Cadeia produtiva: significado e processos até o final da produção

Inicio » Agronegócio » Cadeia produtiva: significado e processos até o final da produção
12/02/2019 Por
Cadeia produtiva: significado e processos até o final da produção

Como a cadeia produtiva faz parte do cotidiano

Em fato, a cadeia produtiva está presente em toda e qualquer situação do dia a dia. Para concluir uma produção, um projeto ou uma atividade, o planejamento é primordial.

A cadeia produtiva objetiva gerar os melhores resultados de produtividade. Seus setores internos são responsáveis pela criação e desenvolvimento dos produtos do setor agropecuário, por exemplo.

cadeia produtiva

O que é cadeia produtiva?

Cadeia produtiva – também conhecida como cadeia de produção – é o conjunto de todos os planejamentos e processos realizados até a etapa final de um produto. No setor da agricultura, a cadeia produtiva está presente desde a escolha de fortes e adaptáveis sementes para plantio em determinado território. Seguindo até as fertilizações, cultivos, colheitas, embalagens, transportes, comércio e consumo.

Uma cadeia produtiva é composta por elos, ou seja, são empresas que funcionam para auxiliar em todas as fases de uma produção. Desde fornecedores de matérias-prima – como adubo – até profissionais para embalagem as e  o transporte que a cadeia produtiva exige para a execução do trabalho.

Cadeia produtiva no setor agropecuário

Na pecuária, o manejo e o abate de bovinos necessita passar por inspeções sanitárias do Ministério da agricultura; isso faz parte da cadeia produtiva. É importante que os animais estejam bem cuidados e desenvolvendo seu ciclo natural, além de um território organizado e limpo para uma criação.

As áreas frigoríficas são fiscalizadas para para autocontrole e saúde animal. Dessa forma, após o abate, são áreas constantemente examinadas para retirada de carcaças e restos que possam prejudicar a produção, o produto e a empresa.

Decretado por lei, a cadeia produtiva bovina retira da cadeia alimentar todo e qualquer produto que possa causar problemas à saúde do consumidor. A transmissão de doenças deve ser combatida por questões éticas e humanitárias. Por isso, organizações que não atendem as devidas necessidades impostas pelo governo, podem ser interditadas até que haja uma nova examinação local aceita.

Cadeia de produção sustentável

Por visar o fortalecimento da agricultura, a cadeia produtiva sustentável apresenta planejamentos ambientais e sociais saudáveis e duradouros. Ou seja, a cadeia de produção coloca em prática a redução de custos e de influentes impactos negativos para com a natureza. Dessa forma, os setores devem realizar produções benéficas desde o início.

Entre os principais objetivos da cadeia de produção sustentável, podemos citar:

  • Proporcionar soluções e melhorias para problemas socioambientais;
  • Analisar os princípios de um desenvolvimento sustentável;
  • Proteger o meio ambiente e os hábitos de consumo do país;
  • Estabelecer equilíbrio entre o desenvolvimento econômico-social;
  • Apresentar maiores explicações sobre a importância dos setores.

cadeia produtiva

A cadeia de produção agroindustrial tende a apresentar alto crescimento pelas inovações de tecnologias e técnicas agrícolas. Tanto na pecuária quanto na agricultura, acredita-se ser viável o uso de melhoramentos genéticos e nutricionais para produto final. Tais evoluções podem aparecer nos mais variados setores de produção, incluindo:

  • bem-estar animal
  • organização de criações e plantios
  • atendimento de pedidos de comercialização interna e externa

Por fim, a cadeia produtiva envolve todas as fases e ideias necessárias para que o produto final seja de qualidade.  Essa eficiência, consequentemente, beneficia tanto os produtores quanto os consumidores. Além disso, a busca por menores impactos ambientais e sociais também é essencial para resultados mais bem vistos no mercado.

Agro20 | Portal Vida No Campo