Sementes são base para o fortalecimento de agricultura e economia

Home » Agricultura » Sementes são base para o fortalecimento de agricultura e economia
27/07/2019 by
Sementes são base para o fortalecimento de agricultura e economia

Sementes são fundamentais para a produtividade da agricultura e o fortalecimento da economia

As sementes se  destacam entre as matérias-primas mais importantes do universo agrícola. Quando não se construíam locais para a agricultura com tanto controle, elas já eram destaques. Em tempos antigos, os produtores promoviam o cuidado com o plantio de forma totalmente natural, alterando habitats e fazendo a transferência delas para ambientes com maior conveniência.

Selecionar naturalmente as sementes sempre foi muito importante. Isto porque, nem mesmo a intervenção humana se fazia suficiente para superar a situação pela qual alguns tipos de espécies deveriam sobreviver na natureza.

Ssementes

O que são sementes?

As sementes são todos e quaisquer tipos de estruturas que apresentam condições para a sobrevivência e o desenvolvimento de plantas no solo. São caracterizadas pela função de proteger embriões, além de promover a garantia de dispersão das espécies pelo ambiente.

Esses grãos são o óvulo que se desenvolve e fecunda. Isto quer dizer que eles compõe o embrião. A semente é caracterizada por 3 fragmentos básicos:

  • o suprimento de nutrientes;
  • o embrião;
  • revestimento que a protege.

Tipos de sementes

Os tipos de sementes selecionados pelos agricultores são etapas importantes em todo o universo agrícola orgânico. Isto porque uma semente boa gera frutos bons. Sementes com qualidade, portanto, são essenciais para a produção de produtos orgânicos.

Quem produz hortaliças, por exemplo, deve fazer uso de sementes com certificação. Dessa forma, os produtos sobrevivem a quaisquer tipos de dificuldades, sem que haja a necessidade de fazer uso de fertilizantes e agroquímicos. Alguns exemplos de sementes deste tipo são:

  • Sementes de flores e frutos;
  • Sementes de árvores.

As sementes de flores e frutos são compostas por uma proteção, que são os próprios frutos e as próprias flores. As funções primordiais compreendem a produção das sementes para que plantas novas sejam formadas. Isso garante também que as diferentes espécies sobrevivam. Quando desenvolvidas, elas também são compostas por folhas que trazem várias cores para atrair os elementos polinizadores.

Sementes

Já as sementes de árvores frutíferas podem ser cultivadas pelas próprias sementes de seus frutos.  As tangerinas, por exemplo, têm o seu cultivo por meio de sementes que levam entre quatro a sete anos para atingir o florescimento e a produção frutífera. É na primavera, portanto, que acontece essa floração. Já no verão, os frutos se formam, e começam a amadurecer no começo do outono.

No caso de muitas árvores frutíferas é preciso preparar o broto antes de fazer o plantio da semente. O crescimento de uma macieira, por exemplo, depende muito do tipo de semente selecionada; e pode tanto se desenvolver com seu total potencial como de maneira reduzida, caso seja usada no plantio a semente de uma árvore anã.

Principais sementes de hortaliças

Essas sementes são as melhores alternativas para quem quer economizar e são específicas para pequenos jardins ou hortas caseiras. Não é sempre que conseguem germinar, mas é muito importante entender o tipo de semente que apresenta uma chance maior de germinação em ambientes diversos. Dentre elas, os destaques são:

  • cravo-francês;
  • clarquia;
  • tomate;
  • pimenta;
  • mostarda;
  • salsa;
  • cenoura;
  • rúcula.

Sementes

Importância das sementes

A importância das sementes começa pelo fato de que elas são veículos importantes para a potencialização genética de cultivos. Uma quantidade pequena de sementes podem se multiplicar até que se atinja o volume em escala de comércio.

Para a agricultura, é um hábito comum que os produtores separem parte de todas as produções para fazer uso em próxima safra. O nosso país, por exemplo, apresenta inúmeras variações em relação à realidade social, econômica, cultural e ambiental.

Independentemente de qual seja o meio de reproduzir as plantas, portanto, as sementes são heranças milenares que permanecem relevantes para a agricultura. Tudo começa com a compra da sementes e mudas industriais, garantindo uma produção alimentícia saudável através da agricultura.

Benefícios das sementes

Para os seres humanos, as sementes auxiliam a reduzir riscos de doenças. Além disso, colaboram para que as funções orgânicas estejam adequadas. Entre os principais benefícios das sementes, podemos citar:

  • aumento da imunidade;
  • melhoria da saúde cardíaca;
  • redução dos sinais de menopausa;
  • preservação da saúde urinária;
  • efeitos anti-inflamatórios;
  • redução de hipertensão;
  • proteção ocular;
  • redução da osteoporose;

Sementes

Dentre as sementes que podem ser consumidas e que também movimentam o mercado agrícola, as principais são:

  • Linhaça: fonte de ômega 3, é também composta por elementos fitoestrógenos que podem ajudar a amenizar os sintomas da menopausa;
  • Chia: repleta de fibras, sacia a fome por mais tempo e é capaz de aprimorar os níveis do colesterol; previne diabetes tipo 2, porque absorve lentamente o açúcar presente no sangue;
  • Gergelim: fonte de fibras, auxilia a manter a saúde do intestino e a reduzir os níveis do colesterol; prevenindo problemas ósseos.

O que é sementeira?

A sementeira é um local que se adapta ou tem projeção para o cultivo de plantas por meio de sementes. Esse ambiente pode ser uma garrafa PET, canteiros, bandejas ou quaisquer lugares em que haja a possibilidade de controle de um ou demais aspectos do ambiente para a produção com adequação da água, temperatura, vento e luz.

Com maiores tecnologias, você pode usufruir dos benefícios de uma estufa com irrigação. Mas nada impede de que o sucesso do plantio seja garantido com as sementeiras em canteiros e afins. O objetivo é que a planta germine de forma saudável. Após essa germinação, pode-se fazer o transplante para ambientes maiores ou deixá-los crescer em sementeiras próprias que foram criadas.

Sementes

Vantagens da sementeira

Um dos principais benefícios em fazer uso de sementeiras é o tempo para colheita. Isso porque o canteiro permanece ocupado por um prazo curto. Rúculas e alfaces, por exemplo, podem ser colhidos com tempo menor que 30 dias. Alguns tipos de espécies podem se manter por um prazo maior porque a colheita acontece só depois que as folhas se desenvolvem. Este é o cenário da cebolinha, couves, salsas e afins.

Outra vantagem é a garantia de que se pode controlar melhor a umidade ao longo do tempo em que a planta cresce e se desenvolve. Com isso, as chances de sucesso em relação à germinação e ao desenvolvimento aumentam.

Ao colher as sementes, é importante, portanto, guardá-las em sacos plásticos bem amarrados e deixá-las na gaveta inferior da sua geladeira. Isso garante que as sementes germinarão por muito tempo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo