Boursin, marca de queijo Gournay, tem origem na Normandia

Inicio » Agronegócio » Boursin, marca de queijo Gournay, tem origem na Normandia
21/10/2020 Por
Boursin, marca de queijo Gournay, tem origem na Normandia

O queijo Boursin é francês e é um dos queijos mais requisitados do mundo, pois conta com sabor leve e muito agradável para ser consumido de diversas formas. Ele é famoso em mais de 30 países ao redor do mundo.

Com textura cremosa e suave, o Boursin pode ser servido em pães e torradas, ou servir de acompanhamento para outros tipos de alimentos.

Boursin

O que é Boursin?

Boursin é um queijo Gournay que é fabricado em diversos sabores e é mundialmente conhecido pelo nome Boursin pois quem criou foi François Boursin.

Esse queijo começou a ser fabricado na década de 50 na região de Normandia, uma região histórica localizada no noroeste da França. De lá para cá, ganhou grande prestígio e admiração de amantes de queijos e de boa comida em todo o mundo.

Além disso, o queijo Boursin é um dos tipos de queijo de cabra, pois sua fabricação ocorre a partir do leite de cabra.

Esse queijo, originalmente, possuía textura e gosto amanteigado e doce, mas atualmente ele é fabricado em alguns sabores salgados.

Ademais, o queijo de leite de cabra Boursin é um queijo considerado fresco e natural, o que ocasiona cuidados com a forma de armazenagem.

Ele não pode ficar muito tempo fora da geladeira, nem em contato direto com o ar por muito tempo. Se essas coisas acontecerem, a textura do queijo pode ser comprometida, pois não é um queijo com casca e a textura é muito macia.

Inclusive, uma das marcas registradas desse queijo é a frase que seu criador disse quando precisou identificar como autêntico o produto criado para que fosse comercializado fora do país de origem, “Queijo Gournay totalmente natural”, o que garante a textura e o sabor fresco tão característicos desse queijo.

Sabores do queijo de cabra Boursin

O queijo de cabra Boursin pode ser encontrado em sabores diferentes com acréscimo de ervas finas e outros tipos de condimentos, diferentemente do formato original, conforme dito logo acima.

Assim, os sabores que podem ser encontrados nos dias de hoje, são:

  • Pimenta, cebolinha e chalota;
  • Ervas finas e alho;
  • Alho leve e ervas finas;
  • Pimenta vermelha assada e alho.

Também é possível encontrar esse queijo na versão light, com quase 80% a menos de gordura e com quase 70% menos calorias.

E essa versão pode ser uma boa opção para pessoas com dietas controlados, pois o Boursin original é composto por alto teor de gordura.

Com essa variação de tipos, fica fácil encontrar a combinação certa para o consumo. Muitas vezes, ele é consumido com vinho tinto, pois é um queijo fresco e com um paladar agradável para compor com um bom vinho.

Boursin

Como fazer queijo boursin?

Se você deseja fazer esse queijo de forma caseira, saiba que é possível. Para isso, é preciso saber como fazer queijo Boursin para que o resultado seja saboroso e suave como o original.

Para a produção caseira desse queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 litros de leite;
  • 1 capsula de Ricaferm MT3 para queijo de 10 litros;
  • Condimentos e ervas finas a gosto;
  • 3 gotas de coagulante super concentrado.

Preparo do boursin

Com todos esses ingredientes em mãos, você começa o preparo fervendo 20 litros de leite de vaca. Após, deixe esfriar até que chegue na temperatura de 35 ºC.

Após, abra a cápsula do fermento Ricaferm MT3 e coloque o leite, mexendo bastante para que todo o leite seja diluído no fermento. Depois desse passo, coloque as 3 gotas do coagulante super concentrado.

Agora é preciso deixar coalhar de um dia para o outro, ou em torno de 16 horas. É importante deixar em um local abafado e em temperatura ambiente. Esse coalho vai servir só para a auxiliar a firmar a coalhada.

Depois que a coalhada estiver formada, é hora de quebrar devagar e colocar para escorrer em algum tipo de pano, como algodão, por exemplo. Para escorrer de forma eficiente, pendure o pano até que todo o soro escorra, mas sem deixar a massa ressecada.

Dependendo da região e do clima que fizer onde você estiver, o tempo de deixar pendurado pode variar. Em geral, depois de 12 horas já é o suficiente. Após isso, você precisa passar a massa em um liquidificador, batedeira ou moedor de carne.

Esse passo serve para a massa ficar homogênea, mais lisa e com a textura e um aspecto melhor.

Por fim, depois de bater e obter a textura homogênea, basta acrescentar os condimentos que você preferir e misturar bem.

Entre os condimentos você pode optar por orégano, salsa, azeite, cebola, alho, limão, pimenta calabresa, óleo e sal.

Pronto, seu queijo está feito e agora é só consumir. Ele fica muito bom acompanhado de bolachas salgadas, torradas ou como um aperitivo e um vinho.

Boursin

Queijo boursin

Como o queijo é fresco, alguns cuidados são importantes, tanto para o industrializado, quanto para o caseiro. Inclusive, como o caseiro não possui nenhum tipo adicional de conservante ou outra substância, precisa de ainda mais cuidado. Assim, o ideal é consumir logo, quando se tratar do queijo caseiro.

Ademais, sobre o Boursin comprado no mercado, você precisa armazenar em uma gaveta na geladeira, com temperatura estabilizada. Colocar em uma parte que fique trocando de temperatura conforme você abre e fecha a geladeira pode comprometer a qualidade.

Além disso, a embalagem em que o queijo vem armazenado, que é em uma folha de alumínio, é preciso ser mantida. Sendo assim, sempre envolva o queijo em sua embalagem original quando for guardar para que as características sejam mantidas.

Outrossim, quando ele for consumido como aperitivo, o ideal é que você retire da geladeira uns 30 minutos antes de consumir. Esse tempo vai permitir que ele encontre a temperatura ambiente e fique mais adequado para ser saboreado.

Dessa forma, esse tipo de queijo se torna uma das melhores opções entre os tipos existentes no mercado e, por ter um sabor muito agradável, é consumido em mais de 30 países ao redor do mundo, principalmente na França, onde é mais popular.

Então, sempre que você quiser um queijo suave, fresco e delicioso, aposte no queijo Boursin que você ou seus convidados não vão se decepcionar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo