Calagem é técnica agrícola eficiente para manutenção do solo

Inicio » Agricultura » Calagem é técnica agrícola eficiente para manutenção do solo
18/02/2019 Por
Calagem é técnica agrícola eficiente para manutenção do solo

O método de calagem é muito procurado por agricultores como forma de melhorar o solo

As diversas técnicas de calagem trazem inúmeros benefícios ao solo e promovem a sua melhora, corrigindo os níveis de pH por meio da aplicação do cal.

Muito utilizada na atualidade, a calagem é um método agrícola simples e eficiente; por isso, segue entre as medidas mais procuradas e aplicadas por lavradores para garantir o preparo do solo e a alta produtividade do plantio.

calagem do solo

O que é a calagem?

Calagem é uma maneira de tratar imperfeições químicas do solo; e serve como uma maneira de garantir que o pH do solo esteja em equilíbrio para permitir um plantio mais farto. É por meio da aplicação de cal (ou seja, do óxido de cálcio) no solo que consegue manter o controle da acidez da terra.

Como funciona a calagem?

Para realizar o balanceamento da acidez do solo, o agricultor terá de adicionar o calcário e a cal virgem como uma forma de neutralização da terra. Um solo muito ácido é aquele que está cheio de hidrogênio (H). Deste modo, com a alta deste elemento, o pH do solo fica muito baixo. Os níveis ideais de um solo equilibrado estão entre 6 e 7.

O motivo pelo qual o calcário é utilizado neste método é pelo fato de conter altos índices de cálcio, magnésio e dolomíticos; todos ideais para fins agrícolas.

Quais os cuidados com a calagem?

Alguns passos devem ser seguidos para que solo esteja devidamente equilibrado e a plantação seja mais farta. O primeiro passo é a escolha do calcário. Estar atento para saber quais são as necessidades do solo é essencial, já que as carências de nutrientes devem ser supridas.

É preciso saber como fazer a análise correta do solo para definir tipo de calcário existente no mercado é o mais indicado; assim como para equilibrar o cálculo da dosagem. Por isso, não não se deve exagerar nem economizar na dose da substância, pois é o equilíbrio que garante que o solo traga frutos e não fique debilitado.

Outro ponto importante é a atenção ao depositar os produtos colhidos. É recomendado evitar conservar os alimentos à granel nas lavouras. A armazenagem incorreta provoca manchas no solo quando ele já passou pelo processo de calagem.

Importância da calagem

No Brasil, a maioria das regiões tem problemas na acidez da terra. Portanto, é necessário que se faça essa correção e controle para não se prolongar este desequilíbrio em outras áreas. Os solos mais afetados são os de terra arenosa, pois estão sujeitas a muitos níveis de precipitações – além do cultivo intensivo.

calagem do solo

Em termos de agricultura, a necessidade da calagem pode ser calculada a partir de três métodos. São eles:

  1. Embrapa
  2. IAC
  3. pH-SMP

Apesar de o cal ser muito procurado para a aplicação da técnica, também é possível promover algum equilíbrio na terra naturalmente, por meio da dissociação de gás carbônico. Além disso, o uso de fertilizantes com amônia também é uma forma de melhorar o equilíbrio do solo.

Outro método natural é feito a partir do simples plantio. Isso porque, ao cultivar uma planta, ela libera hidrogênio no solo; o que auxilia no equilíbrio do pH. Fica claro, portanto, que o uso da calagem como maneira de melhorar o aproveitamento do solo em questões de cultivo é tanto prático como eficiente.

Agro20 | Portal Vida No Campo