Caducifólia: o que é e onde se pode encontrar no Brasil

Inicio » Meio Ambiente » Caducifólia: o que é e onde se pode encontrar no Brasil
12/03/2019 Por
Caducifólia: o que é e onde se pode encontrar no Brasil

A caducifólia é conhecida por perder duas folhas durante determinado período do ano

Uma curiosidade sobre a caducifólia é que, quem não conhece esta curiosidade sobre as plantas pode olhar para as árvores e achar que estão mortas, ou doentes. Porém, o ato de perder todas as folhas é uma característica comum da vegetação caducifólia, e se repete todos os anos.

A planta caducifólia geralmente perdem suas folhas no início do inverno. Um famoso exemplo de planta caduca é a árvore Maple, símbolo do Canadá. Sua folha está na bandeira, em camisetas e produtos turísticos do país – é, então, um orgulho nacional. No Brasil, a árvore é conhecida como Bordo.

Árvore caducifólia

O que são caducifólias?

A vegetação caducifólia existe em diferentes lugares do mundo, suas espécies estão espalhadas pela América, Europa e Ásia. São plantas que perdem totalmente as suas folhas durante determinado período, geralmente nos meses mais frios do ano.

Também conhecidas como plantas caducas ou decíduas, as folhas destas árvores nascem novamente na próxima estação do ano – normalmente no início da próxima estação. E assim completam o seu ciclo, ano após ano.

Perder as folhas, então, é um processo natural das caducifólias – geralmente elas ficam só com os galhos. Elas fazem isso para que possam armazenar água durante determinado período, já que a evaporação das plantas acontece através das folhas.

Caducifólias no Brasil: onde encontrar?

O Brasil também tem algumas plantas caducas, algumas espécies podem ser encontradas na caatinga, por exemplo. Uma característica interessante das plantas é que elas perdem as folhas na estação das secas, ao contrário do que acontece com a árvore caducifólia em países frios.

Durante estes períodos, a imagem da caatinga geralmente é de plantas secas e com espinhos. Entretanto, basta iniciar a estação das chuvas que as espécies ficam verdes novamente.

O cerrado também é um bioma onde algumas espécies de caducifólias podem ser encontradas. Porém, ao contrário da caatinga, as plantas do cerrado não trocam suas folhas juntas, ao mesmo tempo. Assim, cada espécie perde suas folhas em determinado período.

Por isso o cerrado é chamado de vegetação semicaducifólia: pois cada planta caduca em determinado tempo, independente das outras espécies que vivem ao seu redor.

Plantas caducas: conheça algumas espécies

  • Jabuticabeira: nativa da Mata Atlântica. Suas frutas, as jabuticabas, nascem presas ao tronco e galhos da árvore. Se você não tiver espaço, entretanto, elas não são aconselháveis pois podem chegar a 15 metros de altura.
  • Cerejeira: é muito popular devido à qualidade de sua madeira e seus frutos. Com folhas pequenas e flores brancas, uma das espécies mais conhecidas no Brasil é a Cerejeira Silvestre.
  • Figueira: muito resistente a climas secos, a árvore é bastante conhecida em território nacional. O figo, seu fruto, pode ser consumido em compostas, doces e bolos, assim como na produção de bebidas.
  • Amoreira: a espécie se desenvolve muito bem no Brasil, abundante na produção de frutos. As amoras são de coloração bordô (chegando a roxo), muito usadas para produção de geleias e doces.

planta caducifólia

Dica para ter uma caducifólia

Se quiser fazer o plantio de uma caducifólia, vale à pena pensar no local antes. Árvores com esta característica podem ser prejudiciais se ficarem muito próximas a alguns locais, como bueiros, calhas ou piscinas, pois suas folhas podem entupir facilmente as tubulações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo