Tipos de café variados movimentam o mercado e agradam o consumidor

Inicio » Agronegócio » Tipos de café variados movimentam o mercado e agradam o consumidor
29/08/2019 Por
Tipos de café variados movimentam o mercado e agradam o consumidor

Os tipos de café variam conforme a textura, coloração, sabor e a maneira como os grãos são produzidos

Diferentes tipos de café tomaram conta do mercado ao longo dos anos. Os sabores variam de acordo com o gosto e podem ser mais adocicados, fortes ou amargos, conforme a preferência de quem bebe.

O fato é que os tipos de café fazem sucesso na mesa dos brasileiros. O país, portanto, é o maior produtor de grãos do mundo e o negócio tem importância fundamental dentro da agricultura.

tipos de café

Variedade de tipos de café

Tipos de café são as variedades da bebida disponíveis para a comercialização. O Brasil, por exemplo, é um grande consumidor e produtor da bebida. Para se ter uma ideia, cerca de um terço da produção mundial de café é de responsabilidade do Brasil. Ou seja, o país é o maior produtor mundial da bebida e, consequentemente, um grande exportador.

Sendo assim, diferentes tipos de grãos de café são encontrados por aqui. O produto final, portanto, pode apresentar diversas variações dependendo do grão de café utilizado até a forma como é servido.

Conhecendo o café desde a sua origem

O primeiro passo para saber mais sobre a produção do café, é conhecer as espécies cultivadas. Sendo assim, os dois tipos de grãos mais conhecidos, são:

  • Café arábica: a planta tem sua origem na África e se desenvolve muito bem nas altas altitudes. Este grão possui menos cafeína, em contrapartida, o teor de açúcares é mais alto. Portanto, é bastante utilizado na produção de cafés finos.
  • Café robusta: também conhecido como café conilon, este grão apresenta maior concentração de cafeína e, assim, muitas vezes é apreciado por quem prefere uma bebida mais forte. A planta se desenvolve bem em climas quentes e úmidos. É muito utilizado na produção de café instantâneo. Na hora do plantio, apresenta mais resistência ao ataque de pragas e alterações climáticas.

tipos de café

  • Café bourbon: esta é uma variedade do café arábica e é amplamente consumido em países do exterior. Apresenta o sabor mais achocolatado e aroma bastante forte. Sendo assim, foge dos padrões do café tradicional e é consumido por pessoas que gostam de um sabor leve e mais doce.
  • Café catuaí: é uma variedade muito cultivada no Brasil, principalmente acima dos 900 metros de altura. Muitas vezes é consumido puro, já que apresenta uma doçura natural.

Quais as formas de servir o café?

A bebida pode ser servida de diferentes maneiras, conforme o gosto particular de cada consumidor. Com o passar dos anos, portanto, o café foi ganhando adições que alteram a sua textura e sabor.

Confira algumas formas de servir a bebida:

  • Café expresso: também chamado de café curto, pois geralmente é servido em uma xícara pequena. É coado e costuma ter sabor bastante intenso. Assim, pode ser acompanhado de biscoitos.
  • Café com leite: conhecido também por caffe latte, é uma das formas mais apreciadas no Brasil. A quantidade de leite varia conforme o gosto de cada um. A mistura é bebida diariamente por milhões de pessoas.

tipos de café

  • Cappuccino: é uma bebida tradicional elaborada com base no expresso, leite vaporizado e espuma de leite. Contudo, também pode ser encontrado na forma de pó, através de uma mistura instantânea. A fórmula também pode ser comercializada com um toque de baunilha, canela ou chocolate em sua produção.
  • Macchiatto: é um café típico da Itália, servido em uma mistura com leite e aspecto espumoso.

Não só no mercado brasileiro, os tipos de café estão espalhados por todo o mundo – conforme os gostos de cada cultura. O fato é que a bebida é uma das mais consumidas no planeta e, apesar das variações, é sempre um bom motivo para unir as pessoas e acompanhar uma refeição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo