Ícone do site Agro20
Agronegócio

Café arábica é grão de destaque no mercado brasileiro

O café arábica possui diversas variedades, desde os sabores mais suaves até os adocicados

A espécie de café arábica é cultivada em grande parte do território brasileiro. A planta se desenvolve bem em climas amenos, principalmente em altitudes elevadas.

O café arábica ganhou o gosto da população e é cultivado em diferentes variedades. Alguns possuem sabor mais doce, enquanto outros são mais ácidos.

O que é café arábica?

Café arábica é um tipo de café muito popular no mundo, e um dos principais comercializados no Brasil. Assim, a espécie produz grãos de cor esverdeada e se adapta muito bem na altitude. Há relatos, por exemplo, de produção do café em propriedades acima dos 700 metros acima do mar.

Os principais estados que cultivam o café arábica, então, são:

Calcula-se, portanto, que mais de 85% do setor cafeeiro do Brasil produz este tipo de grão.

Características do café arábica

Diversos tipos de café estão disponíveis no mercado, à disposição do paladar dos brasileiros. Entre as principais características deste grão de café, portanto, podemos destacar:

Os tipos de café no Brasil

Além da espécie Arábica, então, outro tipo de grão muito conhecido é o café conilon (também chamado de café robusta). Entretanto, estes não são reconhecidos no mercado. Os cafés do tipo arábica, portanto, são também reconhecidos como especiais e completam a linha gourmet.

Dentre as variedades do café arábica, então, podem ser listados alguns grãos mais comuns:

Existem, ainda, algumas subvariedades que compõem a espécie arábica. Fazem parte deste grupo, então:

Cotação do café arábica

A cotação do café arábica, assim como de outros grãos, varia conforme o mercado internacional e a lei da oferta e procura no mercado. Assim, geralmente o valor do produto é mensurado considerando as sacas de 60 quilos.

Para se ter uma ideia, no mês de agosto o preço da saca variou de R$342,00, em regiões do Paraná, até R$411,00, em produções de Minas Gerais.

Origem do café arábica

O café teve a sua origem na Etiópia e, desde então, ganhou fama pelo mundo todo. Acredita-se que a Arábia foi um dos principais propagadores da bebida e, por isso, acabou dando nome à espécie.

Um dos destaques entre as características do café arábica é a sua capacidade de produzir bebidas mais finas, requintadas. Possui um aroma intenso e sabor bastante variado.

O café arábica, portanto, costuma passar por diversos tipos de processamento – desde o momento da plantação até a colheita e ensacamento. O processo é ainda mais rigoroso quando o produto final é destinado às prateleiras gourmet.

Sair da versão mobile