Broto de girassol é comumente utilizado na culinária oriental

Inicio » Agricultura » Broto de girassol é comumente utilizado na culinária oriental
24/10/2020 Por
Broto de girassol é comumente utilizado na culinária oriental

O broto de girassol pode ser germinado para produzir uma saudável fonte de nutrientes. Todas as sementes, incluindo o broto de girassol, são acumuladores biológicos de energia nutritiva. Sendo assim, misturá-las em água permite aproveitar, ao máximo, as cargas nelas contidas.

Com efeito, o broto de girassol oferece uma ampla gama de elementos favoráveis ao bem-estar e à saúde, tais como substâncias antioxidantes, vitamina E, betacaroteno e fitoquímicos.

Broto de girassol

O que é broto de girassol?

Broto de girassol representa o início do desenvolvimento da flor de girassol. Sendo considerada uma planta pré-histórica, de origem norte-americana, sua utilização foi descoberta por meio de evidências arqueológicas. O girassol foi “domesticado”, portanto, há cerca de 3 mil anos.

Sem embargo, o conquistador Francisco Pizarro encontrou vários objetos e imagens incas dessa planta. Por outro lado, há relatos na mitologia grega que dão conta que, certa moça, de nome Clytia, apaixonando-se por Apolo – o deus do Sol –, foi transformada, após nove dias, em um girassol.

Como fazer broto de girassol?

Para ter como fazer broto de girassol você deve, antes de mais nada, adquirir algumas sementes que estejam aprimoradas, naturais e sem sal.

Sementes aprimoradas são aquelas sem casca e que brotam mais depressa. Por isso, caso consiga reunir apenas sementes que não forem aprimoradas, é recomendável juntá-las em um recipiente e lavá-las cuidadosamente.

Sacuda as sementes e, depois, passe-as por uma peneira. Além disso, no processo, tente extrair algumas cascas. Mas não se preocupe caso algumas permaneçam. Então, coloque as suas sementes em um pote ou jarro grande e com boca larga – como algum vidro de conservas ou algo pouco maior.

Broto de girassol

Acrescente água. Complete o seu jarro com água, a fim de permitir que as sementes fiquem flutuando no topo. O jarro deve permanecer desse modo por volta de oito horas consecutivas.

Nesse período, suas sementes começarão, efetivamente, a brotar. Aguarde até elas dobrarem de tamanho pois, nesse ponto, os brotos começam a emergir.

Como preparar broto de girassol?

Se você deseja saber como preparar broto de girassol, selecionamos uma salada que leva, também, papaia. Dessa forma, os ingredientes necessários são:

  • 60 ml de azeite;
  • Sal marinho;
  • 1 colher de sopa de alecrim;
  • A mesma medida de pimenta-do-reino;
  • 1 colher de sopa de noz-moscada;
  • Igual medida de mostarda (de preferência, Dijon);
  • 1 colher de sopa de melaço de cana;
  • 60 ml de suco de limões sicilianos;
  • 1 cebola;
  • Brotos frescos de girassol;
  • A metade de um mamão papaia;
  • 1 abacate maduro;
  • 1 manga madura.

Broto de girassol

Para realizar essa receita você deve higienizar os brotos e reservá-los. Além disso, corte as furtas em cubos e reserve-as. Depois, adicione, em uma bacia, o azeite. Misture a cebola já picada, adicionando a mostarda, o melado de cana, o alecrim e o limão. Na sequência, acrescente a noz-moscada, uma pitadinha de pimenta-do-reino e de sal marinho.

Misture tudo e deixe descansar por meia hora. Transcorrido esse tempo, você deve coar a mistura e reservar o caldo. Pegue os brotinhos e acrescente as frutas. Em seguida, regue com o seu caldo já coado. Pronto: a sua receita de broto de girassol estará pronta para ser servida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo