Cadastro ambiental rural gerencia informações dos imóveis rurais

Inicio » Agronegócio » Cadastro ambiental rural gerencia informações dos imóveis rurais
15/06/2020 Por
Cadastro ambiental rural gerencia informações dos imóveis rurais

Cadastro ambiental rural: entenda para que serve e como fazer

Durante muitos anos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) se questionou sobre uma forma fácil e rápida de agregar todos os agricultores em um só banco de dados. Como solução, eles decidiram criar o cadastro ambiental rural, responsável por integrar todas as propriedades, de modo a obter um melhor controle de área.

Com o cadastro ambiental rural será possível utilizar diversas tarefas. Dentre elas, obter informações sobre sua fazenda ou propriedade. Com isso, será de muita ajuda para donos de terras de meio e grande porte.

Cadastro ambiental rural

O que é cadastro ambiental rural?

Cadastro ambiental rural é a base da preparação responsável por toda a zona agro brasileira. Assim, é uma forma inovadora de inserir novos agropecuários ou donos de terras à legalidade de sua propriedade. Segundo especialistas, esse cadastro será de grande importância para organizar o imenso território rural brasileiro.

Apesar de o nome ser recente, o cadastro rural já está em funcionamento desde 2012, sendo algo obrigatório desde o ano de 2018. Assim, se faz necessário que todo dono de propriedade rural apresente um cadastro de sua terra. Com isso ele obtém não só a legalidade, mas também vantagens no gerenciamento de suas terras.

SICAR

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural – ou SICAR – é um programa totalmente gratuito que abrange todo o território brasileiro. Esse cadastro deve ser feito obrigatoriamente por todos os proprietários de terras ruais.

Contudo, o SICAR oferece diversas vantagens para o usuário, dando a ele a possibilidade de gerenciar, integrar e receber dados do seu terreno rural.

Cadastro ambiental rural

O que é SICAR?

SICAR é o principal responsável em ajudar o proprietário de terra a entender o funcionamento da área em questão. Além disso, o SICAR será responsável por incentivar a preservação da reserva legal de uma propriedade, portanto, ajudando a evitar o desmatamento ilegal de propriedade.

Entretanto, o SICAR também oferece dados muito úteis sobre ativos e passivos ambientas de um terreno e, por consequência, apresenta os direitos e deveres de um proprietário rural.

SICAR federal

Apesar de o SICAR ser um serviço bem prático e de fácil acesso, ele é divido exclusivamente por região em seu sistema. Assim, é chamado de SICAR federal, sistema responsável por agregar conteúdo a nível de estado.

Por exemplo, no estado de São Paulo é utilizado o SICAR-SP. Com isso, identifica-se e legaliza-se toda propriedade rural dessa parte do Brasil.

Cadastro ambiental rural

Significado de SICAR

Apesar de um nome bem incomum, o SICAR é apenas uma sigla para o sistema responsável por legalizar as terras rurais. Portanto, o significado de SICAR – ou Sistema de Cadastro Ambiental Rural – é uma apenas um complemento de CAR, mais conhecido como Cadastro Ambiental Rural.

Cadastro SICAR

O Cadastro SICAR pode ser feito após o CAR. Mesmo assim, o usuário deve baixar o programa oficial do SICAR. Assim, pode ser utilizado sem acesso à internet após esse primeiro passo.

Além disso, o cadastro SICAR deve ser feito através da própria plataforma do governo, atualmente contando com um sistema bem intuitivo, necessitando apenas de alguns detalhes básicos sobre a área rual e o cadastro ambiental rural em questão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo