Camapu é uma planta medicinal de folhas verde-escuras

Inicio » Agricultura » Camapu é uma planta medicinal de folhas verde-escuras
14/10/2020 Por
Camapu é uma planta medicinal de folhas verde-escuras

Camapu tem propriedades terapêuticas e ajuda a potencializar tratamentos médicos. Uma das grandes promessas contra doenças neurológicas é o camapu. A planta tem sido fortemente estudada por cientistas a fim de descobrir mais sobre os componentes e demais utilidades medicinais.

Além disso, o camapu também é considerada uma planta terapêutica e com incríveis benefícios para a saúde. Inclusive, também pode ser consumida das formais mais variadas e, ainda assim, manter a sua qualidade.

Camapu

O que é camapu?

Camapu é uma espécie de fruto exótico e de origem brasileira. Conhecido por ambos os nomes, Physalis ou camapu, a planta pode ser encontrada em diversas regiões.

Para identificar o que é camapu ou não, basta prestar atenção nas características. Afinal, o camapu possui pequeno porte, alcançando no máximo 1 metro de altura. Mesmo que não seja tão grande, o seu crescimento é extremamente acelerado, podendo evoluir em qualquer solo e clima, já que não é um fruto exigente e que demanda uma quantidade tão grande de cuidados.

Além disso, o que ajuda muito na identificação é o fruto que vem envolvido em uma capa verde, chamado popularmente de fruta camapu. Essa capa fica amarela e fina com o passar do tempo, dando a impressão de que o camapu está envolto em uma pequena rede dourada.

A sua propagação se dá por meio de sementes e mudas e a forma mais fácil de como plantar camapu é colocando as sementes uma ao lado da outra.

Mesmo que não seja uma fruta exigente, o fato de o solo ter bastante matéria orgânica e um pH de 5,5 a 6 pode acelerar o crescimento e aumentar a qualidade.

Entretanto, é indicado que as sementes sejam inicialmente plantadas em saquinhos de polietileno, uma em cada um.

Mesmo que seja uma fruta muito característica e difícil de ser confundida, é preciso sempre ter a mais plena certeza de que realmente se trata do camapu. Isso porque pode haver frutos e plantas semelhantes e que podem causar envenenamento.

Benefícios do camapu

O camapu está constantemente passando por estudos científicos, já que muitos médicos e estudiosos especulam que, entre os maiores benefícios do camapu, está o fato de que a sua utilização pode tratar definitivamente doenças como Alzheimer e Parkinson.

Isso porque um dos maiores benefícios da planta é justamente produzir novos e melhores neurônios, o que faz com que o corpo tenha uma melhora muito mais rápida de doenças que, até então, não teriam tratamento ou possibilidade de uma cura definitiva.

Além disso, o camapu está diretamente ligado às atividades anti-inflamatórias do corpo e, também, antiprotozoárias. A substância presente na fruta não é novidade no meio científico, mas as suas finalidades, sim.

Inclusive, também tem propriedades altamente terapêuticas que contêm características como:

  • Tônicas;
  • Depurativas;
  • Diuréticas;
  • Laxantes;
  • Antibacterianas.

Entre as propriedades do camapu estão componentes antioxidantes e antitumorais. Isso porque o camapu possui muita vitamina A e vitamina C, extremamente necessárias para o aumento da imunidade, proteção contra doenças e maior fortalecimento de pele, unhas e cabelos.

Embora possua essas vitaminas, ainda é rico em fósforo, ferro, carotenoide, flavonoide, fibras, sais minerais e muitos outros componentes que ainda estão sendo estudados. Porém, já é possível deduzir que, quando consumido de forma correta, o camapu é uma fruta completa e saudável.

Para obter esses benefícios, também é possível consumir o extrato de camapu.

Camapu

Produção de camapu

Por conta das ótimas novidades que envolvem o fruto, o seu plantio e comercialização ganharam força nos últimos anos. Com os estudos frequentes sobre os seus incríveis benefícios, muitas pessoas têm procurado as mudas ou a fruta para consumo.

Dessa forma, as pessoas que dependem do cultivo e comercialização do camapu, acabam encontrando um mercado cheio de opções e novidades que pode ajudar de forma muito participativa a aumentar a renda e movimentar a economia.

Inclusive, a fruta é uma difícil de ser encontrada. Logo, os produtores podem ter grande proveito ao expô-las em feiras de produtos naturais e demais eventos onde se concentra uma grande quantidade de pessoas procurando por produtos naturais.

Consumo do camapu

Para usufruir dos benefícios, é possível consumir o chá de camapu ou utilizá-lo nos preparos de doces ou saladas. Como é uma fruta muito versátil, ele é muito encontrado em restaurantes finos, no meio de bolos, sorvetes, mousses, entre outros.

Isso porque, além de ser uma fruta muito bonita, ainda carrega diversos benefícios para quem consome. Logo, a questão de para que serve o camapu pode ser respondida com o uso tanto para ornamentos, quanto para consumo.

Logicamente nos doces, pode ser que não surta o mesmo efeito, mas o camapu emagrece e desincha o corpo, tirando todas as impurezas do mesmo.

Além disso, o consumo regular e correto da fruta auxilia muito, também, para aumentar a agilidade cognitiva e a atenção. Também é uma ótima fruta para controlar os níveis de insulina presentes no sangue.

Porém, se a intenção é consumi-la através do chá, basta fazer da seguinte forma:

  1. Separe as folhas da fruta;
  2. Ferva-as por 10 minutos;
  3. Desligue o fogo e abafe;
  4. Coe e beba 2 vezes por dia.

É preferível que o chá dessa planta seja consumido sempre fresco, a fim de não perder nenhuma de suas propriedades. Logo, não é aconselhável fazer 1 ou 2 litros de chá e deixá-lo reservado para consumir durante a semana. Isso pode fazer com que se perca as propriedades necessárias e ideais para a saúde.

Camapu

Mudas de camapu

As mudas de camapu podem ser compradas em lojas onde flores e plantas são vendidas, bem como as suas sementes. Caso queira encontrar a fruta já pronta, é indicado procurar em beiras de estradas, lavouras, feiras, hortas ou mercados.

Porém, é importante estar atento para o consumo. Por ser de tratar de uma planta medicinal, ela pode causar intoxicação e isso pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Outro fator que deve ser cuidado é que o chá e o consumo feito de outras formas não substitui o tratamento médico adequado, principalmente quando se trata de algum problema sério de saúde. Logo, o camapu deve ser usado como um complemento para ajudar e potencializar os tratamentos médicos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo