Cafuringa e a sua influência no transporte do setor agropecuário

Inicio » Agronegócio » Cafuringa e a sua influência no transporte do setor agropecuário
26/02/2019 Por
Cafuringa e a sua influência no transporte do setor agropecuário

A cafuringa surgiu como uma alternativa econômica e potente no transporte de mercadorias e trabalhadores ligados ao agronegócio

Em termos de agronegócio, as buscas por inovações são constantes, visando aumentar a produção e reduzir os custos. No entanto, nem sempre as inovações precisam envolver tecnologia avançada. Um exemplo é a utilização da cafuringa.

A cafuringa é uma alternativa simples que vem sendo utilizada no transporte de produtos relacionados a horticultura, pecuária e cultivo de grãos em geral. Também é empregada para transportar trabalhadores, especialmente em locais remotos e que há dificuldade de locomoção.

cafuringa

O que é cafuringa?

Um dos significados do termo cafuringa, nos dicionários de língua portuguesa, se refere a algo pequeno e sem importância. O que não tem nada a ver com a atuação que ela vem tendo no país nos últimos anos, especialmente no cenário agrícola. A questão sobre o que é cafuringa remete a um veículo de transporte.

Assim, consiste em um tipo de caminhonete movida a diesel. O significado de cafuringa para o transporte envolve as seguintes características:

  1. Adaptação para locais que apresentam elevações consideráveis;
  2. Resistência e potência semelhantes às de de um trator.

Por exemplo, em 2004 a cafuringa foi bastante utilizada em auxílio às populações da Bacia de São Pedro e da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, do Pará, para escoar produtos. O veículo transportou trabalhadores que viviam longe das margens de rios, gerando renda para extratores de óleos vegetais, apicultores e os que coletavam outros produtos naturais.

A cafuringa ainda é empregada na atualidade com excelente custo-benefício. Isso porque consiste em um meio de transporte capaz de suportar terrenos íngremes e acidentados, contando com motor altamente potente.

É ideal para áreas ribeirinhas, como no caso do Pará, onde foi e ainda é responsável por um crescimento econômico significativo que permite a colocação de trabalhadores remotos no mercado agrícola. O significado de cafuringa, dessa forma, é também social.

O custo da cafuringa é bem menor que o de um trator, em geral, e isso representa grande vantagem para trabalhadores do agronegócio que não dispõem de muitos recursos econômicos para investir no negócio.

Cafuringa no transporte agropecuário

A cafuringa também pode ser utilizada no transporte de produtos agrícolas, como:

  • Milho;
  • Trigo;
  • Soja;
  • Cevada;
  • Quaisquer outros alimentos extraídos do solo.

Lembrando que, dentre os produtos agrícolas mais produzidos pelo Brasil, estão cana-de-açúcar, soja, fumo, café, laranja e carne de gado. Nosso país é líder mundial na produção desses artigos. É, ainda, terceiro maior produtor global de milho.

Por outro lado, a cafuringa também serve para comportar animais, produtos da atividade agropecuária, como gado, equinos, suínos e aves. Ou, como no exemplo do Pará, trabalhadores, notadamente provenientes de regiões remotas e com poucas condições financeiras.

cafuringa

Portanto, este veículo, tendo em vista a grande quantidade de produtores com recursos econômicos escassos no nosso país, e em áreas de grande relevo, é um meio de transporte que apresenta grande vantagem e praticidade. Estimula o setor primário, reduzindo custos e aumentando o número de agricultores.

Enfim, a cafuringa faz parte do cenário de crescimento agrícola do Brasil, que se firma desde 2010 como terceiro produtor e exportador agrícola do planeta. Seus benefícios são especialmente econômicos e também em termos de potência. Ela incentiva notadamente os pequenos agricultores e a agricultura familiar, de escassos recursos.

Agro20 | Portal Vida No Campo