Criação de cabras leiteiras tem investimento inicial baixo

Inicio » Agronegócio » Criação de cabras leiteiras tem investimento inicial baixo
07/07/2020 Por
Criação de cabras leiteiras tem investimento inicial baixo

Criar cabras leiteiras é uma opção para quem tem espaço reduzido e quer investir pouco em cuidados

O leite de cabra tem boa procura no mercado, uma vez que tem mais benefícios do que o leite de vaca. Entretanto, será que vale a pena investir no mercado de criação de cabras leiteiras?

Confira como criar cabras leiteiras pode ser um negócio lucrativo e de fácil manutenção!

cabras leiteiras

O que é cabra leiteira?

Cabra leiteira é um mamífero ruminante que, na maioria dos casos, apresenta barba e cornos. Ela chegou no Brasil através de colonizadores e atualmente é criada para subsistência.

Além da produção de leite, as cabras são visadas comercialmente pela sua carne com pouca gordura, sua pele e seu esterco.

As raças de cabra leiteira podem ser divididas em duas categorias: as nativas ou naturalizadas e as exóticas.

As raças nativas têm como característica o alto poder de reprodução, a boa adaptação e o seu pequeno por porte, embora produzam pouco leite e carne. Entre elas estão a Canindé, Gurgéia, Mocotó, Repartida e Marota.

Por outro lado, as cabras exóticas são especializadas em produção de leite. São elas: Alpina Inglesa, Saanen, Parda Alpina, Toggenburg, além das raças de grande porte Anglo Nubiana, Bhuj e Mambrina.

cabras leiteiras

Criação de cabra leiteira

As cabras, embora pareçam animais frágeis, são muito resistentes e adaptáveis, não necessitando de muitos cuidados específicos. Entretanto, é importante se atentar à sua alimentação, vermifugação e instalações.

Por gostar de pastar e se alimentar de plantas arbustivas, é necessário manter a vermifugação em dia e realizar exame de fezes regularmente. Além disso, é importante que o capril seja confortável e capaz de protegê-las do frio e da chuva e as impeçam de fugir, uma vez que são muito espertas e podem escapar por espaços bem pequenos.

Em relação à alimentação, não é necessário dar ração para cabra leiteira. Algumas opções são feijão-gandu e gramíneas, que são boas fontes de nutrientes.

Além disso, como suplemento nutricional, pode-se adicionar grãos a sua dieta. Sem contar que sempre deve-se deixar à disposição das cabras muita água limpa e fresca.

cabras leiteiras

Por que investir na criação de cabras leiteiras?

Primeiramente, investir na caprinocultura leiteira é um bom negócio pois há grande procura pelo leite de cabra, uma vez que é mais saudável. Por esse motivo, ele tem valor financeiro maior do que o leite de vaca, o que dá retorno mais rápido do investimento.

De acordo com um estudo do Sebrae intitulado “Leite De Cabra – Mini Laticínio”, o mercado de produção de leite de cabra tem um baixo investimento quando comparado com outros setores. Segundo dados, é necessário um investimento de aproximadamente R$ 120 mil para montar um mini laticínio de pequeno porte, com produção diária de 3 mil litros de leite, montado em uma área de 115 m².

Outras vantagens da criação de cabra leiteira são a sua alta produção, baixo custo com alimentação e ciclo reprodutivo curto, apresentando de dois a três cabritos por parto.

Em resumo, criar cabra leiteira é uma boa opção de investimento para quem tem pouco espaço e dinheiro para investir. Não deixe de considerar essa alternativa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo