Bovinos de corte desempenham papel fundamental no cenário agro

Inicio » Pecuária » Bovinos de corte desempenham papel fundamental no cenário agro
24/04/2020 Por
Bovinos de corte desempenham papel fundamental no cenário agro

A criação de bovinos de corte no Brasil

A criação de bovinos de corte se tornou um grande desafio para os pecuaristas do Brasil. É necessário bastante empenho para produzir carne de qualidade e em uma quantidade que atenda às demandas da população.

Para que se tornem um produto de boa qualidade, os bovinos de corte devem ser bem nutridos. Além disso, é preciso aprimorar dia após dia as técnicas de manejo do animal e o melhoramento genético.

Bovinos de corte

O que são bovinos de corte?

Bovinos de corte, também conhecidos como gado de corte, são criados e abatidos exclusivamente para a produção de carne e derivados para consumo humano.

A importância da pecuária de corte no Brasil

A pecuária de corte é uma das responsáveis pela melhoria dos índices econômicos do nosso país. Isso porque o Brasil detém um dos maiores rebanhos bovinos de todo o mundo, sendo considerado o segundo maior produtor de carne.

Esse título decorre do fato de que os bovinos se adaptam muito bem ao clima tropical. Aliás, é possível criar bovinos de corte em todas as regiões do território brasileiro.

Quais as raças de bovinos de corte?

Existem diferentes raças de bovinos de corte sendo produzidas em território nacional, a seguir mostraremos algumas delas.

Bovinos de corte

Nelore

Essa é a raça de gado de corte mais produzida no Brasil. Como são os mais adaptáveis ao clima tropical, foram os que mais receberam investimentos do agronegócio. Para essa raça, foram destinados esforços de melhoramento genético e entendimento exato de suas necessidades nutricionais.

Tabapuã

Essa raça de gado de corte se destaca no Brasil pois é uma excelente reprodutora. Sendo assim, trata-se de uma raça que é responsável por grande parte da produção bovina. Uma curiosidade sobre esse animal é que esse é o único zebuíno desenvolvido em território nacional.

Eles são altamente férteis e possuem muita habilidade materna. Nos últimos anos, os pecuaristas têm se preocupado em desenvolver mais trabalhos para preservação e reprodução dessa raça.

Brahman

As fêmeas dessa raça são muito rápidas em seus partos quando comparadas às fêmeas de outras raças bovinas. Por esse motivo, essa raça se destaca pela sua habilidade materna. Além disso, elas são muito eficientes como produtoras de leite, o que faz com que seus bezerros desmamados tenham ótimo peso.

Mas não é só na produção de leite que o Brahman se destaca. Eles são bonitos, com alta taxa de conversão alimentar.

Bovinos de corte

Guzerá

Essa raça é excelente tanto para corte quanto para produção de leite. Eles servem como base para fazer diversos cruzamentos entre raças de zebuínos no território brasileiro.

Outra característica desse animal é que, assim como a Brahman, as fêmeas dessa raça também possuem um parto bem rápido. Isso ocorre pois os bezerros dessa raça costumam nascer com baixo peso.

Diante do cenário do agronegócio, existem diversas maneiras diferentes de se trabalhar com o rebanho. As técnicas irão variar de acordo com o tipo de rebanho que será abatido. Por isso, podemos dizer que existem técnicas para abate de gado velho, gado confinado, novilhos, caprinos e ovinos. Tudo dependerá da sua escolha para trabalhar com os bovinos de corte.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo