Bolo de fubá é iguaria deliciosa, típica de festas juninas

Inicio » Agronegócio » Bolo de fubá é iguaria deliciosa, típica de festas juninas
14/10/2020 Por
Bolo de fubá é iguaria deliciosa, típica de festas juninas

Bolo de fubá, receita tradicional da culinária brasileira, tem como principal ingrediente a farinha proveniente do milho. O bolo de fubá é preparado a partir de um dos derivados do milho, cereal cultivado há séculos no Brasil pelos indígenas antes mesmo da colonização portuguesa.

Bolo de fubá, doce símbolo das festas regionais e fazendas interioranas, é apreciado por todas as regiões do país. A receita original, com o passar dos anos, foi ganhando novos ingredientes, o que tornou a especialidade genuinamente brasileira ainda mais irresistível.

Bolo de fubá

O que é bolo de fubá?

Bolo de fubá é um dos doces brasileiros ícone das festas juninas e sempre presente à mesa das famílias interioranas. O clássico bolo, que vem sempre acompanhado de um café fresquinho, agrada tanto crianças quanto adultos.

Base do bolo de fubá

O fubá, um dos principais ingredientes do bolo de fubá, é um produto derivado do milho, cereal que o Brasil, no ano de 2019, se tornou o maior exportador do mundo, atingindo, aproximadamente, 45 milhões de toneladas. Mato Grosso é o maior produtor do país, seguido pelo Paraná.

O fubá é obtido através da moagem do grão cru e degerminado, ou seja, processo que retira o gérmen, parte branca do grão e responsável por sua germinação. Aliás, esse procedimento é realizado para que o produto não se deteriore facilmente nas prateleiras.

A farinha obtida após o processo é um pó extremamente fino que absorve rapidamente líquidos, sendo ideal para o preparo de variados pratos como, por exemplo, biscoitos, sopas, pães, polentas e mingau. Além disso, pode ser utilizado também para empanados.

Rico em vitamina K, fibras, além de ácido salicílico e minerais como zinco e ferro, o fubá é um alimento altamente nutricional, assim como o grão que o originou que, aliás, serviu como alimentação essencial a diversas civilizações.

Pobre em gordura, além de baixa concentração de sódio, o fubá é um aliado nas dietas de emagrecimento, bem como na prevenção de doenças cardiovasculares. Em uma xícara de chá de fubá cozido, são encontradas 120 kcal.

Ingredientes do bolo de fubá

Farinha de trigo, óleos vegetais como, por exemplo, girassol ou milho, como também o de soja, além de ovos e fermento químico, completam a lista de ingredientes para o preparo do delicioso bolo.

O óleo, em contrapartida à manteiga, é o tipo de gordura fundamental para se obter um bolo de fubá fofinho. Em resumo, os bolos confeccionados com manteiga deixam a massa mais firme e compacta, ideal para ser recheada.

Já os bolos preparados com óleo, além de ficarem mais fofinhos, podem ser guardados na geladeira que mesmo assim continuarão macios. Além disso, terão a sua umidade preservada, bem como um maior período de conservação.

Bolo de fubá

Como fazer bolo de fubá?

O preparo do bolo de fubá simples é rápido, além de bastante prático. Aliás, às vezes podemos encontrar receitas que nem necessitam de liquidificador ou batedeira para serem elaboradas.

A princípio, são misturados os dois tipos de farinha, a gordura, ou seja, o óleo ou a manteiga, os ovos inteiros, ou apenas as gemas e as claras batidas em neve e, finalmente, o fermento químico.

Entretanto, com o passar dos anos, novos ingredientes foram incorporados à massa simples, originando outras delícias como, por exemplo, o bolo de fubá com laranja.

Por outro lado, para preparar o bolo de fubá cremoso, massa mais consistente, o óleo é substituído pela manteiga ou margarina. Além disso, mais um ingrediente passa a integrar a receita: o leite.

De acordo com historiadores da culinária brasileira, o bolo cremoso teve origem no começo do século XX, no estado de São Paulo, durante o ápice da produção de leite.

Nos anos seguintes, a receita também começou a ser elaborada em outros estados como, por exemplo, em Minas Gerais, maior produtor de leite do Brasil e reduto de mais uma releitura da iguaria: bolo de fubá com queijo.

Minas Gerais lidera o ranking de maior produtor de leite do país atingindo, em 2018, aproximadamente 9 bilhões de litros. Paraná ocupa o segundo lugar com uma produção de 4,5 bilhões de litros, seguido pelo Rio Grande do Sul com, aproximadamente, 4 bilhões de litros.

Em seguida, aprenda como preparar uma deliciosa receita de bolo de fubá. Anote os ingredientes, bem como seu modo de preparo. Bom apetite!

Ingredientes:

  • 4 ovos grandes;
  • 1 lata (ou caixa) de leite condensado;
  • 100 ml de leite integral;
  • 200 g de manteiga ou margarina sem sal;
  • 1 ½ x de chá de farinha de trigo;
  • 2 x de chá de fubá;
  • Suco de meio limão;
  • 1 c de café de canela;
  • 1 xícara de chá de goiabada cortada em cubos + 2 c de sopa de farinha de trigo para polvilhar;
  • 50 g de queijo ralado;
  • 1 c de sopa de fermento em pó.

Bolo de fubá

Modo de preparo do bolo de fubá

  1. Primeiramente, em um refratário, envolva muito bem os cubos de goiabada com a farinha de trigo. Esse procedimento evita que os pedaços do doce fiquem no fundo da assadeira e se distribuam melhor por toda a massa. Reserve;
  2. Em seguida, separe as claras das gemas;
  3. Logo após, na tigela da batedeira, adicione o leite condensado, as gemas e a manteiga;
  4. Bata muito bem até obter um creme claro e fofo;
  5. Desligue a batedeira e, em seguida, acrescente o queijo ralado, o suco de limão, o leite, a canela, a farinha de trigo e o fubá;
  6. Em seguida, volte a ligar a batedeira na velocidade máxima e bata até obter um creme homogêneo;
  7. Desligue a batedeira e reserve;
  8. Também na batedeira, coloque as claras na tigela e bata até obter picos firmes, porém, sem deixar que fiquem ressecados;
  9. Em seguida, misture as claras delicadamente na massa, acrescente os cubos de goiabada e volte a misturar;
  10. Por último, adicione o fermento e misture bem delicadamente;
  11. Unte e enfarinhe uma assadeira com furo central e despeje a massa;
  12. Finalmente, leve ao forno pré-aquecido 180 °C por, aproximadamente, 30 minutos ou até que doure ligeiramente.

Bolo de fubá, doce tipicamente brasileiro, é preparado com ingredientes simples. Porém, eles movimentam a economia brasileira, geram empregos e são, muitas vezes, base da agricultura familiar. Além disso, o bolo é o maior símbolo das tradicionais festas juninas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo