Kefir de leite se torna cada vez mais popular por seus benefícios

Inicio » Agronegócio » Kefir de leite se torna cada vez mais popular por seus benefícios
24/10/2019 Por
Kefir de leite se torna cada vez mais popular por seus benefícios

Kefir de leite, além de ser saboroso, é extremamente benéfico para o nosso organismo

Você pode ter ouvido falar em kefir de leite pela primeira vez nos últimos anos, mas esta não é novidade. O kefir se originou há milhares de anos nas montanhas do Cáucaso, na Rússia, e tem uma longa história nos países do leste europeu.

No kefir de leite, o termo “kefir” tem como origem um termo turco que significa “bom sentimento”. Os grãos de kefir também têm uma história na cultura muçulmana, sendo considerados presentes de Allah.

Kefir de leite

O que é kefir de leite?

Kefir de leite é uma bebida fermentada que pode ser feita a partir de qualquer tipo de leite – cabra, vaca, coco, arroz, soja, ovelha, etc. É tradicionalmente produzido cultivando leite com grãos de kefir, que são uma mistura de bactérias e leveduras.

Você encontrará kefir no corredor dos laticínios, provavelmente próximo ao iogurte. Talvez também na parte refrigerada da seção de alimentos naturais.

Na verdade, ele é bem parecido com o iogurte, mas não é tão espesso. Pense no kefir de leite como um iogurte potável com um sabor picante e levemente ácido.

O kefir de leite, assim como a água, é feito de nódulos do fungo. Embora ambos compartilhem a mesma microflora, eles são adaptados a diferentes meios. No caso específico do kefir, ele depende de duas fermentações distintas: a do próprio fungo e as bactérias que o compõem e a do leite.

A diferença com a água é que, com a fermentação do leite, é mais saboroso para muitos de nós. Além disso, sua textura é mais suave e pode ser mais agradável de consumir.

Tenha em mente que o kefir de água quase parece uma limonada gaseificada. É por isso que, provavelmente, o kefir de leite é o que mais se ouve falar ou está disponível com mais facilidade na maioria das lojas.

Os benefícios do kefir

Os benefícios do kefir são inúmeros. Entre eles, podemos destacar:

  • Um intestino muito mais saudável: alimentos fermentados como o kefir são ricos em probióticos, que são boas bactérias que podem ajudar na digestão e imunidade;
  • Propriedades antibacterianas: pode parecer estranho que o kefir, carregado de bactérias, ajude a proteger contra certas bactérias ruins, mas é verdade;
  • Ossos mais fortes: quem consome este produto tem a promoção dos ossos fortes, uma vez que ele ajuda a proteger contra osteoporose e fraturas de vários tipos;
  • Colesterol mais baixo: estudos em animais descobriram que o kefir de leite pode diminuir o colesterol alto, mas estudos envolvendo seres humanos não verificaram esses achados. Portanto, mais pesquisas são necessárias antes que esse possível benefício seja confirmado, mas já podemos colocá-lo no radar do kefir à base de leite;
  • Propriedades anticâncer: alguns estudos em animais descobriram que o kefir tem a capacidade de inibir o crescimento de tumores. Mas, novamente, são necessárias mais pesquisas para descobrir se os mesmos efeitos seriam vistos em seres humanos;
  • Curando feridas: em um estudo com animais, as feridas cicatrizaram mais rapidamente quando foram tratadas com um gel tópico feito de grãos de kefir. Isso sugere outro possível benefício desse alimento fermentado que se torna cada vez mais popular não apenas no Brasil, mas no mundo todo;
  • Controle de açúcar no sangue: pesquisas descobriram que diabéticos que tomam cerca de 2,5 xícaras de kefir de leite por dia têm uma baixa dos níveis de açúcar no sangue;
  • Auxílio à alergia: um estudo envolvendo animais com asma descobriu que o kefir ajudou a aliviar os sintomas de alergia e inflamação. Estudos humanos são necessários para apoiar a teoria, no entanto.

Kefir de leite

Receitas com kefir

Algumas receitas com kefir podem ser elaboradas para que seus benefícios se potencializem e seu consumo seja mais variável e agradável. Existem duas delícias que podem ser experimentadas. Confira!

Receita 1: torta fit de frango com kefir

Ingredientes:

  • 300 ml de kefir de leite;
  • 1 cenoura grande;
  • 2 ovos;
  • 1 abobrinha média ralada;
  • 1 punhado das folhas de espinafre;
  • Tempero a gosto;
  • 1 xícara de farinha para pão sem glúten;
  • 1 peito de frango cozido e desfiado.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Em um pote grande, coloque o leite, os ovos, a abobrinha, a cenoura, a farinha e os temperos. Misture bem. Adicione o espinafre na mistura e mexa com cuidado. Coloque na forma untada e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

Receita 2: maionese de kefir de leite

Ingredientes:

  • 180 gramas de kefir de leite;
  • 180 gramas de requeijão light;
  • 4 ovos cozidos;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por 30 minutos para incorporar a maionese.

Kefir de leite

Como fazer kefir?

Para ter como fazer kefir em casa, siga esses 4 passos simples:

  1. Misture 1 colher de chá de grãos de kefir com 1 xícara de leite em um copo ou jarra de vidro. Não tem grãos de kefir para começar? Não se preocupe! Você pode comprá-los em uma loja de alimentos naturais. O leite que você usa vai depender do seu gosto. O leite integral geralmente é o mais bem-sucedido, mas outros tipos de leite também devem funcionar;
  2. Cubra o vidro com uma toalha de papel, gaze ou guardanapo preso com um elástico;
  3. Deixe o copo no balcão da cozinha por 24 a 48 horas. Os grãos de kefir fermentam o leite, assim, você não precisa se preocupar com mais nada;
  4. Após 24 a 48 horas, o kefir deve engrossar até obter uma consistência semelhante ao do soro de leite coalhado. Despeje o conteúdo do copo através de um filtro para separar os grãos de kefir do kefir de leite.

É isso aí! Aprecie-o como uma bebida por si só ou adicione-o a receitas diversas no lugar de soro de leite coalhado ou creme de leite, por exemplo.

Você pode reutilizar os grãos de kefir que se expandem em cerca de 5 a 7% cada vez que você faz uma produção. Então, guarde os grãos na geladeira ou no freezer até que queira produzir sua próxima bebida de kefir de leite. Siga todos os passos demonstrados aqui e, caso encontre alguma dúvida, deixe um comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo