Almeirão é hortaliça ideal para quem gosta de sabores amargos

Inicio » Agricultura » Almeirão é hortaliça ideal para quem gosta de sabores amargos
11/07/2019 Por
Almeirão é hortaliça ideal para quem gosta de sabores amargos

O almeirão é uma hortaliça também conhecida como chicória amarga

O almeirão é uma folha da família das alfaces e das serralhas cujo nome científico Asteraceae. Embora se pareça com a chicória comum, ele se diferencia porque tem as folhas mais estreitas e alongadas, além do sabor amargo mais forte. Outra diferença é que as raízes da chicória são usadas e as do almeirão, não.

As raízes do almeirão são usadas para fazer o chamado “café de chicória”, bebida indicada para diabéticos e pessoas que não podem consumir o café normal por razões médicas. Esse tipo de “café” pode ser encontrado em entrepostos de produtos naturais e em algumas redes de supermercados.

Almeirão

O que é almeirão?

O almeirão é uma planta de tom verde escuro e sabor fortemente amargo, também conhecida como chicória amarga. Nativa da Europa, se adaptou muito bem ao solo do Brasil. Existem vários tipos de almeirão, entre eles:

  • Pão de Açúcar
  • Spadona com folhas verdes e folhas amarelas
  • Crespo toscano
  • Mogi
  • Do mato, de folha larga ou radiche (ou radicchio em italiano)
  • Almeirão roxo ou de árvore

Esse último, contudo, é o de cultivo mais fácil e bastante durável. Quanto mais se colhe, mais ele brota. O almeirão radicchio é muito popular na Itália e usado há séculos em saladas na região do Vêneto. Embora seja roxo é da mesma família do almeirão comum, ele veio para o Brasil no período da imigração italiana no século 19.

O almeirão do mato já se diferencia por ser um vegetal de flores amarelas, que pode ser cultivados em casas e apartamentos, inclusive. Suas sementes são encontradas, por exemplo, em lojas que vendem produtos para hortas.

Cultivo do almeirão

A planta tem sabor amargo, como já foi dito, e folhas lisas que saem do centro do vegetal. As de fora são as mais velhas e as do centro são menores e, por causa disso, mais macias. A incidência de luz, contudo, é o que determina o formato das folhas e o grau de amargor. As folhas do almeirão são viçosas e têm um verde intenso devido à profundidade que as raízes alcançam em busca de umidade.

A hortaliça é resistente à seca e pode ser facilmente cultivada em hortas, jardineiras e vasos caseiros. Você planta uma vez e ela vai durar um bom tempo, pois cada vez que as folhas são colhidas, novas brotam no mesmo local.

O cultivo do almeirão em casa é relativamente fácil. No entanto, é recomendável comprar sementes somente em casas especializadas. Coloque uma camada de areia no vaso ou jardineira, depois o composto orgânico e por último a terra adubada. As folhas brotam em 35 dias e aí é hora de replantar, dando um espaço de 15 cm entre um pé e outro.

Em 50 a 79 dias já é possível colher. O desenvolvimento da hortaliça, entretanto, depende da luminosidade e da qualidade das sementes. A dica para o pé de almeirão durar mais é retirar sempre as folhas de fora para que as do interior sigam brotando e crescendo. O almeirão precisa de sol e uma temperatura entre 20º e 28º.

Plantação de almeirão

Benefícios do almeirão

O vegetal tem propriedades terapêuticas e nutricionais. Ele é rico em nutrientes como as vitaminas do Complexo B, A, C além de minerais como: cálcio, sódio, potássio, ferro, fósforo, cloro e silício. O almeirão tem ainda duas substâncias com potencialidades analgésicas: a lactucina e a lactupicrina.

A planta é usada desde o império romano no tratamento de problemas no fígado e, mais recentemente, para limpar os rins graças a sua ação diurética. A hortaliça remove gordura das células e também combate o colesterol ruim. Outros benefícios do almeirão, que também é rico em antioxidantes, são:

  • Ação antiinflamatória
  • Combate o câncer
  • Cicatrizante
  • Protege o fígado
  • Laxante
  • Diurético
  • Desintoxicante
  • Atua em dores musculares
  • Combate o reumatismo
  • Previne envelhecimento precoce
  • Ameniza a gastroenterite

Nutrientes do almeirão

O almeirão é um poderoso aliado nas dietas de emagrecimento porque tem baixas calorias e atua como inibidor de apetite. Isso porque a hortaliça é rica em elementos como inulina e oligofrutose, substâncias que dão a sensação de saciedade.

Para exemplificar, cada 100 gramas de almeirão tem apenas 20 calorias. A inulina também auxilia no combate à ansiedade, ao estresse e facilita a digestão. Além disso, as vitaminas presentes na planta ajudam a manter o organismo saudável.

Comum nos lares brasileiros pela versatilidade de preparos, a verdura pode ser usada em saladas dos mais variados tipos. Vai bem cortada em fatias finas com tomate e pepino, por exemplo. Os temperos dão o toque diferencial: azeite, salsinha, cebolinha e alecrim são básicos. Depois para incrementar a receita há quem use açafrão e pimenta calabresa.

As folhas de almeirão devem ser lavadas com cuidado para evitar parasitoses. Após limpar uma a uma, elas devem ser colocadas em água sanitária, vinagre ou produto específico para matar organismos nocivos. Em seguida, as folhas devem ser lavadas em água corrente filtrada para então serem servidas.

Almeirão

Receitas com almeirão

A planta também pode refogada com alho e cebola ou alho e óleo. De um jeito ou outro, o almeirão refogado acompanha, bem carnes, peixes ou frango. O almeirão pode ser usado ainda em:

  • Sopas
  • Receitas de ensopados
  • Como recheio para substituir a escarola em empadas e tortas
  • Acompanhando o tradicional arroz com feijão como o componente vegetal da refeição

Outras combinações podem ser feitas com o agrião e grãos como lentilha, feijão, e grão de bico. Uma receita de sucesso entre os italianos, por exemplo, é o frango ao molho de tomate com almeirão e polenta. A verdura entra no final, picada, como se fosse uma salsinha enfeitando o prato.

Sucos detox de almeirão

O almeirão pode ser um dos ingredientes daqueles sucos feitos para limpar o organismo, os chamados sucos detox. Uma receita clássica é a que mistura a verdura com o suco de duas laranjas e uma pitada de gengibre. Se o produto for in natura, rale o equivalente a uma colher de café. Bata tudo no liquidificador e sirva rapidamente.

Outra receita com almeirão que tem o efeito diurético e desintoxicante mistura 1 folha de hortaliçã, outra de couve, 1 pepino pequeno sem casca, 1 fatia de abacaxi e uma maçã. Passar no liquidificador e servir com pedras de gelo. Quem se interessar pode pesquisar que encontrará o suco refrescante de sua preferência para servir aos convidados num jantar ou recepção. O segredo é sempre bater e servir em seguida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo