Caldo de rã é rico em valores nutricionais e está em alta no mercado

Inicio » Agronegócio » Caldo de rã é rico em valores nutricionais e está em alta no mercado
16/06/2020 Por
Caldo de rã é rico em valores nutricionais e está em alta no mercado

Caldo de rã, um prato exótico que apresenta diversas vantagens

O agronegócio está, a cada dia mais, procurando apresentar novos alimentos para o mercado. Dessa vez, vamos mostrar mais detalhes sobre o caldo de rã, explorando desde criadouros até o consumo e valores nutricionais. Além disso, iremos explorar os principais benefícios desse caldo que está ficando cada vez mais famoso na culinária brasileira.

Para muitos, o caldo de rã é um produto inigualável, podendo apresentar diversas vantagens para nosso sistema imunológico. Assim, sendo uma ótima opção para substituir fontes de proteínas como a carne branca na sua alimentação diária.

caldo de rã

O que é caldo de rã?

Caldo de rã é um prato feito a partir da carne do animal, apresentando um alto teor de proteína em sua composição. Aliais, esse caldo está ficando cada vez mais famoso devido a sua tabela nutricional, sendo considerado de alto valor nutritivo.

Assim, pode ser facilmente um substituto da carne magra ou do peixe como principal fonte de proteína. Além disso, a rã pode ser encontrada com certa facilidade hoje em dia, principalmente devido à alta procura por produtos exóticos em grandes cidades.

Benefícios do caldo de rã

De acordo com diversos especialistas, esse caldo pode ajudar no tratamento de diversas doenças. Dentre elas, a asma e outros problemas respiratórios.

Segundo estudos, a carne do animal aumentaria consideravelmente a imunidade das pessoas que consomem frenquentemente refeições que contenham rã.

Dentre os benefícios do caldo de rã, podemos destacar que ele apresenta bem menos calorias que outras refeições normais, principalmente pela composição da carne.

Então, é uma ótima opção para dietas mais restritivas ou em casos de excesso de peso, embora a carne de rã também tenha seu valor em outras características, visto que ela é altamente rica em micronutrientes e minerais.

caldo de rã

Chá de rã

Dentre outras receitas exóticas, podemos achar o chá de rã que, atualmente, é bastante tomado em diversas regiões do Peru.

Um ponto que vale ser mencionado é que o chá afrodisíaco acabou virando tradição, prometendo curar doenças de forma imediata. No entanto, nenhum desses argumentos é comprovado cientificamente, tornando-se apenas um mito desses locais.

Por outro lado, o chá de rã é muito recomendado por sua excelente digestibilidade, algo em torno dos 92%. Assim, apresenta diversas funções, até alguns anos atrás desconhecidas por nutricionista e agrônomos.

Como fazer caldo de rã?

Apesar de simples, algumas pessoas ainda se perguntam como fazer caldo de rã. Diferente do que muitos acham, o caldo tem uma receita extremamente fácil, inclusive, demorando apenas uma hora para a conclusão do preparo.

Assim, você precisará apenas de:

  • Um litro de água;
  • Uma rã;
  • Tempero a gosto.

Para começar, basta acrescentar o litro de água em uma panela (fogo baixo). Logo após, deve acrescentar a rã já limpa que, dependendo do local de compra, já pode vir pronta. Em seguida, basta acrescentar sal a gosto e outros temperos de sua preferência.

caldo de rã

Mercado de rãs

Apesar de não ouvirmos falar tanto do mercado de rã no Brasil, o país tem atualmente o segundo maior criadouro de rãs do mundo. Contudo, no Brasil é utilizado um modelo diferente dos outros matadouros, apresentando um sistema de confinamento. Já em outros países, a produção é feita de forma livre.

Entretanto, mesmo que o Brasil tenha um dos maiores criadouros do mundo, a nossa produção ainda é bem pequena quando comparada a outros lugares, se limitando apenas a 160 toneladas no ano de 2016.

Além disso, ainda não foi desenvolvida uma alimentação especifica para as rãs, o que dificulta o aumento da produtividade e da qualidade do caldo de rã no país.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo