Cadeia de suprimentos do agronegócio requer gestão cuidadosa

Inicio » Agronegócio » Cadeia de suprimentos do agronegócio requer gestão cuidadosa
25/10/2020 Por
Cadeia de suprimentos do agronegócio requer gestão cuidadosa

Cadeia de suprimentos é essencial no agronegócio. O agronegócio é um mercado competitivo e atingir metas e resultados é fundamental. Por isso, a cadeia de suprimentos é tão importante dentro desse segmento, já que pode proporcionar maiores vendas e um acompanhamento seguro de todos os processos.

A cadeia de suprimentos é algo que ainda causa muita dúvida e estranheza na grande maioria das pessoas. Alguns empresários agros acham que não passa de um luxo. Porém, a verdade é que essa metodologia pode disparar o nome da empresa.

cadeia de suprimentos

O que é cadeia de suprimentos?

O conceito de cadeia de suprimentos é o ato de acompanhar o negócio desde o momento da compra de matéria-prima (caso seja necessário), produção, colheita, venda, distribuição e demais atividades que envolvem o setor agro.

Ou seja, a logística da cadeia de suprimentos visa acompanhar todos os procedimentos do início ao fim. Para entender melhor o que é cadeia de suprimentos, basta pensar em uma logística completamente eficiente e que também visa estar preparada para qualquer imprevisto que possa ocorrer.

Esses imprevistos podem se apresentar das mais variadas formas, seja quando a produção não atingiu níveis satisfatórios, quando há uma perda significativa de animais, entre outras. Logo, o significado de cadeia de suprimentos é justamente acompanhar a rotina do agricultor para avaliar e auxiliar com fornecedores, compra, venda, etc.

Importância da cadeia de suprimentos

Ao começar a implementar a supply chain, é possível perceber o tamanho da importância da cadeia de suprimentos. Por exemplo:

  • Traz um grande destaque para o negócio agro em questão;
  • Promove uma maior redução de custo;
  • Aumenta a eficiência e otimiza tarefas;
  • Diminui o nível de serviço e aumenta os lucros;
  • Aumenta também a satisfação do cliente;
  • Auxilia na melhoria do atendimento ao cliente;
  • Torna o negócio mais competitivo.

cadeia de suprimentos

Processos da cadeia de suprimentos

Entre os principais processos da cadeia de suprimentos, está em realizar a gestão de cadeia de suprimentos de forma diferente e eficiente, afinal, dois dos principais processos que uma cadeia de suprimentos eficiente precisa cumprir em todos os tipos de cadeia de suprimentos são:

  • Planejar;
  • Controlar.

É preciso planejar cuidadosamente quais grãos serão produzidos em maior quantidade em determinados meses, por exemplo, e qual o percurso que os produtos estão fazendo. Isso, sem dúvida alguma, é sinal de que uma boa gestão da cadeia de suprimentos precisa negociar com fornecedores, providenciar transporte, garantir a alta produtividade do agricultor, etc.

Logo, é preciso realizar literalmente um sistema eficaz e assertivo de cadeia de suprimentos integrada.

Dentro disso tudo, existem 6 etapas da cadeia de suprimentos que precisam ser seguidas para apresentar um controle de qualidade e sem perder nada de foco.

Etapas da cadeira de suprimentos

  • Nível de produção;
  • Fornecedores;
  • Estoques;
  • Localizações;
  • Transportes;
  • Informações.

Logo, o nível de produção do negócio agro é um dos primeiros pontos em que uma cadeia adequada colocará o foco. É preciso levar em consideração tudo o que precisa e deve ser fabricado e quais devem ser terceirizadas, por exemplo.

O fato é que é preciso analisar a demanda e como está a satisfação dos consumidores para com o alimento. Além disso, a cadeia de suprimentos consegue analisar o que o agricultor pode esta produzindo de forma desenfreada e sem necessidade e, dessa forma, cessar essa atividade que não tem grande necessidade no momento.

Quando se fala em fornecedores na cadeia, está querendo dizer se o agricultor é capaz de produzir toda a sua matéria-prima de forma eficaz, autônoma e econômica, ou se ele precisará de outra pessoa para fornecer o produto.

Caso precise de um fornecedor, é a cadeia de suprimentos que tem a responsabilidade de encontrar o mais adequado e que consiga atender todas as demandas do agricultor.

Estoques

Em seguida, analisa-se também os estoques. Isso porque um profissional do agronegócio precisa analisar friamente tudo o que não está sendo útil. Afinal, é preciso que seja encontrado um equilíbrio saudável entre um grande estoque sem muitas utilidades, ou um estoque pequeno, mas com grande valor agregado.

Assim, é preciso entender a demanda de mercado e tentar adaptá-la melhor ao seu negócio. Em seguida, a localização é muito importante. Isso porque, dependendo do que o agricultor produz, é o que determinará o tamanho do local onde ficará.

Logo, se o profissional é responsável por uma criação inteira de gado, produção de leite e carne, será impossível colocá-lo em um espaço pequeno. A localização que a cadeia visa arrumar deve ser exatamente do mesmo tamanho que a quantidade de serviço dos clientes.

O transporte também é importante de analisar e cuidar. Afinal, sabe-se que 30% do valor de determinado produto é somente uma parte do transporte. Logo, saber calcular e procurar o transporte ideal, é indispensável para garantir mais lucro e menos gasto para o profissional.

E, por último, muitos profissionais do agronegócio subestimam o poder que as redes sociais, telefones, omnichannel e demais plataformas de informação e comunicação podem agregar no seu negócio.

Assim, a cadeia também visa mostrar que dados e informações precisam ser disponibilizados a todos os clientes. Porém, sempre de uma forma atualizada e correta, já que muitos pedidos e informações, hoje em dia, dependem da tecnologia para chegar ao profissional.

cadeia de suprimentos

Vantagens da supply chain

Com o mercado agro cada vez mais competitivo, é indispensável abrir mão de meros preconceitos e investir em um acompanhamento e gerenciamento adequados. Uma logística bem feita, bem como uma cadeia de suprimentos também, pode ser o bastante para quitar as dívidas de uma empresa.

Assim, é preciso analisar friamente se, talvez, esse tipo de cadeia seja um ótimo investimento. Ademais, é importante frisar que, caso opte por essa cadeia, é preciso conversar com um profissional qualificado.

Dessa forma, pode-se ter maior confiança de que o serviço será desempenhado com total ética e profissionalismo, sempre prezando para que a empresa atinja o melhor e maior resultado possível e, dessa forma, consiga obter lucros extremamente satisfatórios, alinhando menos trabalho e menos gastos.

Logo, a cadeia de suprimentos se torna a melhor opção para o profissional agro que deseja fazer a diferença no mercado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo