  • Manta de poliéster ou bidim para que o acúmulo da água seja evitado;
  • Solo devidamente preparado.

Além disso, é possível acrescentar casca de árvore em cima para assegurar o combate às ervas daninhas. A terra do vaso tem que estar fofinha, sem torrões. Dessa maneira, a flor conseguirá se enraizar com facilidade e alcançar uma melhor germinação.

Boca de leão

Iluminação e clima

Os climas ideais para o cultivo da boca de leão são os amenos. Isto é, lugares muito frios ou muito quentes atrapalharão o potencial desenvolvimento da planta.

Dentre outras particularidades, a flor é intolerante às geadas, enquanto as temperaturas elevadas suprimem o crescimento apropriado. Por isso, as temperaturas ideias para cultivar essa planta são aquelas com média de vinte graus.

A estação predileta da boca de leão é o inverno. Em regiões de climas mais frios, as plantas tendem a durar até o primeiro mês de verão. Além disso, ela precisa de iluminação direta para florescer. Por essa razão, é uma das flores preferidas para o paisagismo, sendo ideal para ornamentar jardins.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo